sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Liberdade de Expressão: Jornalista é preso em Goiás em plena noite de autógrafos de lançamento do seu livro

cristiano-silva
Jornalista foi detido durante evento
(Imagem: Reprodução/Diante do Fato)

O jornalista Cristiano Silva, autor de Operação Ouro Negro – História do milionário assalto aos cofres da Prefeitura de Catalão na gestão de Adib Elias,foi preso nessa quarta-feira, 19, em Goiás em plena noite de autógrafos de lançamento do livro, no campus da Universidade Federal de Goiás (UFG). O juiz André Luiz Novais entrou na instituição, prendeu o escritor e mandou recolher todos os exemplares da obra.
O episódio provocou discussão e terminou na delegacia com Silva e um grupo de manifestantes presos. Atendendo ao pedido do prefeito Adib Elias (PMDB) que está sendo denunciado na obra pelo desvio de dinheiro público, o magistrado recolheu todos os livros. O prefeito alega que a publicação é baseada em provas ilegais, anuladas pela Justiça.
Durante os esclarecimentos do jornalista à polícia, a porta da delegacia ficou tumultuada pela imprensa local. O juiz também aprendeu os equipamentos de alguns cinegrafistas e fotógrafos que estavam registrando a confusão. Ele determinou que todos entregassem suas máquinas e retirou os cartões de memória onde estavam armazenadas as fotos tiradas durante a prisão do jornalista.

Liberado após prestar depoimento, Silva disse que vai recorrer à Justiça para garantir a circulação de seu livro, afirmando que a obra foi construída com base nas investigações do Ministério Público e da Polícia Civil de Goiás. “Os outros livros que doei para a biblioteca da UFG também foram apreendidos. Quis saber que tipo de crime eu cometi, mas o juiz se limitou a fazer um sinal com o dedo para que eu ficasse quieto, caso contrário eu sairia algemado dali”, disse Cristiano à reportagem do DM Online.
Fonte: Comunique-se

Um comentário:

  1. A impunidade é uma merd... tem que denunciar mesmo, e o pior é que o cara se baseou no processo. o andar de cima é sempre danado de sujo igual a puleiro de galinheiro. sonia

    ResponderExcluir