Antonio Ivo (diretor da ENSP), Paulo Gadelha (presidente da Fiocruz) e Emília Correa (chefe do CSEGSF) Foto: Guilherme Kanno |
É o primeiro centro de atenção primária em saúde das Américas a receber esta certificação, o que significa o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados à população. “Receber essa certificação significa saber que o Centro de Saúde Escola presta para Manguinhos uma Atenção Primária pública reconhecida em nível internacional, ou seja, estamos retornando para a população um recurso que é dela", comemora a sua chefe, Emilia Correia.
O processo foi realizado pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), que aplica o método internacional da organização norte-americana Joint Commission International (JCI). A unidade de saúde, que também é um departamento da ENSP, recebeu a placa de “Acreditado” pela sua chefe, Emília Correia, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o diretor geral da ENSP, Antonio Ivo, trabalhadores e conselheiros de saúde do Conselho Gestor do CSEGSF.
Conselheira de Saúde, Simone dos Anjos, recebe certificado de Emília Correa Foto: Rosane Marques |
É o reconhecimento formal por uma organização independente especializada em normas técnicas daquele setor de que uma instituição atende aos requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com segurança. As acreditações na área da saúde certificam as instituições que demonstram possuir ações/processos que priorizem a segurança e qualidade no atendimento ao paciente baseados nas melhores práticas internacionais vigentes.
Ou seja, esta Certificação Internacional demonstra o grau de comprometimento dos trabalhadores do CSEGSF também de seus conselheiros, parceiros no cotidiano desta unidade de saúde da ENSP/Fiocruz.
Reconhecimento internacional de qualidade no atendimento Foto: Guilherme Kanno |
Ou seja, esta Certificação Internacional demonstra o grau de comprometimento dos trabalhadores do CSEGSF também de seus conselheiros, parceiros no cotidiano desta unidade de saúde da ENSP/Fiocruz.
A mais antiga e respeitada acreditadora em saúde é a Joint Commission International (JCI), representada no Brasil pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). O Brasil tem sua própria certificação em saúde, a Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Segundo Emília Correia, o objetivo era demonstrar de forma inequívoca que a atenção à saúde prestada pela Fiocruz cumpre padrões internacionais de qualidade e segurança aos pacientes a ela vinculados. Como não havia um manual com os padrões internacionais específicos para as Unidades de Atenção Primária - somente para os hospitais, ambulatórios, laboratórios clínicos e outros -, em especial no que se referia à relação que temos com a comunidade de Manguinhos, a JCI resolveu criar um manual com os padrões internacionais para centros de atenção primária com a nossa participação nesta construção. O manual ficou pronto em 2008 e foi a partir deste ano que intensificamos todos os nossos esforços no cumprimento desses padrões de qualidade e segurança.
A vantagem da acreditação para um Centro de Atenção Primária como o Centro de Saúde é "podermos demonstrar, através do cumprimento dos padrões rígidos de qualidade e segurança, que oferecemos à população de Manguinhos um conjunto de ações que buscam ser efetivas, respeitando os direitos de cada cidadão, tornando-os parceiros nesta tarefa complexa que é o processo de construção do cuidado. Em tempos de críticas ao Sistema Único de Saúde e ataques à gestão pública, provamos que, com dedicação e compromisso, é possível alcançar um patamar desejável para todo e qualquer usuário do sistema de saúde. Sem falar na satisfação dos trabalhadores do Centro de Saúde com o ambiente de segurança e qualidade.", salientou Emília.
Desafios: mudança na cultura do trabalho - a higienização e limpeza do ambiente; identificação correta dos usuários chamados por seus nomes completos; o preenchimento completo, minucioso e legível do prontuário clínico, sem abreviaturas ou siglas.
A manutenção da certificação implica uma busca permanente da melhoria da qualidade, para isso, torna-se necessário planejamento bem fundamentado, seja para a manutenção dos padrões já atingidos,ou para a projeção (médio e longo prazo) de novos processos de trabalho. Os processos participativos na construção de indicadores de monitoramento, a notificação de eventos indesejáveis tratados de forma transparente, assim como o empenho de todas as lideranças são exemplos de alguns instrumentos de gestão interna deste processo. E a participação dos conselheiros tem papel relevante neste processo.
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