terça-feira, 18 de outubro de 2011

Curso Saúde Comunitária: uma construção de todos

Interesse e animação marcam a segunda edição do curso “Saúde Comunitária: Uma Construção de Todos”, cujas aulas foram iniciadas no dia 17 de outubro de 2017, com a presença de 106 participantes. Oferecido gratuitamente, o curso é uma realização do Instituto Oswaldo Cruz em parceria com a ENSP, Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio, UERJ, UFF, FAETEC, SMS, Defesa Civil, entre outras, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Pública (PDTSP/TEIAS-Escola Manguinhos), para moradores e agentes de saúde do Complexo de Manguinhos e proximidades.

A mesa de abertura da aula inaugural foi composta pelo coordenador geral do curso, professor Antonio Henrique Almeida de Moraes Neto (LITEB/IOC), a professora Rosane Marques (ENSP, PDTSP e Fórum do Movimento Social de Manguinhos), o professor Carlos Antonio da Silva (SPO/IOC e Comissão de Responsabilidade Social do IOC) e da aluna da 1ª Turma do Curso/2010, Angélica de Almeida.

Temas ligados à saúde e ao cotidiano dos
moradores instigam a interatividade

Na primeira discussão do curso, o psicólogo Luis Paulo Nascimento dos Santos (bolsista do PDTSP/Teias - Escola Manguinhos), tratou de “Resolução de conflitos”, gerando interação entre os moradores das diversas comunidades e a reflexão sobre como solucionar os possíveis conflitos.

 A relevância deste curso “Saúde Comunitária: Uma Construção de Todos, segundo o professor Antonio Henrique, é o de ser mais um recurso para que os alunos tenham um melhor entendimento sobre diversos temas ligados à saúde, como: nutrição, tuberculose, parasitoses, HIV e doenças sexualmente transmissíveis, saúde da mulher e assuntos ligados ao território e habitação, entre outros. As aulas são apresentadas por pesquisadores do IOC, ENSP, Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio, UERJ, UFF, FAETEC, SMS, Defesa Civil, entre outras.