quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Processo democrático de eleições da Fiocruz é tema de documentário


Uma instituição pública que garantiu o direito de escolher o presidente. Umas das grandes conquistas da Fiocruz, garantida em estatuto em 2003, é tema do documentário produzido pela VideoSaúde. 

O presidente e os vice-presidentes da Fiocruz são nomeados pelo Presidente da República, mediante indicação do Ministro de Estado da Saúde, sendo o primeiro escolhido em lista tríplice, indicada pela comunidade de servidores da Fiocruz, de acordo com o regimento interno da instituição. Uma luta dos funcionários, desde 1987, que acompanhou a redemocratização do Brasil. O processo eleitoral está sendo documentado pela primeira vez pela equipe da Videosaúde e é dirigido pelo historiador e documentarista Eduardo Thielen.

Tânia Araújo-Jorge
Paulo Gadelha
O filme fará uma retrospectiva das eleições da fundação até chegar à lista tríplice, usando a eleição atual como gancho para o documentário de 20 minutos de duração. Os candidatos, Paulo Gadelha e Tânia Araújo-Jorge, estão sendo acompanhados e entrevistados em diversos momentos da campanha – após a homologação da candidatura, corpo a corpo com eleitores, debates, no dia das eleições e depois da apuração. Ex-presidentes da Fiocruz, após a gestão de Sérgio Arouca, foram entrevistados, além de Arlindo Gómez, Presidente da Comissão Eleitoral da Fiocruz e Paulo Garrido, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz. Também serão usadas imagens de eleições passadas que integram o acervo da VideoSaúde.

O resultado do filme só será divulgado em 2013, no exercício da nova presidência, para garantir a integridade de todo o processo eleitoral e fará parte da programação da VideoSaúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário