terça-feira, 25 de junho de 2013

Inscrições para curso da técnica de Afrescos

Da parceria entre a Fiocruz e um renomado artista plástico, Lydio Bandeira de Mello, quem ganha são os amantes dos traços. É que desta união de esforços, nasceu um curso de pintura tradicional cujo tema central é a técnica do "Afresco". São 12 vagas e o curso é inteiramente gratuito.

Mas, você sabe o que é AFRESCO?
Dando uma zapeada na internet, captamos algumas definições e um exemplo de sua aplicação. 

Afresco
* Técnica de pintura mural, executada sobre uma base de gesso ou nata de cal ainda úmida.
** Daí o nome derivado da expressão italiana fresco, de mesmo significado no português - na qual o artista deve aplicar pigmentos puros diluídos somente em água. 
***Dessa forma, as cores penetram no revestimento e, ao secarem, passam a integrar a superfície em que foram aplicadas. 
****A tela (suporte) pode ser parede, muro ou teto e a durabilidade do trabalho é maior em regiões secas, pois a umidade pode provocar rachaduras na parede e danificar a pintura. 
*****O termo também é usado para designar a pintura feita dessa maneira, normalmente em igrejas e edifícios públicos, e ocupando grandes extensões.


Grafiteiros renovam afrescos de igreja espanhola

Artistas levaram dez dias para pintar a cúpula do local, em uma cidade perto de Barcelona

O grafiteiro espanhol Raúl Sanchez Araque, "House", é super conhecido com variados trabalhos, desde a pintura com spray da fachada de uma sex shop e vários trabalhos como grafiteiro de rua tradicional. Mas foi uma surpresa quando ele foi contatado pelo padre Borr da igreja Santa Eulalia, perto de Barcelona.

House diz não ser religioso no sentido tradicional, mas afirma que isso não importa. "Mesmo se você não acreditar em Deus, você pode acreditar na boa fá das pessoas", afirma. 
O padre Borr diz estar contente com o fato de que os artistas personalizaram o trabalho. E ele diz considerar contratar House, Rudi e suas tintas de spray para decorar mais partes da igreja, algumas das quais datam da Idade Média, e outras de 1957. "Como o papa Bento 16 disse, a arte deveria atrair os fiéis", afirma.
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário