quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Beth do Casa Viva no Prêmio Betinho

Esta é uma notícia bacana de ser divulgada. Manguinhos tem uma forte candidata ao Prêmio Betinho - Atitutode Cidadã (www.coepbrasil.org.br/premiobetinho). Antes de pedir seu voto, é bom conhecer um pouco da história desta mulher-guerreira. Candidata da Fiocruz, Beth do Casa Viva, ou melhor Elizabeth Campos Silva, nascida no Rio de Janeiro, atua no Complexo de Comunidades de Manguinhos, que ocupa o 155º lugar em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), dentre os 161 bairros da cidade do Rio de janeiro. O Complexo, com cerca de 55 mil habitantes, é formado por 13 comunidades, onde há um grande contingente de jovens na fronteira entre a desocupação pura e simples, o subemprego ou desemprego e a influência do tráfico.

A trajetória social de Elizabeth começou com sua formação no curso de promotora legal popular, promovido pela ONG Criola, que trabalha com direitos humanos, gênero e raça. Atualmente, Elizabeth é coordenadora do Espaço Casa Viva/ Redeccap, que atende a crianças, jovens e famílias em vulnerabilidade social. Dentre os projetos desenvolvidos pelo Espaço, destacam-se: o Escola de Música de Manguinhos, Biblioteca Casa Viva, Oficina Portinari, Núcleo de Comunicação, Reforço da Aprendizagem e Oficina de Inclusão Digital. Integra também o Escritório Multiprofissional da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) da Fiocruz, incentivando o protagonismo e o desenvolvimento local.

Em 2005, realizou o projeto Caminho da Paz, estimulando o sentimento de pertencimento das comunidades de Manguinhos à cidade do Rio de janeiro. O projeto acabou envolvendo as autoridades e a população numa campanha de não criminalização dos moradores e mostrou a necessidade de investimento em serviços de saúde, educação e saneamento básico nas comunidades envolvidas.

De 2004 a 2008, Elizabeth acompanhou, como agente redutora da violência, casos de violência intrafamiliar, no Programa Saúde da Família. Também ajudou a implementar o Grupo de Mulheres Especiais em Manguinhos, que hoje virou o projeto Rede de Mulheres muito Especiais, implementado em parceria com a Fiocruz e a Universidade Veiga de Almeida.

Elizabeth participou, ainda, de vários outros projetos voltados a jovens e adolescentes das comunidades, como o Agente Jovem, Jovens Urbanos e o Amigos da Comunidade.

Acesse a página www.coepbrasil.org.br/premiobetinho e vote em Elizabeth Campos Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário