segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Participatório: plataforma virtual é um interessante espaço de debates e reivindicações da juventude

Em tempos de uso das novas mídias difundidas na internet para o fortalecimento e divulgação de vozes e ideias múltiplas que ecoam para além das barreiras sociais e políticas, a Secretaria Nacional da Juventude investe no Participatório - Observatório Participativo da Juventude. O site estimula o debate e a participação voltados aos jovens brasileiros, nos moldes de redes sociais.

Mensalmente, são desenvolvidas discussões, como o debate envolvendo o Programa Juventude Viva, aberto a todos e todas no http://participatorio.juventude.gov.br, a ser encerrado dia 9 de setembro. Depois, outro tema ficará na roda de conversas.

Sobre a Plataforma
O portal interativo é um site de debates e reivindicações da juventude a respeito das políticas públicas para o segmento. O ambiente virtual pretende ainda estimular a participação do jovem em mobilizações, além de produzir conhecimentos e divulgar conteúdos relacionados às políticas juvenis em geral.

Três grandes núcleos contemplam a plataforma: Estudos e Pesquisas, que reúne publicações, acervo e articulação do conhecimento sobre a temática juvenil; Comunicação e Mobilização, responsável pela divulgação de conteúdos nas redes sociais e pelas ações de mobilização presencial; e o terceiro núcleo é o de Desenvolvimento Digital que tem a tarefa de desenvolver as atividades do site.

Todo esse conjunto de ferramentas visa potencializar o diálogo com os jovens, as universidades, instituições de pesquisa, movimentos sociais e culturais da juventude, assim como a consolidação do diálogo com representações juvenis.

Para interagir na rede e inserir documentos é necessário realizar um registro na página. O usuário pode participar dos debates que estão acontecendo, integrar alguma comunidade já existente ou criar uma nova. O endereço da plataforma é www.participatorio.juventude.gov.br.

Democracia na rede: desafio ou realidade?
Um dos principais desafios que a plataforma pode enfrentar é o de manter o público-alvo em uma nova rede social. Os jovens internautas já estão cadastrados em mais páginas desse tipo do que conseguem efetivamente usar.  Contudo, mesmo tendo uma dinâmica integrada com as redes sociais e blogs, o site não pretende ser mais uma rede de relacionamento e sim de debates e troca de conhecimentos, como se intitula.

É importante ressalvar que não há nenhum conteúdo vinculado na rede sofreu algum tipo de censura, mesmo contendo postagens com críticas ao governo, apesar ser uma página criada pela Secretaria de Juventude, ligada ao Estado. Daí fazer sentido, talvez, poder falar em democracia ao menos pela sensação democrática que a plataforma tem transmitido no que tange a questão da liberdade de expressão.

Nós não queremos só participar, queremos governar o Brasil, é o que diz o título de um dos debates presentes na página. Resta saber que formato essa nova rede terá ao decorrer do tempo, se será, de fato, abraçada pela juventude promovendo uma mobilização efetiva e, principalmente, se o governo responderá também de forma democrática e efetiva às reivindicações demandadas nela.