quinta-feira, 31 de maio de 2012

Divulgação científica na mídia: critério de avaliação no CNPq

Um tema que interessa a pesquisadores, mas que também pode vir a chamar a atenção de quem pensa em entrar para o mundo acadêmico. É que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vai incluir, em junho próximo, mais dois novos critérios de avaliação para os pesquisadores na Plataforma Lattes: inovação dos projetos de pesquisa e divulgação e educação científica.

Para melhor entendimento sobre a implantação dos novos critérios, a Assessoria de Comunicação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) falou com Paulo Sérgio Lacerda Beirão, diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq e um dos responsáveis pela novidade.

Entretanto, para quem tem dúvidas. A Plataforma Lattes é a base de dados de currículos, instituições e grupos de pesquisa das áreas de Ciência e Tecnologia. O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Estas informações são oriundas do site http://lattes.cnpq.br/conteudo/aplataforma.htm


O que motivou a inclusão das duas novas medidas implementadas na Plataforma Lattes?A Plataforma Lattes é dinâmica e vem sendo aperfeiçoada ao longo do tempo, por isso se tornou um padrão de referência nacional e agora também mundial. Havia a necessidade de tornar mais clara a inserção na parte de divulgação e inovação na ciência na Plataforma e, com isso, valorizá-las. O importante é que o CNPq está sinalizando que damos importância a essas atividades.

Seria uma popularização da ciência?Sim. Temos o intuito de levar informações relevantes para a população, por exemplo, em relação à vida, a conservação da natureza, aspectos da saúde, do uso de energia. Essa divulgação científica ajuda a população a ter bons hábitos para o seu próprio uso e conveniência. Queremos também despertar o interesse e a vocação em jovens talentosos, que podem se sentir atraídos pela atividade científica.

Considerando-se também as mídias sociais, em especial o facebook, o senhor não crê que haveria uma certa banalização ou perda da credibilidade da pesquisa divulgada por meio desses veículos?Tratar uma questão científica em blog ou Facebook não é um problema, desde que com bases científicas. Quando o pesquisador coloca na Plataforma Lattes que tem um blog, ele sabe que será avaliado e que este será acessado por outros pesquisadores. Se ele estiver disseminando rumores, boatos ou informações sem fundamentação científica, ele estará se expondo perante os seus pares. O que será valorizado pelo CNPq é a qualidade da informação divulgada.

Há uma resistência por parte dos pesquisadores em dar entrevistas à mídia em geral. Como superar isso?Às vezes, falamos um tempo enorme e depois são pinçadas uma frase ou outra fora do contexto, que podem alterar o sentido do que você quis dizer. Há também a questão de a notícia ser passada de forma dogmática, o que incomoda o cientista/pesquisador. Isso é um problema, cuja solução passa pela boa formação de jornalistas especializados. Eles têm que saber melhor como é o processo da produção científica.

Fonte: http://www.fiocruz.br/icict/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2142&sid=18

Nenhum comentário:

Postar um comentário