segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012

Agora é hora de voltarmos a rotina: o Carnaval já acabou e o Brasil precisa recomeçar 2012. Mas, antes, vamos conhecer um pouco das origens desta festança que empolga "gregos e baianos" - como diria um grande e dileto professor universitário. Em outra postagem apresentaremos as agremiações que conquistaram seu lugar no estrelato.

O COMEÇO - Festa de origem européia, a comemoração carnavalesca data do início da colonização, uma herança do entrudo português e das mascaradas italianas. Desembarcou na cidade do Rio de Janeiro em 1641 e somente no início do século XX foram acrescentados os elementos africanos.

"ENTRUDO" - O termo, derivado do latim "introitus" significava "entrada", "começo", nome com o qual a Igreja denominava o começo das solenidades da Quaresma. Porém, as festividades do entrudo já existiam bem antes do Cristianismo, eram comemoradas na mesma época do ano e serviam para celebrar o início da primavera. Com o domínio da Igreja Católica (Era Cristã), o entrudo passou a fazer parte do calendário religioso, indo do Sábado Gordo à Quarta-feira de Cinzas.

Campeãs do Carnaval 2012 no RJ

A Escola de Samba Unidos da Tijuca foi eleita a Campeã do Carnaval Carioca 2012. Com um enredo em homenagem a Luiz Gonzaga “O Rei do Baião”. A Unidos da Tijuca é uma das escolas de samba mais antigas do Brasil. O Carnavalesco Paulo Barros deu a Agremiação o Título de Campeã do Carnaval Carioca, após um jejum de 74 anos.
 
O Desfile de Carnaval das Escolas de Samba é altamente competitivo. São dez categorias com quatro juízes para cada categoria. As pontuações são dadas numa escala de 7-10, fracionadas, sendo 10 a melhor.