Hoje, segunda-feira, 27, estudantes de arquitetura participam de uma caminhada para conhecer Manguinhos. Esta iniciativa saudável é uma afirmativa de valorização do território promovida pelo Teias-Escola Manguinhos.
O passeio turístico/temático é fruto da parceria entre o Teias e o Coletivo de Integração dos Artistas da Grande Benfica (CIAB). Os 40 estudantes de arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina, conhecerão os equipamentos dentro do território. O ponto de encontro será em frente à Clínica da Família Victor Valla (CFVV) às 9 horas.
A ideia é percorrer os equipamentos sociais, as obras do PAC - as habitações (construção e demolição), vias públicas, o transporte e a Capela São Daniel, construída no final da década de 50, século XX, e inaugurada em 1960 com a presença de Juscelino Kubitschek. A Capela possui 14 quadros da Via Sacra pintados por Guignard. A igreja é um dos primeiros projetos de Oscar Niemeyer em uma favela, embora o arquiteto não tenha incluído essa construção em seu livro Igrejas de Oscar Niemeyer", lançado em agosto de 2011 pela Editora Nosso Caminho.
Esta caminhada integra o projeto do Teias Conhecendo Manguinhos, cujo objetivo é a promoção e a valorização do lugar e fortalecer o orgulho de morar em Manguinhos, implicando as práticas da comunidade – sua culinária, suas danças, suas crenças e atividades esportivas, contribuindo com um novo olhar de e para este território para que impulsione um viver com melhor qualidade.
Vivenciar o território é uma afirmação da identidade cultural. É criar um elo, um vínculo, despertar a noção de pertencimento. Convidamos a todos para essa iniciativa saudável e afirmativa. Outras caminhadas estão previstas; fiquem atentos a divulgação no Portal Teias.
Fonte: http://andromeda.ensp.fiocruz.br/teias/node/324
Fonte: http://andromeda.ensp.fiocruz.br/teias/node/324
Nenhum comentário:
Postar um comentário