quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Prorrogadas Inscrições para edital de qualificação de jovens negros

Uma boa notícia para os interessados no edital de chamada pública para a criação de Núcleos de Formação de Agentes de Cultura da Juventude Negra (NUFAC’s): prorrogação das inscrições até o dia 29 de agosto. Serão selecionadas dez propostas de entidades que oferecerão, nestes centros, capacitação profissional para 1.200 jovens negros e negras em todo o Brasil.

Cada Núcleo receberá recursos, R$ 4 milhões oriundos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), para custear as despesas com 120 jovens, cada um deles terá direito a uma Bolsa Incentivo, de até dez meses, conforme a duração do curso. Tal medida visa diminuir a evasão escolar, visto que o público atendido será de jovens negros e negras, de 15 a 29 anos, das classes C, D, e E, com ensino fundamental e ensino médio, completo ou incompleto. População esta que consta do ranking das estatísticas de morbidade letal, foco do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra, intitulado Plano Juventude Viva.

Os projetos dos NUFACs tem como foco a qualificação profissional gratuita para acesso às diferentes fases da cadeia produtiva da cultura, com vistas a uma formação continuada. Os agentes de cultura deverão ser aptos a atuar como promotores da cultura afrobrasileira no mercado de trabalho e em suas comunidades, conscientes das habilidades específicas necessárias à execução das atividades e com amplo entendimento sobre a forte influência da cultura africana na identidade brasileira.


Inscrições – Poderão inscrever-se na chamada pública, entidades privadas sem fins lucrativos que atuam nas áreas de cultura e a educação, com experiência comprovada; e estejam credenciadas e cadastradas no portal de convênios/SICONV do Governo Federal. Mais informações no endereço eletrônico www.palmares.gov.br/nufac .

Nenhum comentário:

Postar um comentário