Fonte: ubirajarando.blogspot.com Caminho da Paz em 2005 |
Neste sábado, 5 de maio, das 8h às 17h, moradores e trabalhadores do território de Manguinhos param a Rua Leopoldo Bulhões para dar um grito de respeito, dignidade e direito a serviços públicos que funcionem em benefício da população. Este grito coletivo é uma forma de se visibilizar as reivindicações que embasam o evento“Leopoldo Bulhões: O Caminho da Paz”, organizado pelos atores sociais (moradores, organizações e entidades públicas) do território de Manguinhos - iniciativa simillar ocorrera em 2005.
Durante todo o dia, a população participará de atividades culturais e artísticas ao longo da Rua Leopoldo Bulhões (que permanecerá fechada) entre a Fiocruz e os Correios, para a realização de várias atividades dos parceiros envolvidos.
Várias instituições parceiras e departamentos da Fiocruz estarão presentes em stands onde promoverão atividades e disponibilizarão informações sobre seus projetos e ações institucionais, como: o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB/IOC) realiza avaliação nutricional; a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) divulga o curso de qualificação em participação social e gestão em saúde, e os cursos destinados à comunidade; o Museu da Vida convidará os presentes a brincar nas Oficinas do “Livro-jogo: o trabalho cooperativo no jogo da produção social da saúde”; as equipes de saúde do Teias-Escola Manguinhos prestarão esclarecimentos sobre Tuberculose, Hanseníase e Dengue; o CMS Manguinhos entra na Campanha contra a Gripe com equipes de saúde em várias localidades, inclusive atendendo aos acamados, e no próprio CMS.
Fonte: midiaindependente.org Caminho da Paz em 2005 |
Paralelamente a estas atividades, haverá shows musicais (Coral Correios, Pagode da Comlurb, Escola de Música Casa Viva, Grupo Pagode Música na Calçada, Grupo de Hip Hop), brincadeiras (Competição de remo Rio Jacaré), apresentação de práticas esportivas (judô, vôlei, futebol), tand de material reciclável, Internet Digital, Cadastramento bolsa família, Isenção de documento identidade, distribuição de livros e muita alegria. Para melhor atender ao público presente, a organização do evento disporá de sanitários químicos, além de contar com barracas com exposição e venda de artesanatos e alimentação.
Parceria é a liga desta ação institucional da Fiocruz, através de sua Coordenadoria de Cooperação Social, e da Ensp, com a articulação realizada pela sua Assessoria de Cooperação Social, que desenvolve, desde 2005, projetos de intervenção no âmbito dos determinantes sociais de saúde. A Escola, historicamente, participa e apoia vários eventos desta natureza, com destaque para o Movimento Agenda Redutora das Violências no Local, que organizou o evento Caminho da Paz com Garantia de Direitos, nos anos de 2004 e 2005.
A proposta do evento tem como objetivo “mostrar a sociedade que esse território não tem apenas violência ou espaços frutíferos para o desenvolvimento das mazelas sociais, que os problemas existentes nessa região são tão comuns como em tantas outras regiões da cidade carioca, que essa rua não é uma cidade dentro de outra cidade e sim, é uma rua situada dentro da cidade do Rio de Janeiro, e como qualquer território e população merece respeito, dignidade e serviços públicos que funcionem em benefício desta”.
Serviço:
O quê? “Leopoldo Bulhões: O Caminho da Paz”
Quando? 5 de maio de 2012, das 8h às 17h
Onde? Rua Leopoldo Bulhões, entre Fiocruz e Correios
Contato: 3977-2580 / 3977-2589 / cooperacaosocial@ensp.fiocruz.br
evento de grande importancia para divulgação das atividades locais, onde gostaria que responsaveis das escolas particulares da região que tem como alunos moradores de anguinhos, afim de que os mesmos somem em momentos de real importancia na vida de seu salunos menores, como o fato das Olimpíadas escolares onde colégios da comunidade impidiram que crianças ejovens participacem.
ResponderExcluirSensei Gabu
Sensei Gabu, você tem razão, atividades esportivas são fundamentais na construção do futuro cidadão, disciplina, trabalho em grupo, atividade física, determinação, objetividade, melhor qualidade de vida, são alguns dos aspectos inerentes às práticas esportivas. E,é bom observar que os atletas que participam de jogos mundiais, olimpíadas, enfim, jogos de competiçao, não nascem prontos, precisam de oportunidades para se desenvolverem, e as escolas (particulares ou públicas) devem estar atentas ao seu papel neste processo.
Excluirblog participação cidadã
O evento esta lindo!! Parabéns Manguinhos!!!
ResponderExcluirPor um Mnaguinhos de paz com voz, ação, liberdade, direitos e dignidade!!!! A Favela é nós!
ResponderExcluir"Onde crianças correm & não tem medo"... tambem a "Esperança que vem das antenas de tv"... "porque a arte de viver da fé, so quem sabe quem vê"! - por COMUNIDADES de PaZ... LIBERDADE, PAZ, JUSTIÇA, DIREITOS...!
ResponderExcluirGostei desse evento que está acontecendo dentro de Manguinhos, ver pessoas e crianças aprendendo vária atividades. Deveri ter mais eventos desse tipo na comunidade e menos tiroteio!!!
ResponderExcluirVocê tem toda razão. Mais afetividade, mais trocas, mais parceria. E, NADA, de tiros, medo, dor.
ExcluirFoi um sábado especial, lindo, que poderia ser reproduzido sempre...
blog participação cidadã
este evento esta dando a oportunidade de mostrar uma nova versao desta rua leopoldo bulhoes, porem conhecida como faixa de gaza. a desmistificação desta hitoria de violencia tem que ter fim, pois aqui mora seres humanos que merecem respeito.
ResponderExcluirbom. gostei!
ResponderExcluirgostei muito!!!
ResponderExcluirO evento da Leopoldo foi bom, mas esperava mais divulgação, mais atividades e chamar mais a comunidade.
ResponderExcluirGostei do evento, porém poderia ter começado mais cedo. Por conta do atraso atividades deixaram de ser apresentadas. Poderia ter tido atrações culturais, tipo: dança, roda...para chamar mais atenção da comunidade.
ResponderExcluirBoas sugestões, realmente a dança, a roda, a música, as atividades culturais cativam as pessoas, chamam a atenção dos corações e mentes e mobilizam as pessoas. O próximo encontro será em junho, com a Olimpíada Cultural no Desup. Vamos falar mais a respeito ao longo dos dias. E contamos com todos vocês para que tenhamos muita, muita, muita gente se divertindo.
Excluirblog participação cidadã
Quero paz para o mundo todo. Chega de ruindade, de perversidade, todo mundo precisa de Deus e muita paz.
ResponderExcluirAdorei a festa. Manguinhos e toda as comunidades empobrecidas precisam de muita paz, muito amor, muito respeito. Somos cidadãos e exigimos respeito. Não pode é no dia anterior da atividade ter caveirão e matança, foram duas pessoas mortas, e sabemos que hoje a noite, depois que todos que não sao da comunidade forem embora, haverá incursão com alvos marcados para morrer. Isso não pode. Isso não é justo. Queremos viver e ter nossos direitos respeitados.
ResponderExcluirÉ uma triste realidade que todos querem que mude. As pessoas, moradores de todas as idades, não estão suportando.
Excluirblog participação cidada
Adorei a festa. Manguinhos e toda as comunidades empobrecidas precisam de muita paz, muito amor, muito respeito. Somos cidadãos e exigimos respeito. Não pode é no dia anterior da atividade ter caveirão e matança, foram duas pessoas mortas, e sabemos que hoje a noite, depois que todos que não sao da comunidade forem embora, haverá incursão com alvos marcados para morrer. Isso não pode. Isso não é justo. Queremos viver e ter nossos direitos respeitados.
ResponderExcluirMEU NOME E NATHAN, O MEU E LUCAS, O MEU NOME E PATRICK, E O MEU E DANIEL. ACHAMOS QUE ISSO FOI MUITO BOM BONDE DO BARRINHO
ResponderExcluirVocês são uns amores... Eta turminha bacana...
ExcluirVocês têm razão, foi um bonde muito bom, o bonde do bairrinho...
blog participação cidada
Foi uma linda festa. Parabéns para todos, Manguinhos merece.
ResponderExcluirUm anonimo disse que haverá incursão com alguns marcados para morrer... Será mesmo? O arrego sempre chega na hora certa e o Baile da Embratel bombou... Mercedes, Audi,picapes compradas por mais de R$100 mil... 20/30 mil pessoas consumindo drogas e bebidas... 50% do público formado por menores de Idade...
ResponderExcluirMais de 60 barracas vendendo seus big apple ao lado dos vapores da boca de fumo. Isso não é conivência? É o que então? O grito de paz logo é castrado pelo poder do Capital que toma conta dos moradores ignorantes e que se acham os espertalhões...
É uma barra, parada pesada mesmo. A desconstrução desta lógica perversa é um trabalho insano e hercúleo, ou enxugar gelo, diriam uns, mas devevmos continuar o trabalho de formiguinha...
ResponderExcluir