segunda-feira, 1 de abril de 2013

Curso livre Elaboração e Gestão de Projetos Sócio-Comunitários

Atenção moradores de Manguinhos, uma excelente oportunidade para fazer um curso sobre elaboração e gestão de projetos, inteiramente gratuito.

Trata-se do curso livre Elaboração e Gestão de Projetos Sócio-comunitários, cujas pré-inscrições estão abertas. O curso começa dia 2 de maio e contará com 132 horas/aulas distribuídos em 17 encontros, sempre as terças e quintas-feiras, das 9h às 13h, nas dependências da ENSP/Fiocruz. 

Fruto da parceria entre as Assessorias de Cooperação Social da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Presidência da Fiocruz e da Diretoria e Administração (Dirad), o curso integra o rol de programas sociais nos quais a Fiocruz investe visando a promoção da saúde e o desenvolvimento social. 

É importante ficar atento às datas, pois para obter maiores informações e fazer sua pré-inscrição, até o dia 30 de abril, basta entrar em contato através do e-mail ou pelo telefone: (21) 3882-9091. 

De acordo com Patrícia Nassif, coordenadora do curso, os alunos terão acesso a informações sobre como lidar com recursos privados que se destinam a um fim não lucrativo. “Essa proposta representa uma mudança no sentido de estimular aos representantes das entidades participantes na busca de parcerias que promovam o desenvolvimento e a gestão de projetos sócio-comunitários. Esta mudança visa integrar esforços de todos os participantes com a finalidade de realizar uma iniciativa única, planejada, executada e avaliada com os envolvidos no curso.” 

Para se ter uma ideia do conteúdo apresentado no curso, Nassif destaca matérias como legislação trabalhista, noções de gestão financeira, contábil e de recursos humanos, elaboração de projetos sócio-comunitários, dentre outras. 

As vagas são limitadas!
Não perca essa oportunidade!!


Serviço:
O quê? 2a Turma do Curso Livre Elaboração e Gestão de Projetos Sócio-comunitários
Quando? Pré-inscrições até 30 de abril
Início das aulas? 2 de maio, terças e quintas-feiras
Horário? 9h às 13h
Como? 17 encontros com total de 132horas/aulas
Onde? ENSP/Fiocruz (Rua Leopoldo Bulhões, 1.480 - Manguinhos)
Informações e pré-inscrições? e-mail< patrícianassif@fiocruz.br> ou pelo telefone: (21) 3882-9091. 

Palestra sobre crack e abertura do ano letivo no Icict


A resistência das comunidades que são os povos da Baía de Guanabara

O ambientalista Alexandre Pessoa nos faz um convite imperdível e super pertinente: dia 13/04, das 8h30 às 17h, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. "Os povos em defesa da Baía de Guanabara VIVA".  


Ele convida a todos para conhecer na Fiocruz a resistência dos povos da Baia de Guanabara ontem e hoje. "Com a palavra os pescadores artesanais, os moradores de Manguinhos, Alemão, Maré, Vila Residencial, etc." 

As discussões girarão em torno das obras do PAC, do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG), do Comperj, da Refinaria de Manguinhos, da Extração de Minério na Serra da Misericórdia, da dragagem do canal do Fundão, da falta de saneamento, da saúde ambiental, e por aí vai... 

"Nesta época de grandes traições, é importantíssimo resgatarmos a obra escrita e de militância do saudoso Elmo Amador. Este ecologista defensor dos povos da Baía, nunca mudou de lado e é uma referencia importante para nós. Seu livro, a ser reeditado, é de referência internacional", reafirmou Alexandre Pessoa, ao defender que a a "Baia de Guanabara resiste e ESTÁ VIVA."

Serviço:
Evento: "Os povos em defesa da Baía de Guanabara VIVA".
Quando? 13/04, das 8h30 às 17h.
Onde? Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Av. Brasil, 4.365, entrada pela Rua Leopoldo Bulhões, 1.480 - Manguinhos - RJ).

Saúde tem seu dia !!!


Agente Comunitário de Saúde - Curso técnico


Fiocruz: projeto de construção de casas em Manguinhos é inviável

Apesar de não ser uma matéria nova, é importante não esquecermos que há interesse do governo do estado em fazer um conjunto habitacional na área da Refinaria de Manguinhos, altamente poluída conforme demonstrou pesquisa feita pelo Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP/Fiocruz. Na realidade, esta poluição é absolutamente visível que afeta a qualidade de vida da população que mora próximo.

Pesquisa diz que terreno de refinaria é barril de pólvora e desaconselha planos do estado

RIO — A descontaminação do terreno da Refinaria de Petróleo de Manguinhos para uso habitacional é uma meta inatingível. O alerta, uma ducha de água fria nas pretensões do governo do estado, vem de recente pesquisa do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). De acordo com a engenheira química e pesquisadora Rosália Maria de Oliveira, coordenadora do estudo, já foi detectada na área a presença de poluentes acima dos parâmetros toleráveis para um empreendimento residencial. O que significa colocar centenas de pessoas em risco.

— Não há como mensurar o custo de remediação da área. O terreno concentra contaminantes gravíssimos, e não há um caso sequer no mundo em que tenha havido construção de casas numa refinaria. Esperamos que o governo não faça a maldade e a insensatez de colocar pessoas morando numa bomba-relógio — afirma Rosália.

Crianças contaminadas por chumbo
Embora as análises conclusivas só fiquem prontas em 2014, a equipe responsável pelo Diagnóstico Socioambiental de Manguinhos já tem elementos para sugerir ao governador Sérgio Cabral que abandone o plano de erguer unidades residenciais no terreno de 500 mil metros quadrados. O anúncio do futuro bairro-modelo, com apartamentos, áreas de lazer, escolas e postos de saúde na área da refinaria de Manguinhos foi feito pelo governador há exatos quatro meses, logo após a ocupação das favelas da região pela Polícia Militar.

Leia a matéria completa clicando abaixo.