quinta-feira, 29 de novembro de 2012
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
Concurso Talentos do Samba para comunidades cariocas
As inscrições vão até 02 de dezembro pelo site www.talentosdosamba.com.br , onde estão as regras do jogo.
Os vencedores ganharão um contrato no valor de R$ 10 mil para realização de quatro shows; participação em um programa especial na rádio FM O DIA; e serão presenteados com workshops de empreendedorismo e consultoria musical. Além da gravação de um CD com os grupos vencedores, com direito a 50 cópias.
A disputa envolve a pré-seleção de dez semifinalistas e, desses, quatro grupos serão anunciados como a revelação do samba de raiz.
A iniciativa faz parte do projeto “Boa do Samba” e tem como parceiros os sambistas Arlindo Cruz e Leandro Sapucahy. A disputa acontece entre os meses de outubro a janeiro de 2013 e incentiva grupos musicais de todas as comunidades cariocas a se inscreverem com canções de autoria própria.
terça-feira, 27 de novembro de 2012
Manguinhos em Cena com Sintonia Suburbana
Nos próximos dias 8, 9, 15 e 16 de dezembro, o grupo teatral Manguinhos em Cena encenará seu primeiro espetáculo Sintonia Suburbana, no Cine-Teatro da Biblioteca Parque de Manguinhos. Serão quatro apresentações abertas ao público da região e gratuitas sempre às 19h.
O grupo teatral é formada por jovens moradores da comunidade do Complexo de Manguinhos e proximidades, que durante um ano participou de um projeto de formação técnica e artística em Teatro, na Biblioteca Parque de Manguinhos, ministrado pela Cia. do Gesto.
O enredo da peça foi construído em uma dramaturgia coletiva das aulas, conduzida por Luís Igreja, diretor da Cia do Gesto, e costurada pela dramaturga Renata Mizrahi – autora de diversos espetáculos como Beti Davis e a Máquina de Coca-Cola, Joaquim e as Estrelas, Coisas que a Gente não Vê, entre outros), a partir de jogos e improviso dos atores.
Sintonia Suburbana trata-se de uma comédia-melodramática sobre uma rádio comunitária, que dá voz a diversas histórias e personagens criados pelos próprios alunos-atores. Tal dinâmica valoriza a trajetória individual de cada um para dar graça e leveza a temas do cotidiano de quem vive na região.
O espetáculo é a síntese das melhores performances do grupo, formatando um produto artístico original e que gera a identificação popular e afetiva do público.
Na metodologia empregada ao longo do curso, coube aos alunos-atores a produção e a captação de recursos para confeccionar o espetáculo (figurinos, cenários, iluminação, etc.), o que possibilita que tenham uma visão de toda a extensão do desenvolvimento de um trabalho teatral, e também uma forma de colocar em prática tudo que aprenderam durante o ano.
De acordo com Karen Kristien, integrante do Manguinhos em Cena, uma das estratégias utilizadas pelo grupo foi recorrer à mobilização da comunidade para arrecadar recursos e apoios na forma de doações. “Estamos buscando apoio com instituições e organizações. As colaborações para o espetáculo podem ser de variadas formas, como doações financeiras, permuta de materiais e produtos”, disse Karen, sempre lembrando que esta iniciativa foi uma oportunidade maravilhosa para mostrar verdadeiros talentos oriundos de Manguinhos.
SERVIÇO:
O quê? SINTONIA SUBURBANA – MANGUINHOS
EM CENA
Onde?: Biblioteca Parque de Manguinhos
Endereço: Av. Dom Helder Câmara, 1184 –
Manguinhos
Quando?: dias
8, 9, 15 e 16 de dezembro, às 19h
Entrada Franca
INFORMAÇÕES:www.companhiadogesto.com.br/manguinhosemcena,
manguinhosemcena@companhiadogesto.com.br
e (21) 2204-1498 (Priscila ou Helaine)
Indicação de Cláudia Costin para o MEC é rejeitada por educadores
Agência BrasilAtual secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costin é cotada para a Secretaria de Educação Básica do MEC |
A petição tece críticas à atuação de Cláudia, dizendo que ela tem “implementado a privatização do ensino público, a fragmentação do trabalho docente, a perda da autonomia dos professores e a submissão estrita aos cânones neoliberais”. Os professores que assinam o documento dizem que a secretaria comandada por Cláudia impôs “autoritarismo didático e de conteúdos” às escolas.
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) - A ex-ministra da Administração e Reforma do Estado durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, representa retrocesso no projeto de resgate da educação pública brasileira e do País. "A CNTE exige do MEC coerência com a manutenção do projeto que elegeu Dilma Rousseff à Presidência da República, condição esta que requer a indicação de pessoas comprometidas com o projeto de sociedade escolhido por 56 milhões de brasileiros."
Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), criado em 1999 - “Expressamo-nos contrários à indicação da secretária de Educação do município do Rio de Janeiro, Cláudia Costin, assumir a Secretaria de Educação Básica, por defender políticas, programas e ações que fragilizam a identidade e os princípios da Educação Infantil presentes nas orientações e no marco legal educacional vigente no Brasil.”
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
Escola Popular de Comunicação Crítica - 2013
A Escola Popular de Comunicação, projeto do Observatório de Favelas, abriu inscrições para o curso de extensão, de um ano, em parceria (com certificado) da UFRJ.
O curso é gratuito e os participantes contam com uma ajuda de custo para quem não mora na Maré, onde ele será realizado.
As inscrições para as novas turmas de 2013 acabam dia 30 de novembro.
O curso é de Publicidade Afirmativa, com ênfases em criação digital (noite) ou áudio visual (tarde).
Informações: selecao.espocc@gmail.com / tel.: 21 3104-4057 / Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré, RJ.
Manguinhos "Celeiro de bons jogadores" na Taça das Favelas
A seleção de Manguinhos foi escolhida no sábado, 24/11, no Dia da Peneira, no Campo do Rio Petrópolis, na comunidade de Varginha. Os responsáveis pela seleção dos 22 jogadores - de 14 a 17 anos - foram Graciara da Silva e Carlos Brasil, integrantes da comissão técnica de futebol de Manguinhos.
De acordo com Gagui, no início das férias escolares - em dezembro - começarão o treinamento da seleção no Campo do Rio Petrópolis, durante a semana, de segunda a sexta-feira, em horário a ser programado, para condicionamento físico/mental e organização de posicionamentos.
Agora, pessoal, é torcer pela garotada e incentivá-los nesta caminhada.
Titulares
1. Zagueiro - Wallace G. Moraes - de Varginha
2. Zagueiro - Fabrício Fernando B. Chagas - de Greenville/Varginha
3. Volante - Matheus G. Freire - Mandela 2
4. Volante - Wellington C. Dutra - Mandela 1
5. Meia Direita - Rômulo Alexandre R. da C. Pereira - Arará
6. Meia Esquerda - André Felipe T. dos Santos - Grenville/Varginha
7. Lateral Direita - Pablo M. dos Santos - Mandela 1
8. Lateral Esquerdo - Gabriel Brasil - Mandela 1
9. Centroavante - Leanderson da S. Geneser - Manguinhos/CHP2
10. Atacante - Iago P. da Silva - Manguinhos/CHP2
11. Goleiro - Vinícius B. dos Santos - Varginha
Reserva
1. Zagueiro - Rony José da Silva - Mandela 2
2. Zagueiro - Thiago G. de Almeida - Parque João Goulart
3. Volante - Matheus Fernandes - Mandela 1
4. Volante - Carlos Julio R. da Costa - Mandela 2
5. Meia Direita - Gerson da C. de Oliveira Filho - Mandela 2
6. Meia Esquerda - Lucas V. de Souza - Desup
7. Lateral Direita - Alexsander de B. Gonzaga - Mandela
8. Lateral Esquerda - Daniel S. da Silva - Varginha
9. Centroavante - Darlan Leandro V. Salles - Mandela 1
10. Atacante - David da S. P. Ottoni - Varginha
11. Goleiro - Pedro Henrique Junior Santos - Varginha
Mini-curso de Planejamento de Campanha para Veículos de Comunicação Comunitária
Nos dias 30/11 e 01/12, a
Uerj (Maracanã) vai sediar o Mini-curso de Planejamento de Campanha para
Veículos de Comunicação Comunitária promovido pelo Laboratório de Comunicação
Dialógica da Uerj, a Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC) do
Observatório de Favelas e o Centro de Pesquisa e Produção em Comunicação e
Emergência (Emerge/UFF).
O curso será ministrado
pelos professores Luis Henrique Nascimento (ESPOCC) e Patrícia Saldanha (UFF). Só
serão aceitos alunos que puderem cumprir a carga horária integral. Os
interessados devem enviar fazer suas inscrições por meio do email marcelo.ernandez@gmail.com
A maioria das vítimas de homicídio são jovens negros
Plano Juventude Viva contra violência será apresentado à sociedade civil
A Secretaria-Geral da Presidência da República e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) apresentarão o Plano Juventude Viva aos representantes de entidades e conselhos, nos dias 27 e 28 de novembro. As ações do Plano incluem programas e iniciativas voltados à redução da vulnerabilidade da juventude negra à violência e à garantia de seus direitos. Na manhã do dia 28, será realizada reunião com a sociedade civil para definição dos próximos passos da estratégia de implementação do Plano, tais como a constituição da Rede Juventude Viva.
Os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil e atingem especialmente negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos. Dados do Ministério da Saúde mostram que mais da metade (53,3%) das 49.932 vítimas de homicídios em 2010 no Brasil eram jovens, dos quais 76,6% pretos e pardos e 91,3% do sexo masculino.
Prevenção - O Plano Juventude Viva reúne ações de prevenção que visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens em situações de violência física e simbólica, criando oportunidades que garantam a inclusão social e a autonomia; a oferta de equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência em territórios que concentram altos índices de homicídios. Outro eixo de atuação é o aprimoramento da atuação do Estado no enfrentamento ao racismo institucional e na sensibilização dos agentes públicos para a questão. O Plano começou a ser implementado em Alagoas em setembro deste ano e será expandido para outros cinco estados no primeiro semestre de 2013.
O Juventude Viva foi construído por meio de um processo participativo, com o envolvimento dos movimentos juvenis; do movimento negro, de representantes do Hip Hop, de especialistas em segurança pública e pelos diálogos com atores governamentais, nas esferas federal, estaduais e municipais. A execução envolve, além da Secretaria-Geral e a Seppir, os ministérios da Justiça, Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, Cultura e Esporte, em conjunto com os estados, municípios, sociedade civil, Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, entre outros parceiros.
http://www.secom.gov.br
Encontros e confrontos educacionais: educação interétnica
“Encontros e confrontos educacionais: ETNIA, GÊNERO, HOMOAFETIVIDADE E RELIGIÃO” é o tema da terceira edição do Fórum Itinerante: Diversidade Humana em Espaços Escolares e Não Escolares – Dialogando sobre Práticas Emancipatórias em Diferentes Contextos Educativos, que acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro, no SINPRO-Rio – Escola do Professor (Rua Pedro Lessa, 35 – Centro – Rio), das 9h às 21h, na sexta-feira; e das 8h30 às 13h, no sábado.
Informações, solicitação de ficha de inscrição e inscrição de COMUNICAÇÕES e de ouvintes podem ser feitas por meio do email dialogoentrepovos@gmail.com ou pelo telefone da Escola do Professor (SINPRO-Rio): (21) 3262-3438
As inscrições para COMUNICAÇÕES (resumo) somente até o dia 30 de novembro de 2012. Para aquele/as que não forem apresentar trabalho podem se inscrever como ouvinte até no dia 7 de dezembro. A entrada é franca.
domingo, 25 de novembro de 2012
Manguinhos na Taça das Favelas
Vinte e
dois adolescentes representarão Manguinhos na Taça das Favelas 2013, projeto
esportivo da Central Única de Favelas (CUFA). A seleção destes jovens ocorreu
no sábado, 24 de novembro, quando 87 meninos participaram do Dia da Peneira, no
Campo do Rio Petrópolis, na comunidade de Varginha, Manguinhos. A Taça das
Favelas é uma competição de futebol de campo entre 80 seleções compostas por
moradores de favelas do Rio de Janeiro com idades entre 15 e 17 anos, sendo 64
masculinas e 16 femininas. O objetivo deste campeonato é a promoção da
integração dessas comunidades através do esporte e a descoberta de talentos
para o futebol.
O Dia da
Peneira (DIPE) é um pré-requisito para as comunidades, a fim de selecionar potenciais
talentos para a prática do futebol de campo. A seleção dos jogadores foi feita
por Graciara da Silva, Gagui, e por Carlos Brasil, os dois foram ex-jogadores
profissionais e atuam no projeto Fábrica de Talentos Furacão, coordenado pelo
tricampeão da Copa de 1970, Jairzinho. Eles deveriam definir de dois a quatro jogadores
– titular e reserva – para cada posição do time – goleiro, laterais direitos e
esquerdos, zagueiros, médio-volantes, meio-campistas e atacantes.
Cecílio, da coordenação
do campo, entrega água para os jogadores |
Felipe Coimbra, representando a CUFA na seleção em Manguinhos, afirmou que a Taça das Favelas tem dois momentos: o
DIPE (Dia da Peneira) com duas datas, em que as 80 comunidades montam suas
seleções – 17 e 24 de novembro –, e a fase dos torneios, entre os dias 5 de
janeiro e 2 de fevereiro de 2013, com partidas eliminatórias simples
(mata-mata), tanto na categoria masculina quanto na feminina. Os jogos
acontecerão em três campos: estádio do Madureira Futebol Clube, CERES, em Bangu
e o CREIB, em Padre
Miguel.
A torcida fica atenta a possíveis "vacilos" |
Cristina Stalla, estudante de Educação Física da
Faculdade Estácio de Sá, inscreveu 87 jogadores |
O DIPE de Manguinhos também foi pauta na imprensa |
Manguinhos no ato em defesa dos royalties do Rio
Movimento Rio de Paz leva a indignação fluminense até o Cristo Redentor |
A organização da mobilização espera a presença de cem mil pessoas, incluindo as caravanas do interior.
De acordo com o presidente da Rio de Paz, Antonio Carlos Costa, o projeto que pulveriza os royalties do Estado do Rio manterá as injustiças sociais que combatidas nos últimos anos.
“A sanção da nova regra de distribuição dos royalties do petróleo representará para o Rio de Janeiro ter que lutar contra os mesmos e históricos problemas sociais, com menos recursos, mais riscos ambientais, e justamente num momento em que a população começa a ter sonhos de paz e justiça”, afirmou Costa.
Fonte: O Dia Online
Seminário propõe diálogo entre pacificados e pacificadores

Entre os dias 26 e 27 de novembro, segunda e terça-feira, no salão da Unape-Anchieta, no morro Santa Marta (Rua Marechal Francisco de Moura, 183) haverá um encontro imperdível que pretende defender que FAVELA É CIDADE! Não uma cidade partida entre asfalto e morro, mas uma cidade inteira, pois, Favela É cidade!
A divisão entre quem tem [e manda] e quem não tem [e apanha para obedecer] vem de longa data. Fato sabido e consumado que os gestores públicos [nomeados pela sociedade, inclusos os moradores das cidades partidas, mesmo que somente reconhecidos em momentos anteriores aos períodos eleitorais] perceberam [será?] que terão de mudar de postura. Ou seja, vão ter que realmente fazer algo, pois as "balas perdidas" chegaram até suas salas de estar.
Se as UPPs - com sua proposta de "Pacificação" - são válidas, boas ou não, certamente é uma grande incógnita. Dúvidas não faltam: sempre que a ordem estabelecida muda, as desconfianças e estranhamentos se estabelecem, daí ser necessário empenho e investimento na humanização das relações, no diálogo, no respeito à pessoa humana, de ambos os lados. Afinal, são séculos de estereótipos, abandonos, etc...
De qualquer maneira, o diálogo é fundamental. Não dizem que é impossível fazer uma gemada sem quebrar os ovos?! Então, pelo menos, vamos conversar, refletir, trocar informações, enfim, escutar e conhecer as experiências e sugestões que vão surgir entre as diferentes parcelas da sociedade desta cidade única.
Exposição V I O L E (N) T A S. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . na Biblioteca Parque de Manguinhos
![]() |
Vídeo: "Um vestido para Deméter". Artista: Isabel Viana. 3'55"mn.
Videoperformance feito a partir de uma vivência poética do projeto "V I O L E (N) TA S"
|
É bacana saber que esta artista isabel Viana, do Bando
Filhotes de Leão, foi contemplada com edital pro Artes Visuais-2012 da
Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
Mas, o que é o projeto, que tem recebido elogios das
mulheres moradoras de Manguinhos que participam desta iniciativa?
O projeto desenvolveu vivências poéticas entre
artistas e mulheres atendidas pela Casa da Mulher de Manguinhos, com o objetivo
de compartilhar e criar obras inspiradas nas vidas, memórias e cotidianos das
envolvidas.
Durante o mês de novembro quatro artistas fizeram da
Casa da Mulher seu laboratório de investigação poética. Como resultado a
exposição conta com vídeos, fotografias, instalações e performances, inclusive,
algumas obras têm mulheres que participaram das ações como protagonistas
de algumas experiências visuais.
Esta ação poética-comunitária-estética-política, segundo
Isabel, também terá como desdobramento um catálogo e uma galeria online a ser
disponibilizada na internet a partir do dia 1º de dezembro de 2012.
Serviço:
Evento: V I O L E (N) T A S
Dias: 28, 29 e 30 de
novembro, 10h
Abertura da exposição: dia 28 de novembro,
às 15h
Artistas: Isabel Viana, Ítala
Ísis, Juliana Capibaribe e Karen Navega
Local: Casa da Mulher de Manguinhos
(Av. Dom Hélder Câmara, 1184 - na praça por trás da Escola Luís Carlos da Vila-
Tel.: 21 2334-8913 ou 8360-6292)
Oportunidade de Trabalho: Agente Comunitário de Saúde
Encerram-se no dia 28 de novembro, inscrições para Processo
Seletivo Simplificado Público para preenchimento de cinco vagas para
contratação imediata e vinte e cinco vagas para formação de Cadastro de Reserva
para Teias Escola Manguinhos, da Área Programática AP 3.1, sob Regime Jurídico
CLT, para ingresso na Estratégia Saúde da Família (ESF), no município do Rio de
Janeiro.
Mais informações: http://concursos.biorio.org.br e E-mail: fiotec2012@biorio.org.br
Regime de Trabalho: Contratos de trabalho com prazo
determinado, prorrogáveis por até 12 meses.
Carga horária: segunda-feira a sexta feira, das 7 as 20 h, e
sábado, das 8h/12h.
Vencimentos: R$ 810,00.
Benefícios: Vale-Alimentação e Insalubridade no valor de R$
124,40.
Vagas destinadas a pessoas com deficiência: 5%
Requisitos básicos:
Aprovado no processo seletivo; nacionalidade brasileira ou portuguesa (naturalizado), quite com as obrigações eleitorais e obrigações do Serviço Militar (homens), 18 anos, comprovação de que reside em Manguinhos.
Inscrições:
- Não há Taxa de Inscrição;
- Inscrição via Internet, no endereço eletrônico http://concursos.biorio.org.br, solicitada no período entre 9 horas do dia 24 de Novembro de 2012 até as 23 horas e 59 minutos do dia 28 de Novembro de 2012;
- Quem não tem acesso à internet: Até o dia 28/11/2012 - das 9h às 12h e das 13h às 17h - ir ao Posto de Atendimento na Av. Dom Helder Câmara, 1390 – Manguinhos – Rio de Janeiro (Clinica de Saúde da Família Victor Valla).
Fórum de Saúde do Rio de Janeiro
Na terça-feira, 27 de novembro, às 18h, Reunião do Fórum de Saúde do Rio de Janeiro na UERJ, 9º andar, auditório B, Bloco D.
Na Pauta:
- Informes (Congresso Abrasco e outros)
- EBSERH
Na Pauta:
- Informes (Congresso Abrasco e outros)
- EBSERH
- Fundação Estatal de Direitos Privado no RJ
- Conselho Estadual de Saúde
- Ato Show da Saúde (Evento de Final de Ano)
- Conselho Estadual de Saúde
- Ato Show da Saúde (Evento de Final de Ano)
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Comissão da Alerj acompanhará formulação de políticas públicas para jovens
Foto: Gabriel Telles |
O Governo do Estado conta com recursos obtidos através de um empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de US$ 60 milhões, e com uma contrapartida de US$ 24,5 milhões do Executivo.
segunda-feira, 19 de novembro de 2012
Abertas inscrições para a Semana Nacional Ciência, Cultura e Saúde
Três eventos
compõem a Semana que, entre os dias 3 e 5 de dezembro, levará práticas e
atividades que relacionam Cultura, Saúde e outros temas para o Rio de Janeiro
Direito à
diversidade nos cuidados à saúde é o tema central da Semana Nacional
Ciência, Cultura e Saúde a ser realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 5
de dezembro. O encontro tem por objetivo promover o intercâmbio de experiências,
o diálogo, e proporcionar o aprendizado e a construção coletiva entre atores das
áreas da saúde, cultura, educação, meio ambiente, desenvolvimento científico,
tecnológico e social, além dos movimentos sociais.
Três
eventos compõem a Semana: o I Encontro Nacional da Rede Saúde e Cultura, o VIII
Simpósio de Ciência, Arte e Diversidade em Saúde e o I Conexão Internacional
Saúde e (Ciber) Cultura. Os dois
primeiros são presenciais e as atividades devem acontecer em espaços no Rio de
Janeiro, como a Cinelândia, Palácio Gustavo Capanema (centro da cidade), Escola
Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, no campus da Fundação Oswaldo Cruz
(Manguinhos) e no Instituto Municipal de Atenção a Saúde Nise da Silveira,
Engenho de Dentro (RJ). Já a Conexão Internacional ocorrerá no ambiente virtual
da Rede Saúde e Cultura.
As inscrições para o encontro se encerram no dia 26 de novembro. Foram elencados nove temas para discussão: Práticas
Tradicionais em Saúde; Práticas integrativas e complementares em saúde;
Equidade em saúde e cultura; Saúde Indígena; Saúde Mental; A Arte e o cuidado à
saúde (promoção, prevenção e reestabelecimento da saúde); Controle social,
participação e solidariedade; Acesso a conhecimentos e expressões culturais
tradicionais e Necessidades de formação para apoiar a gestão, os serviços e as
práticas na interface saúde e cultura. Os interessados podem inscrever no endereço
http://www.saudecultura.fiocruz.br/encontro/
Troca de Faixas dos alunos de Judô de Manguinhos
Pessoal, anotem em suas agendas. Todos e todas estão convidados para participarem da cerimônia de troca de faixas dos alunos de Judô de Manguinhos no próximo dia 25 de novembro, das 9h às 13h, (Mudanshas, faixas Pretas e Kodanshas), no CRJ de Manguinhos.
Vai ser um dia especial com a presença dos mestres e grandes mestres de JUDÔ da CBJ, como o Mestre Antônio Vieira (Kodansha) que estará junto com a comissão de Graus examinando Sensei Gabu para o 4º DAN.
O Exame será no CRJ, por que os alunos de Sensei Gabu ainda está sem o material (tatames) que fora danificado quando dos problemas de invasões e destruição dos equipamentos dos cursos livres no Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Villa, em outubro.
Vai ser um dia especial com a presença dos mestres e grandes mestres de JUDÔ da CBJ, como o Mestre Antônio Vieira (Kodansha) que estará junto com a comissão de Graus examinando Sensei Gabu para o 4º DAN.
O Exame será no CRJ, por que os alunos de Sensei Gabu ainda está sem o material (tatames) que fora danificado quando dos problemas de invasões e destruição dos equipamentos dos cursos livres no Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Villa, em outubro.
Eleição do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara
Para os que lutam por Justiça Ambiental é fundamental convocar as organizações populares, movimentos sociais e comunidades de favelas do Rio de Janeiro para que não percam o prazo para inscrição para eleição do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baia de Guanabara que se encerra no dia 21 de novembro, na próxima quarta-feira.
A convocação partiu do Grupo Elmo Amador da Sub-bacia Hidrográfica que reconhece os limites à participação popular em espaços institucionalizados de exercício da cidadania direta, daí a ênfase na participação popluar na eleição para a composição da Plenária do Comitê Gestor da Região da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e de Jacarepaguá - COMITÊ DA BAÍA DE GUANABARA (Edital de Convocação em anexo e disponível no site do INEA (www.inea.rj.gov.br), conforme as Leis federal 9433/1997 e estadual 3239/2000 de Recursos Hídricos.
Apesar das limitações, este é um espaço importante de disputa pela democratização do exercício do poder público, de transparência gestão democrática e controle social das políticas públicas, apesar da falta de reconhecimento e de respeito do atual Governo do Estado e de muitas Prefeituras frente a estes espaços de participação direta da sociedade organizada.
A convocação partiu do Grupo Elmo Amador da Sub-bacia Hidrográfica que reconhece os limites à participação popular em espaços institucionalizados de exercício da cidadania direta, daí a ênfase na participação popluar na eleição para a composição da Plenária do Comitê Gestor da Região da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e de Jacarepaguá - COMITÊ DA BAÍA DE GUANABARA (Edital de Convocação em anexo e disponível no site do INEA (www.inea.rj.gov.br), conforme as Leis federal 9433/1997 e estadual 3239/2000 de Recursos Hídricos.
Apesar das limitações, este é um espaço importante de disputa pela democratização do exercício do poder público, de transparência gestão democrática e controle social das políticas públicas, apesar da falta de reconhecimento e de respeito do atual Governo do Estado e de muitas Prefeituras frente a estes espaços de participação direta da sociedade organizada.
Seminário discute situação de crianças e adolescentes na América Latina
Violação dos Direitos Humanos e Pobreza, com ênfase na situação das crianças e adolescentes na América Latina é o foco de seminário internacional que acontece dia 23 de novembro, às 17h30, no auditório 11, bloco F do 1º andar.
Durante este evento que contará com pesquisadores e muita gente envolvida com esta temática que altera profundamente o quadro do futuro dos países, será lançado o livro Direitos Humanos e suas interfaces nas políticas sociais, coletânea de artigos organizados por Maria Cristina Leal e Silene de Moraes Freire.
Dia 20/11 - Agendão no Dia da Consciência Negra
Local: concentração e saída - Rua Capitão Bragança 142 - Manguinhos - encerramento na Redeccap - Rua Luiz Gregório de Sá (Vila Turismo)
Horário: 10h
Ponto de Cultura Cinema Brasil Microcine Cinema Brasil de Bonsucesso
Av. Teixeira de Castro, 157 - Bonsucesso
Telefone (21) 2290-459314h - Apresentação Artística
Av. Teixeira de Castro, 157 - Bonsucesso
Telefone (21) 2290-459314h - Apresentação Artística
14h30 - QUILOMBO, de Carlos Diegues, 119 min (10 anos)
16h30 - ALMA NO OLHO, de Zózimo Bulbul, 12 min (10 anos)
16h42 - DIA DE PRETO, de Marcial Renato, Daniel Mattos e Marcos Felipe, 85 min (14 anos)
18h12 - MESA DE DEBATE - Tema 3: Cinema negro feito por cineastas de qualquer etnia
19h - Degustação de comidas típicas grátis
16h30 - ALMA NO OLHO, de Zózimo Bulbul, 12 min (10 anos)
16h42 - DIA DE PRETO, de Marcial Renato, Daniel Mattos e Marcos Felipe, 85 min (14 anos)
18h12 - MESA DE DEBATE - Tema 3: Cinema negro feito por cineastas de qualquer etnia
19h - Degustação de comidas típicas grátis
IV COMEMORAÇÃO VIVA ZUMBI
Local: Praça da Cantareira - São Domingos - Niterói
Horário: 12h
Apresentações culturais: Apresentação da Bateria Acadêmicos do Cubango, Maíra SantaFé apresentando Raiz de Samba, Show com o grupo Perdendo a Linha, Samba de Raiz com Jamaica & Convidados, Sarau de Poesias, Roda de Jongo Folha da Amendoeira, Capoeira e Diversas Atrações.
Lançamento: Os Santos mais populares do Brasil
Para aqueles que se interessam por biografias, a indicação de uma pesquisa levantada por um jornalista e professor da área de Letras. Sandro Gomes usa como inspiração o senso comum para debruçar-se sobre o que há de registro sobre a vida de santos populares no Brasil.
Manguinhos na 17º Parada Gay
A 17a Parada Gay foi um sucesso! Cerca de um milhão de pessoas percorreram a orla de Copacabana no domingo, 18 de novembro, animadas pelos 13 trios elétricos que convocavam a população a repensar práticas discriminatórias, homofóbicas e violência crescentes. As palavras de ordem focavam direitos iguais ao de todos os cidadãos, defendendo que a população LGBTs - lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros - ainda integrantes de um grupo minorizado, tivessem assegurados direitos já garantidos em legislação federal que reprimem, entre outros crimes, a prática de injúria, difamação, lesão corporal e homicídio.
A equipe de profissionais de saúde a postos para quaisquer eventualidades. |
Também ao longo da orla marítima, várias tendas davam orientações jurídicas, prestavam atendimento médico emergencial e para turistas. Uma das tendas chamava a atenção pela constante fila: a Sensation. Segundo a organização, a ideia era apresentar ao público uma das atrações da Expo Rainbow - primeira feira GLS brasileira que aconteceu entre os dias 15 e 19 no Espaço Ação e Cidadania.
O jovem leopardo, Rubens Junior, morador do Mandela 2, preparou-se especialmente para a ocasião |
O aprendizado foi muito grande, disseram as moradoras da comunidade de Mandela 1, em Manguinhos, Sueli, Josenilda, Adriana Souza e Adriana (que concorreu ao Conselho Gestor Intersetorial do Teias - Escola Manguinhos, no segmento Grupos Minorizados). "Estou adorando tudo o que está acontecendo, e aprendendo muito, pois são muitas informações que não tínhamos conhecimento", salientou Adriana Souza. Na realidade, todos, em alguma medida, estamos aprendendo com quem já está na estrada há tempos e dialogando com quem sequer pensa em caminhar nesta seara, mas que precisa aprender a lidar com a diversidade.
Cleber Vicente estava a postos para tirar quaisquer dúvidas, indicar onde o pessoal de Manguinhos se posicionaria nos trios elétricos, além de outras mil atividades. "Do Complexo de Manguinhos levamos oito meninos. Rubens e Diego, por exemplo, já haviam participado da parada, e os outros ainda não, e esta experiência foi fundamental, segundo eles, pois possibilitou que saíssem da restrição geográfica e também psicológica."
Cleber Vicente, ONG Arco Íris e projeto Entre Garotos em Manguinhos |
Assinar:
Postagens (Atom)