sábado, 16 de junho de 2012

Movimentos Sociais na Rio+20: Comunicação - Rádio Cúpula dos Povos no ar

Rádio Cúpula dos Povos já está no ar!!!

Abaixo o player (stream) da rádio e a grade de programação, para que outras rádios, blogs e websites possam retransmitir a programação.
A transmissão ao vivo será entre os dias 15 e 22 de junho, das 7:30 às 24h, horário de Brasília.

Para ouvir a rádio:
http://player.jardim.in/radiocupula.html
 
Para inserir este player em outro website:
<IFRAME name=radiocupula src="
http://player.jardim.in/radiocupula.html" frameBorder=0 width=278 scrolling=no></IFRAME>
 

A grade de programação da rádio:
http://cupuladospovos.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Grade-radio-3.pdf
 
A gravação desta programação em arquivos de áudio (podcast) estará na plataforma digital da cúpula:
http://rede.cupuladospovos.org.br/category/radio/
 
Mais informações no site da Rádio Cúpula dos Povos:
http://cupuladospovos.org.br/category/radio-cupula-2/

Abraços da equipe da Rádio Cúpula

Movimentos Sociais na Rio + 20: Mulheres Negras

 16/06 (sábado) Tenda 6 (Clara Zetkin)
              9 às 11 hs - no Flamengo (Juventude Negra e Sustentabilidade)
              Roda de Conversa

 17/06 (domingo) Tenda 24 (Mercedes Sosa)    
               Oficina DançÁfrica
               14h ás 16h
             
Fonte: Associação de Mulheres Negras Aqualtune:
Nossos passos vêm de longe...

Movimentos Sociais na Rio + 20: Favelas

16/06 – Ciranda da Resistência na Providência
             13h, Caminhada da Praça Américo Brum (Ladeira do Barroso, s/n – Providência) e da sede do Afoxé Filhos de Gandhi (Rua Camerino, Saúde) até o Instituto Central do Povo (ICP).  
             15h, Roda de conversa sobre “O direito à cultura e a memória social da região portuária na fala dos moradores”, seguida de programação cultural com o Afoxé Filhos de Gandhi.
             17h, Roda de conversa sobre “Não às remoções! O direito à moradia digna e à permanência no lugar”. Encerramento com roda de capoeira. 
             No O ICP fica na Rua Rivadávia Correa, 188 (saída do túnel da Central do Brasil à esquerda), durante todo o dia, exposições permanentes de fotografias, vídeos, documentos produzidos sobre violações de direitos e reivindicações das comunidades e movimentos participantes da ciranda, produção de murais para livre manifestação da opinião e da solidariedade dos participantes.

16/06 – “Cúpula das Favelas”
             14 às 18h na Tenda 18 do Aterro do Flamengo 
             Determinantes sociais da Saúde e o Meio Ambiente Urbano, principalmente as favelas das grandes cidades Brasil e do Mundo. 
              Questões Politicas de Segurança Pública, Saúde, Educação, Cultura, Racismo Ambiental, Remoções, Politicas de Terras Urbanas e Habitacionais.

20/06 – Manifestação global dos movimentos sociais durante a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), de 20 a 22, no Centro de Convenções Riocentro. 
             Concentração às 8h, para saída da Vila Autódromo, comunidade tradicional da Baixada de Jacarepaguá ameaçada de remoção pelos projetos para as Olimpíadas de 2016.

Rio+20: ASFOC/Fiocruz

Rio+20: Manifestação lembra Dia Mundial do Meio Ambiente

Redes e movimentos sociais que constroem a Cúpula dos Povos lembraram o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de juho). Um ato em frente ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no Rio de Janeiro, reuniu cerca de 200 pessoas.

Os manifestantes levaram um boneco de Carlos Minc com nomes de "empreendimentos que prejudicam a natureza e as populações". As marcas foram coladas no colete, tradicional vestimenta do secretário do Ambiente. No final do protesto a alegoria, que exibia os símbolos de empresas como EBX e Chevron, foi enforcada.

Minc foi acusado de conceder licenças ambientais por pressões econômicas. Jacir do Nascimento, do bairro carioca Santa Cruz, denunciou os impactos na saúde dos moradores do entorno da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA). Ele disse ainda que mais de 8 mil pescadores deixaram de trabalhar na região desde a chegada da empresa.

Sobre o tema, Marcelo Freixo informou que o Psol entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o governo estadual. O deputado denunciou que a administração de Sérgio Cabral (PMDB) chamou de diferimento o valor de 552 milhões de reais dado à CSA. Ele disse que essa foi uma "maneira clara de burlar a lei", já que o adiantamento foi concedido "para a compra de artigos fixos, como máquinas, que não poderão ser vendidos e não darão retorno ao Estado". Uma prática de "isenção ilegal" que favorece um “progresso vazio que vitima principalmente os mais pobres”.

Hertz Leal, do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio, concordou que o meio ambiente está sendo agredido pelo atual modelo de desenvolvimento que não visa o interesse público, gerando uma cidade voltada para o lucro. Leal criticou a economia verde, defendida durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Já o padre Geraldo João Lima, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), lembrou que os impactos dessa política têm afetado as cidades, mas também o campo. Por isso, defendeu a agroecologia contra o agronegócio, que “não planta pensando na saúde dos povos”.

Manifestações como essa no Rio de Janeiro, cidade que recebe a Cúpula dos Povos, ocorreram em outras partes do Brasil. Países como Colômbia, Argentina, Honduras, República Dominicana, Espanha, Suíça, Suécia, País Basco, Bélgica e Estados Unidos também realizaram atividades contra a mercantilização da natureza e em defesa dos bens comuns, eixos do evento alternativo à Rio+20.

NOTA COM ÁUDIOS - MEIO AMBIENTE – CÚPULA DOS POVOS

Manifestação lembra Dia Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro
http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=8864

Fiocruz: Câmara Técnica de Promoção da Saúde

 Mesa de abertura

Promoção da articulação entre os diversos programas existentes na Fundação Oswaldo Cruz e prestação de assessoria técnica e científica à Presidência e de seu Conselho Deliberativo são os objetivos centrais para a instalação, em maio da Câmara Técnica de Promoção da Saúde da Fiocruz. A recomendação para sua criação partiu da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), cuja composição integra um grupo de pesquisadores de diversas unidades da Fundação que desenvolvem pesquisas e projetos na área.

A criação da Câmara Técnica de Promoção da Saúde para:

Valcler Rangel Fernandes (Vice-presidente de VPAAPS/Fiocruz): contribui para a formulação e a consolidação de políticas institucionais e para a discussão da saúde na Fiocruz e também das políticas públicas no país. O momento é especialmente oportuno, tendo em vista a realização da Rio + 20, que discute meio ambiente e sustentabilidade, e dos grandes eventos a serem realizados na cidade do Rio de Janeiro e no Brasil nos próximos anos.

Antônio Ivo de Carvalho (diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca -Ensp): uma nova etapa de institucionalização, coalizão e articulação entre as diversas unidades. Hoje temos uma estrada percorrida. O desenvolvimento temático e metadológico da promoção da saúde tem um impacto na saúde pública moderna como um todo, agregando novas abordagens e mais profundas, com a ampliação do campo com temas ambientais, os determinantes sociais, e o entendimento da natureza social do processo de saúde e doença, de forma intersetorial e interdisciplinar.

Acordo Internacional de cooperação com a Colômbia
 O vice-presidente valcler Rangel observa Ligia de Salazar assinar a carta de intenções
A professora colombiana Ligia de Salazar (foto), à frente da Fundação para o Desenvolvimento da Saúde Pública da Colômbia (Fundesalud), e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha assinaram a Carta de Intenção referente ao Termo de Cooperação Fiocruz-Colômbia.

A cooperação entre os países pretende contribuir para o fortalecimento da produção e divulgação do conhecimento para o desenvolvimento de ações intersetoriais em promoção da saúde, visando encaminhar respostas e evidências quanto às estratégias de controle das doenças crônicas não transmissíveis e as questões ligadas às iniquidades em saúde, abordando os determinantes sociais da saúde.

Fonte: a partir do http://www.fiocruz.br/omsambiental/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=366&sid=13