Você sabia que o dia 21 de Março a ONU - Organização das Nações Unidas - instituiu como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial?
Este marco foi criado em memória do Massacre de Shaperville. Em 21 de março de 1960, 20.000 negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Isso aconteceu na cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão e o saldo da violência foram 69 mortos e 186 feridos.
O dia 21 de março marca ainda outras conquistas da população negra no mundo: a independência da Etiópia, em 1975, e da Namíbia, em 1990, ambos países africanos.
O que é discriminação racial?
A Convenção Internacional para a Eliminação de todas as Normas de Discriminação Racial da ONU, ratificada pelo Brasil, diz que:
"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" Art. 1
Fazer esta referência histórica ligada à luta contra o racismo/discriminação racial no mundo, é buscar refletir sobre esta prática no Brasil. Entretanto, até mesmo não querer tratar desta temática demonstra o quanto é confortável a manutenção da opressão de um grupo sobre outro. A sociedade brasileira é composta mais de 60% de negros mais pardos, segundo o IBGE. E, para isso, são usadas as singularidades que diferencia uma pessoa humana de outra - carcterísticas físicas (tom de pele, cabelo, traços fisionômicos), históricas, religiosas etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário