sábado, 3 de dezembro de 2011

Rede Manguinhos Sustentável

Graciara Silva (Gagui), Mayalu Matos (Ensp/Fiocruz)
e Augusto Motta (reitor da Unisuam)
A necessidade de mudar a imagem negativa que, insistentemente, paira sobre Manguinhos, um dos bairros com menor índice de desenvolvimento  social do município do Rio de Janeiro, é o foco da Rede Manguinhos Sustentável, lançada em 29 de novembro, no Centro Cultural Unisuam. Esta iniciativa é, na realidade, um grande esforço coletivo que envolve diferentes segmentos da sociedade – público, privado e local – que têm um histórico de ações em prol do desenvolvimento local. 
Aline (PAC Município) ao microfone sendo
obserada por Verônica Lameira, Augusto Motta Mayalu Matos
Integram a corrente de parcerias: UNISUAM, Lamsa, CVT-Correios (FAETEC), Banco do Brasil, Instituto Ary Carvalho, PAC-Município, Supervia, Fiocruz, Correios, Casa Civil, Governo do Estado, Usina da Cidadania, FINEP e integrantes do Conselho Comunitário de Manguinhos. O próprio slogan da campanha – “Seu futuro é você quem faz!” – sinaliza que o comprometimento é dever de todos.  

Augusto Motta - reitor do Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam): O futuro é muito próximo para nossa rede. O país, como um todo, perdeu muito tempo fazendo coisas individualizadas: não dá mais tempo para isso. As empresas, as comunidades, as pessoas, com boas ideias têm que se unir e quanto maior a rede e a articulação, melhor para todos. O mais importante é a união. 


Verônica Lameira da Lamsa
Verônica LameiraLinha Amarela S/A-LAMSA: Em 2012 a empresa investirá em programas de iniciativas locais para fortalecer os projetos nas comunidades, desde o apoio financeiro até o apoio de monitoramento. 
Mayalu Matos - Cooperação Social da Ensp, representando a Cooperação Social da Fiocruz: A Rede Manguinhos Sustentável, é muito importante para a Fiocruz e Ensp, em especial para a Cooperação Social, que tem como uma de suas tarefas estimular a participação social no território de Manguinhos. E, um dos frutos deste trabalho tem sido o fomento à criação dos conselhos: Conselho Gestor Intersetorial do Teias; Conselho Comunitário; Conselhos de Saúde.  

Mayalu Matos, Sansei Gagu (professor de Judô),
Gagui e Aline Batista

Aline Batista de Paula - PAC Municipal de Manguinhos - A Rede é uma forma criativa de potencializar o trabalho junto e com a comunidade.

Graciara da Silva, Gagi, - Conselho Comunitário de Manguinhos: O GT Esportes e Lazer, da qual é coordenadora, discute e articula a criação da Olimpíada de Manguinhos. Este trabalho visa a descoberta e a potencialização de talentos para os Jogos Olímpicos de 2016, onde profissionais da região, atuando em projetos sociais e escolas.
Empresários, gestores, comunidade, conselheiros de saúde
em prol de uma Manguionhos sustentável
Alex Vargas - articulador pelo PAC Estado na concretização da Rede Manguinhos Sustentável: A rede foi o resgate do que já aconteceu em Manguinhos com o desenvolvimento local na década de 1990, em que a Fundação Oswaldo Cruz teve uma grande participação. Apesar de tudo o que acontece em Manguinhos hoje, existe muita gente aqui disposta a trabalhar, a arregaçar as mangas para reverter o quadro de desigualdades, de exclusão social. E a Rede vem para concretizar estes objetivos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário