segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Pesquisa propõe certificação de sites de saúde

Alô pessoal, marque em sua agenda o próximo dia 12, quinta-feira, às 14h, no salão internacional no 4º andar da ENSP. Será a apresentação dos resultados de cinco anos de estudos, da escola, sobre as transformações que o acesso à internet pode causar na relação médico-paciente. O responsável pela empreitada é André Pereira, coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss), do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP).

André Pereira mostrará os resultados da avaliação sobre a qualidade das informações disponíveis em 18 sites sobre dengue, além de indicativos de outras pesquisas, como a de tuberculose, que tem informações disponíveis na web. O encontro também proporá a elaboração do Selo Fiocruz, para atestar a qualidade de informação em sites de saúde.

A análise contou com a participação de 20 moradores das comunidades de Manguinhos e de 10 médicos de diferentes unidades da Fiocruz. Para tanto, foram criados 5 critérios com mais de 50 indicadores. Segundo André, a preocupação nasceu da dúvida. "Quem escreveu aquilo? Quem disse que aquela informação é de qualidade? Quem disse que a informação postada é atual e cientificamente correta?", indagou ele. 

Foram avaliados sites de iniciativa pública e privada. Entre eles, estão os do Ministério da Saúde, Wikipédia, G1 e Dráuzio Varella. De acordo com André Pereira, no geral, nenhum deles alcançou 70% de resultados positivos em relação aos critérios de abrangência, técnica, interatividade, legibilidade e acurácia. Do ponto de vista institucional, André ressaltou que desconhece qualquer pesquisa brasileira sobre o tema. 

Sites sobre tuberculose serão o próximo foco da avaliação sobre a qualidade das informações em saúde. Para tanto, André Pereira já se articulou com pesquisadores do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário