quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dia das crianças de Manguinhos e Jacarezinho é com operação de "Pacificação"

Matéria no jornal O Dia informa que este final de semana Manguinhos e Jacarezinho estarão na bola da vez das ocupações pelas forças de segurança pública. O período para as ações é bastante interessante, ou melhor, marcante: próximo ao Dia das Crianças. Ok, que foi uma data criada pelo comércio para vender ilusões consumistas de quem ainda não tem discernimento para dizer que não quer somente Ter e não Ser. Até os adultos são escravizados pela lógica consumista... mas isso é outra história, outra discussão, que, na realidade, tem relações com o atual estado de fragilidade de comunidades que consomem minimamente.

Mas, voltando às ocupações para a instalação de UPPs, é bom que as pessoas tomem cuidado nas ruas, com suas casas, com suas vidas. Lembro que na última segunda-feira, 8/10, à noite, boa parte de Manguinhos estava sem luz, nas comunidades no entorno da Av. Leopoldo Bulhões. Na linha férrea, o trem passava direto, já que a estação estava às escuras. E o pior, não se escutava um zumbido nas ruas... era de dar medo... imagine o que não acontecia dentro das comunidades, em locais que, comumente, só transita a população local. Será que já era a anunciação de que algo estaria por acontecer?...
Leiam a matéria do Jornal O Dia. 


Favelas serão ocupadas para a instalação 
de UPPs no próximo fim de semana
POR VANIA CUNHA


Foto: Arte O Dia

A ação, programada para este fim de semana, abrirá caminho para a instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). A previsão é que a primeira fase da ocupação dure até o fim do ano, quando a sede da unidade deverá ser inaugurada. A Secretaria de Segurança não confirmou a operação, que pode ainda sofrer alterações. A retomada do território em Manguinhos e no Jacarezinho vai beneficiar mais de 70 mil pessoas, entre moradores e população que circula pela região.

Rio -  Dois dos principais redutos do tráfico no Rio, o Complexo de Manguinhos e a Favela do Jacarezinho vão finalmente ser ocupados pelas forças de segurança pública.

Dominada pela facção criminosa Comando Vermelho (CV) há décadas, a área se tornou uma das mais perigosas do Rio, devido aos intensos confrontos armados.

As favelas do Mandela e Varginha, vizinhas dos complexos, também vão ser ocupadas. Um grande aparato será usado pelas equipes das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal. A operação deverá contar com apoio de veículos blindados da Marinha, além dos ‘caveirões’ das polícias e alguns helicópteros. Os equipamentos incluem blindados anfíbios e tecnologia de ponta para facilitar a comunicação entre os agentes em campo.

O aparato foi usado nas duas últimas grandes ocupações: Rocinha, em novembro, e Mangueira, em junho de 2011. O número de policiais na ação ainda não foi definido. Outros órgãos, como a da Secretaria de Assistência Social e a Guarda Municipal, também participarão da ação 

Um desafio para a cidade
Manguinhos e Jacarezinho representam grande desafio. Por ali, passam algumas das mais importantes vias da Zona Norte, como as avenidas Democráticos, Dom Hélder Câmara e Leopoldo Bulhões. Esta última ficou conhecida como "Faixa de Gaza", por conta dos confrontos entre a polícia e os traficantes.
Sede da UPP, até o fim do ano
A comunidade deve receber a sede da unidade até o fim do ano. Outras bases avançadas serão erguidas no Jacarezinho e Mandela, em 2013, além de policiamento na comunidade Varginha, fechando o cerco da polícia naquela região.

Outro importante projeto também vai contribuir para a pacificação dos bairros vizinhos aos conjuntos de favelas: a inauguração da Cidade da Polícia, no Jacarezinho, prevista para ocorrer em abril.
O complexo abrigará 32 delegacias especializadas da Polícia Civil em dez prédios, além de centros de instrução com favela cenográfica e estande de tiros, canil e carceragem para presos. O projeto custou R$ 40 milhões e por lá devem circular cerca de três mil agentes.

Feira de Manguinhos na Semana Nacional de C&T 2012