segunda-feira, 30 de julho de 2012

Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose


Um dia especial para colocarmos em nossa agenda, referente à Lei 5.054/2007, que é o dia 6 de agosto, Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose no Rio. Nesta data, acontece o
8º Encontro Comunitário de Tuberculose, no Hotel Atlântico Business (Rua Senador Dantas, 25, Centro). O encontro tem por objetivo reforçar as atividades de mobilização e, sobretudo, fomentar o debate sobre os principais entraves ao controle da tuberculose, o Fórum Estadual das ONGs na Luta contra a Tuberculose RJ em parceria com o Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PCT/SES/RJ).

O Encontro Comunitário de Tuberculose também tem como propósito:  o fortalecimento do controle social no SUS, traçar estratégias coletivas de intervenção e articulação de políticas voltadas à promoção da saúde, melhoria do acesso ao diagnóstico e tratamento, redução do abandono, benefícios sociais, combate ao estigma e à discriminação e a defesa dos direitos humanos das pessoas com tuberculose.

Na ocasião, um seminário fará uma retrospectiva da atuação do Fórum ONGs TB em seus nove anos de existência e uma avaliação do atual cenário das políticas de enfrentamento da tuberculose e suas diferentes interfaces: sustentabilidade das ações comunitárias; advocacy, comunicação e mobilização
social 306410_190649524398629_1224769066_n.jpg8º Encontro Comunitário de Tuberculose
Seminário: Avançar no combate à tuberculose o papel do governo e da sociedade civil.

Programação
Hotel Atlântico Business (Rua Senador Dantas, 25, Centro - http://www.atlanticobusiness.com.br/portugues/index.asp)
8h30 às 9h30 – Credenciamento dos participantes

9h30 às 10h – Mesa de Abertura: Dra. Hellen Miyamoto, Subsecretária de Estado de Vigilância em Saúde (SES/RJ); Dep. Fed. Benedita da Silva (Frente Parlamentar Nacional de Tuberculose)
Dep Est. Gilberto Palmares (Frente Parlamentar Estadual Aids e Tuberculose - ALERJ); Dr. Draurio Barreira, Coord. Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT/SVS/MS); Dr. Germano Gerhardt Filho (Liga Brasileira Contra a Tuberculose/FAP); Urquilei Pinheiro (Conselho Estadual de Saúde/RJ); Wanda Guimarães (Fórum ONGs TB/RJ)

10h às 10h30 – Panorama da Tuberculose no Estado do Rio de Janeiro: Avanços e Desafios. Drª Ana Alice Teixeira Pereira Bevilaqua (PCT/SES/RJ)

10h30 às 11h - Descentralização das Ações de Controle da Tuberculose parava Rede de Atenção Básica: Linha de cuidados. Drª Mônica Almeida – Superintendência de Atenção Básica SES/RJ.

11h às 12h20 – Fortalecendo ações da Sociedade Civil em TB: Informação, Comunicação, Educação e controle social. Dr.Miguel Aiub (CRPHF/ENSP), Liandro Lindner (GAPA/SP), Roberto Pereira (FAP) e Carlos Basília (Observatório TB)

12h20 às 13h - Debate

13h às 14h - A experiência do DOTS na comunidade: Empoderamento de pacientes e comunidades.

15h às 16h – Marco Regulatório: Sustentabilidade das OSC. Wanda Guimarães (CEDAPS)

16h às 17h – Plenária: Construção de uma agenda coletiva para 2013: Moções, propostas e encaminhamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário