quinta-feira, 5 de julho de 2012

VII Mostra de Artes e Empreendedorismo da Usina da Cidadania

Ainda dá tempo para participar da VII MOSTRA DE ARTES E EMPREENDEDORISMO da Usina da Cidadania, iniciado dia 2 e com encerramento no sábado, 7 de julho.

Na sexta-feira, 6, haverá workshop de circo, palhaço, danças de salão e contemporânea, parangolé, hop hop, rock, dramaturgia, caracterização teatral e esportes.

No sábado, haverá estreia do espetáculo teatral "Tirico: uma história de morros e fossos" e cerimônia da troca de faixas de judô com a presença do campeão Flávio Canto. O horário das atividades é de 8h30 às 11h e das 14h às 16h.

As atividades acontecem na sede da Usina da Cidadania, projeto social patrocinado pela Refinaria de Manguinhos e que em 18 de agosto completará 15 anos de existência, está localizados à Avenida Brasil, 3141, parte, Manguinhos. (Entre as passarelas 5 (Refinaria de Manguinhos) e 6 (Fiocruz), sentido Centro.)

Solidariedade leva judocas para competir em Minas Gerais

Guilherme com o mestre

Mais do que instrutor de judô, Sensei Gabu é um ativista das artes marciais no Complexo de Manguinhos, sensibilizando amigos dentro e fora da região a apoiar a participação dos alunos do bairro para competição de Judô em Divinópolis, Minas Gerais, nos dias 6 e 7 de julho, aos quais ao qual foram classificados.

Entre os parceiros estão pessoas como o pastor Adenilson Rocha, de Minas Gerais, que possibilitou a hospedagem da equipe. Para as passagens, a ajuda de Marcia, de Miguel Couto, foi fundamental, assim como o apoio de Maria Neuma, do Parque União, que também ajudou nas passagens e nas inscrições da competição.

A turma agradece e muito!!! E, certamente, é importante considerar que feitos como estes, a solidariedade, o empenho da equipe de judocas capitaneada pelo 3º DAN de Judô e Jiu-Jitsu FADDA, Sensei Gabu, a expectativa de participar de eventos esportivos e levando o nome do bairro com orgulho, demonstram que em Manguinhos tem muita gente bacana fazendo muita coisa legal. E a mídia deve dar visibilidade aos aspectos positivos da população desta região. 

João Victor sendo entrevistado
Gabu foi categórico em afirmar que quem ajudou a equipe não o fez visando autopromoção para conquistar cargo político. E, que diante dos custos de todo o processo (passagem, alimentação, equipamento adequado, inscrição) só pode levar um representante de Manguinhos dos quatro que foram classificados - Guilherme Mattos de Simas, Sebastião Henrique da Conceição Pedro, João Victor Gomes Silva e Paulo Ricardo Gomes de Souza. Estas competições oficiais são fundamentais para a formação do aluno, ou seja, é necessário investir nestes jovens atletas.

Ao retornar do campeonato, Gabu nos dará mais detalhes sobre esta e outras competições de artes marciais.

No dia 15 de julho, haverá uma seletiva para o Mundial em Brasília. Estarão disputando os alunos Thiago da Costa Neres e Guilherme Mattos de Simas. "Este feito está engrandecendo, não só o tatame, como quem efetivamente contribui para melhora da comunidade. Meus agradecimentos em nome de Jesus.", salientou emocionado Sensei Gabu, faixa preta e professor desde 1990.

Quem quiser contribuir com a equipe de judocas poderá fazê-lo através do depósito no Banco BRADESCO Agência: 0445 C/C: 0123.938-4 Gabriel Gomes.




Terrapia: 15 anos semeando a promoção da saúde

Para comemorar seus 15 anos de existência, o projeto Terrapia Alimentação Viva na Promoção da Saúde e Ambiente, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSGSF/ENSP), realizará na próxima sexta-feira (6/7) um dia de atividades com palestras, oficinas culinárias, lançamento do DVD do projeto, entre outras atrações. Comem-oração é o nome do evento de aniversário do projeto, que durante todos esses anos vem divulgando a prática da alimentação viva, valorizando a vitalidade dos alimentos e animando o público para um diálogo com a natureza na mesa de refeições. A atividade é aberta ao público. Participe!

Para homenagear os 15 anos do Terrapia, o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, proferirá uma palestra sobre Promoção da saúde. Os interessados em participar da comemoração, que será realizada na horta do Terrapia, das 8 às 16 horas, devem levar um prato de comida viva (alimentos crus com sementes germinadas ou brotos). Para dar início às atividades, também será realizada uma palestra sobre hábitos de vida saudável, com preparação do suco de clorofila, seguida da abertura oficial do evento pelo Grupo Terrapia. A palestra Promoção da saúde terá início às 10h30.

Haverá, ainda, entrega dos certificados de conclusão dos seminários e do curso de formação de educadores, agradecimento do Tembiu Porã, almoço e roda de conversa, com troca de experiências em alimentação viva pelo Brasil afora. Paralelamente, haverá também um painel histórico dos 15 anos do Terrapia; uma oficina culinária com crianças na preparação da torta viva; apresentações artísticas; lançamento do DVD de palestras do Terrapia; e apresentação culinária de pratos vivos da prova saborosa pelos formandos do seminário 2012.

Programação:
  8h      às   8h45 – Plante uma semente e o desejo de uma nova vida por aqui!  8h45  às  10h    – Você quer participar da preparação do suco de clorofila? É só chegar! 10h      às  10h30 – Abertura oficial da festa pelo Grupo Terrapia 10h30  às  11h30 – Palestra: Promoção da saúde, por Antônio Ivo de Carvalho, diretor da ENSP 11h30  às  11h45 – Entrega de certificados de conclusão: seminários e Curso de Formação de Educadores 11h45  às  12h45 – Visitação de atividades paralelas


Atividades paralelas:
Painel histórico dos 15 anos do Terrapia;
Oficina culinária com crianças na preparação da torta viva;
Apresentações artísticas;
Lançamento do DVD de palestras do Terrapia;
Apresentação culinária dos pratos vivos da Prova Saborosa pelos formandos do seminário 2012.

12h45 às 13h – Entre na roda de agradecimento do Tembiu Porã!
13h              – Almoço com alegria
14h30 às 16h – Roda de conversa com troca de experiências em alimentação viva pelo Brasil afora! 

Associação Terrapia: 
Telefone: (21) 2598-2659 (de terça a quinta-feira)
Local: Campus da Fiocruz, na Rua Leopoldo Bulhões 1.480, Manguinhos (horta do Terrapia, em frente ao Canal Saúde)

Fonte: Informe ENSP