segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Direitos da Juventude de Favelas


No próximo sábado, 1° de outubro, acontece o 1° Encontro de Juventudes de Favelas na Luta por Direitos, no Centro de Referência da Juventude - CRJ de Manguinhos – Av. Dom Hélder Câmara, 1.184, atrás da UPA. O objetivo é construir coletivamente propostas para a Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá em Brasília, até o fim deste ano. O credenciamento começa às 9h, com evento previsto para iniciar às 10h.
Os eixos de discussão serão: 1. Criminalização e genocídio da juventude negra e favelada; 2. Relações de Gênero, Saúde e o Exercício dos Direitos Sexuais e Reprodutivos; 3. Direito à Cidade no Horizonte dos Projetos de Urbanização e dos Megaeventos Internacionais; 4. Educação, Cultura e Profissionalização Qualificada; e 5. Participação da Juventude e Gestão Democrática de Políticas Públicas.




As conferências de juventudes são polarizadas por militantes ligados a partidos políticos. Mas, o Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro, de atuação independente da política partidária, conseguiu eleger 12 delegados na Conferência Municipal do Rio de Janeiro. “Não seremos maioria, mas a força do nosso discurso está na legitimidade que nos é conferida por nossa base comunitária”, aposta Fransérgio Goulart, morador de Manguinhos e conselheiro nacional da juventude.
O encontro irá refletir sobre seis eixos temáticos, conforme o diagnóstico da situação da juventude de favelas feito por seus organizadores. A reflexão será construída na relação entre as informações do diagnóstico e a produção artística dos participantes em oficinas temáticas: Fotografia, Música (Rap, Funk, etc), Teatro; Redes Sociais na Internet e Comunicação de Guerrilha.

A organização do 1° Encontro de Juventudes de Favelas na Luta por Direitos é fruto da parceria entre o Laboratório de Direitos Humanos de Manguinhos-LabDHM, a RedeCCAP, o Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro e a Federação de Entidades de Assistência Social e Educacional – Fase, com o apoio da Igreja Católica da Noruega - AIN e da Organização dos Estudantes da Noruega - OD.

Serviço
Evento: Encontro de Juventudes de Favelas na Luta por Direitos
Data: 01 de Outubro de 2011 – próximo sábado
Horário: 9h-17h
Local: Centro de Referência da Juventude-CRJ-Manguinhos
Endereço: Av. Dom Hélder Câmara (antiga Suburbana), 1.184
Referências: na descida no viaduto de Benfica, no sentido zona norte, atrás da UPA de Manguinhos e do Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário