terça-feira, 18 de outubro de 2011

Curso Saúde Comunitária: uma construção de todos

Interesse e animação marcam a segunda edição do curso “Saúde Comunitária: Uma Construção de Todos”, cujas aulas foram iniciadas no dia 17 de outubro de 2017, com a presença de 106 participantes. Oferecido gratuitamente, o curso é uma realização do Instituto Oswaldo Cruz em parceria com a ENSP, Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio, UERJ, UFF, FAETEC, SMS, Defesa Civil, entre outras, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Pública (PDTSP/TEIAS-Escola Manguinhos), para moradores e agentes de saúde do Complexo de Manguinhos e proximidades.

A mesa de abertura da aula inaugural foi composta pelo coordenador geral do curso, professor Antonio Henrique Almeida de Moraes Neto (LITEB/IOC), a professora Rosane Marques (ENSP, PDTSP e Fórum do Movimento Social de Manguinhos), o professor Carlos Antonio da Silva (SPO/IOC e Comissão de Responsabilidade Social do IOC) e da aluna da 1ª Turma do Curso/2010, Angélica de Almeida.

Temas ligados à saúde e ao cotidiano dos
moradores instigam a interatividade

Na primeira discussão do curso, o psicólogo Luis Paulo Nascimento dos Santos (bolsista do PDTSP/Teias - Escola Manguinhos), tratou de “Resolução de conflitos”, gerando interação entre os moradores das diversas comunidades e a reflexão sobre como solucionar os possíveis conflitos.

 A relevância deste curso “Saúde Comunitária: Uma Construção de Todos, segundo o professor Antonio Henrique, é o de ser mais um recurso para que os alunos tenham um melhor entendimento sobre diversos temas ligados à saúde, como: nutrição, tuberculose, parasitoses, HIV e doenças sexualmente transmissíveis, saúde da mulher e assuntos ligados ao território e habitação, entre outros. As aulas são apresentadas por pesquisadores do IOC, ENSP, Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio, UERJ, UFF, FAETEC, SMS, Defesa Civil, entre outras.

12 comentários:

  1. Estamos aqui no Saúde Comunitária: Uma Construção de Todos; juntos somos um só! VAMOS VESTIR A CAMISA!

    ResponderExcluir
  2. Manguinhos, Maré,Jacaré, Magé, Realengo,Seropédica, Parque Oswaldo Cruz, A Nação toda PARABENS!!
    Antonio Henrique.

    ResponderExcluir
  3. NOS ESTAMOS TODOS REALMENTE VESTINDO A NOSSA CAMISA ESTOU ADORANDO CADA MINUTO DE AULA
    PARABENS A TODO O GRUPO
    EDNA B.PASSOS

    ResponderExcluir
  4. Estou fazendo o curso,e está me ajudando a esclarecer os problemas da nossa comunidade e ajudando nas resoluções,parabéns!!! a toda equipe.
    Maria Lenilda

    ResponderExcluir
  5. Novamente neste 2º ano neste projeto que continua ajudando a mudar as nossas vidas!
    Angélica (Amorim)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela iniciativa,dessa forma realmente fica mais faca mais fácil conhecer os problemas da nossa comunidade e em nossa casa.Confesso que entre no curso só por entra,mais agora estou adorando e que venha a próxima edição que com certeza estarei vestido a novamente!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. estou adquirindo conhecimentos
    essenciais para meu trabalho.

    obrigado, toda equipe do curso saúde comunitária.

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente gostaria de parabenizar e agradecer a toda equipe que idealizou e implementou esse projeto maravilhoso e importante para as comunuidades em torno da fiocruz, que traz além do conhecimento, esperança, mudança de visão e de vida. Tenho orgulho de ser fiocruz e agradeço pela oportunidade de participar do curso de Saúde Comunitária onde visto verdadeiramente a camisa com o propósito de ser uma multiplicadora no Amorim.
    Sucesso absoluto,
    Simone Quintella

    ResponderExcluir
  9. gostaria muito de agradeçer a oportunidade que estam me proporcionando adquirir conhecimentos e poder passar tudo que sei para minha comunidade

    cantinho da vovo /praia de maua/ mage
    e parabenizar todos professores beijos Fui

    ResponderExcluir
  10. Parabens para essa equipe maravilhosa,que esta ajudando a comunidade levando informaçao e prevençao para ser usado no dia dia..em casa na comunidade...parabes a todos juntos somos mas fortes...

    aproveitando.. CURSO PROFISSIONALIZANTE 0800-BASTA SER MORADOR DE COMUNIDADE..

    Quem estiver interessado em se inscrever para o curso gratuito de solda ou para os demais cursos oferecidos, basta ir ate o Galpão Aplauso, na Rua General Luiz Mendes de Moraes 50, Santo Cristo (perto da Rodoviária Novo Rio), levando em mãos RG, CPF e comprovante de residência. Os selecionados receberão vale-transporte e alimentação no local.

    Raphael Santos

    ResponderExcluir
  11. Estou gostando muito, aprendendo e conhecendo novas pessoas. E a criatividade foi de dividir pessoas de comunidades diferentes para formar os grupos, que no final terão que entregar um trabalho temático.
    Eloina Araujo dos Santos

    ResponderExcluir
  12. Eu me inscrevi para buscar conhecimento e colocar em prática, uma vez que eu trabalho com saúde, com ambiente. E as aulas estão sendo proveitosas para mim até agora. A aula de Biologia, das professoras Angela e Amanda foi bem esclarecedora para mim. Amei essa aula!
    Meu nome é Geralda da Paz, a Gê.

    ResponderExcluir