Com o título “Todas as vozes sem uníssono”, o Laboratórios do Livre Saber do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) Manguinhos foi um espaço para o trabalho coletivo e, como o nome sugeria, para a liberdade individual de expressão. Ao longo da última semana, estudantes debateram questões atuais como as políticas energéticas mundiais e a interação entre educação e movimentos sociais.
O PEJA-Manguinhos encerrou o semestre celebrando a diversidade, o respeito às diferenças, sejam elas sexuais, regionais ou de opinião. Tudo com muita música, arte, humor e comidas típicas. O evento foi realizado no Espaço Casa Viva em Manguinhos.
A extensa e diversificada programação indica o grau de comprometimento de professores e alunos para a realização das atividades. Entre eles: uma janela no centro do palco do teatro Elenice Saturnino, no Casa Viva, convidava à propostas coletivas de uma nova cidade: democracia, solidariedade, respeito e união. O professor Felipe Eugênio, em sua fala na janela, afirmou: “Há vida mais que inteligente em Manguinhos. Aqui tem gente ousando sonhar.”
A semana do Laboratórios do Livre Saber terminou em clima de confraternização com as formaturas, na Escola Politécnica, de estudantes do Ensino Médio e Fundamental e com a festa de encerramento realizada na sede da RedeCCAP, na comunidade de Vila Turismo, dentro do Complexo de Manguinhos.
Fonte: Sandra Amâncio e Renata Melo, estagiárias de Jornalismo da CCS/Fiocruz