
A organização e apresentação ficará por conta dos MC (mestres de cerimônias) Alexandre Faria e Oswaldo Martins.
É bacana saber que o Sarau Poético de Manguinhos teve sua primeira edição em 15 de dezembro de 2001.
O Sarau foi organizado por professores e alunos do Pré-Vestibular Comunitário de Manguinhos (PVCM), um movimento de educação popular, laico e apartidário, que atuou no campo da educação através da capacitação para o vestibular de estudantes economicamente desfavorecidos de Manguinhos e de outros bairros do entorno.
O PVCM funcionou durante mais de dez anos através da autossustentação, com divisão das despesas pelos alunos e responsáveis. Os professores e coordenadores sempre foram voluntários e atuaram dispensando qualquer tipo de remuneração pelo trabalho realizado.
O primeiro sarau poético foi proposto no âmbito das aulas de literatura, mas rapidamente a poesia derrubou os muros da sala de aula e espalhou-se como ramas. Desde então, Manguinhos passou a reunir, nos dias de Sarau, poetas de diversos bairros e favelas do Rio. Zona Sul, Subúrbio e Baixada se concentravam naqueles encontros poéticos.
Em 2010, o Sarau deixou a sede do PVCM (cedida pela Igreja Santa Bernadete) e mudou-se para o hall do Cineteatro da Biblioteca Parque de Manguinhos. Ali passou a manter frequência mensal e o mesmo germe aglutinador da diferença, da auteridade.