sábado, 13 de abril de 2013

Sebrae em Manguinhos


Mulheres: vamos brincar de palhacinha???


Sarau Poético na Biblioteca Parque de Manguinhos

Nesta apresentação, a participação especial ficou
 por conta de Fernando Miranda e do Bonde2Cria.
Imaginem a cena ocorrida no último dia 6 de abril: uma roda de poesia, com ou sem música, com ou sem performance. Não importa, o que importa é que o microfone esteve e está sempre aberto para quem quiser expor suas emoções poéticas no tradicional Sarau Poético.

Este é um espaço livre voltado para a arte da declamação, da experiência poética, do livre pensar e fazer, onde transitam artistas do subúrbio e outros convidados. Um espaço onde as várias linguagens textuais são apresentadas, sempre no primeiro sábado do mês.

Então, galera, se liga, marca na agenda que o primeiro sábado do mês é noite de Sarau Poético com microfone aberto para que você possa expor sua veia poética.


Esportes na Vila Manguinhos e CRJ

Mais um dia de aula do Núcleo Manguinhos sob a supervisão e orientação de professores do Projeto Rio 2016 - SUDERJ (Sensei Gabu e Ilza Silva) e a técnica de enfermagem Auxiliadora e o pessoal do CRJ. As atividades ocorreram no Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila e no Centro de Referências da Juventude.











Oportunidade de Trabalho: estágio para estudantes de Biblioteconomia

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – ICICT/ FIOCRUZ
Vagas: 03 (três) 
Locais: Biblioteca de Saúde Pública e Biblioteca de Ciências Biomédicas
Perfil:
- Cursando a partir do 3º período de Biblioteconomia;
- Iniciativa, Relacionamento interpessoal,  Relacionamento com o público e linguagem clara.
- Conhecimentos: Windows, Word, Excel, Power Point e Internet.

Carga horária: 6 horas.
Valor da Bolsa: R$ 520,00
Carga horária: 4 horas.
Valor da Bolsa: R$ 364,00

Currículo: Enviar para o SGT/ICICT até o dia 18/04/2013, no endereço abaixo, ou pelo e-mail: srhcurriculo@icict.fiocruz.br, com o código PEC/Bib.

Mais informações: Serviço de Gestão do Trabalho - Tel: 3865-3205/3263. Endereço: Pavilhão Haity Moussatché – Sala 211 - 2º andar  - Av. Brasil, 4365 – Manguinhos - CEP: 21045-900 

Samba e promoção da saúde: qual sua relação?

Muita coisa. 

Mas será que as  pessoas - profissionais da área da saúde e usuários dos serviços de saúde - sabem com clareza sobre quais as possíveis dimensões de entrelaçamento entre o brasileiríssimo ritmo do samba e sua utilização como estratégia para a promoção da saúde ? Assim como, será que é claro para todos como se dá esta relação cultural com e nos territórios de Manguinhos e Jacarezinho ?

Pois é, Como dizem uns... "é assunto pra mais de meio metro"... 

E para falar sobre estas possibilidades que esta vertente cultural negra nos possibilita, é que o Projeto CAIS, em parceria com a Biblioteca Parque Manguinhos promove uma bela e deliciosa discussão na próxima quarta-feira, na sala Meu Bairro, às 17h35. Até o horário dá samba... 

Presença confirmada de Mestre Mancha (Mestre de Bateria da GRES Unidos de Manguinhos) e Abel Luiz (Projeto Oficina Livre de Música, iniciado em 2007, do Centro de Atenção Psicossocial Clarice Lispector, localizado no parque imobiliário do Instituto Municipal Nise da Silveira).

Coletivos, artistas, e demais interessados de dentro ou de fora do território serão muito bem vindos. Vamos agregar e construir juntos uma agenda permanente de discussão sobre cultura de território...

Coletivos, artistas, e demais interessados de dentro ou de fora do território serão muito bem vindos. Vamos agregar e construir juntos uma agenda permanente de discussão sobre cultura de território...


Serviço: 
Evento: II roda de conversa sobre samba, saúde e cultura!

Data: 17 de Abril (quarta-feira)
Horário: 17h35. 
Local: Sala Meu Bairro da Biblioteca Parque Manguinhos (Av. Dom Helder Câmara, 1.184, atrás da UPA de Manguinhos)

II Encontro do Comitê dos Rios: Os Povos em Defesa da Baía de Guanabara Viva


Dia 13 de Abril de 9 às 17 hs na Fiocruz, Avenida Brasil, Rio de Janeiro.

Os principais temas serão: passivo ambiental da contaminação provocada pela Refinaria de Manguinhos; avaliação das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) nos complexos de favelas do Alemão e Manguinhos; avaliação do projeto de dragagem do Canal do Cunha com recursos da PETROBRAS e mesa de debate com pescadores artesanais da região.

O encontro, apoiado pela Fiocruz, contará com a participação de pesquisadores, representantes do poder público, militantes sociais e moradores das favelas e comunidades,  e pescadores que se localizam na Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha, em destaque: Manguinhos, Complexo do Alemão, Maré, Vila do Fundão e Ilha do Governador.

Organização: Grupo de Articulação da Sub Bacia do Canal do Cunha 

Telefones para inscrição: (21) 3882-9091, 3885-1742, 3882-9217 (Cooperação Social Fiocruz)

Crack: jovens vulneráveis são a maioria dos usuários



Pesquisas apontam a existência de uma estreita relação entre o uso abusivo de crack e as populações mais vulneráveis, em sua maioria, desempregados, pessoas com baixa escolaridade e poder aquisitivo e em situação de rua, entre eles crianças e adolescentes. 

No intuito de compreender profundamente a realidade de jovens usuários de crack no município de Niterói, a psicóloga Érica Vieira desenvolveu o Estudo Compreensivo sobre Adolescentes Usuários de Crack, seus Familiares e Atuação dos Serviços de Atenção. 

A pesquisa revela que as vulnerabilidades presentes na história de vida desses jovens, muitas delas anteriores ao uso do crack, são grandes potencializadoras do consumo abusivo da droga entre o grupo. 

Queremos Viver!!!