sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Carta da Juventude do Complexo do Alemão ao comitê da UPP

Aparente paz divulgada pela mídia, mas o que
vemos é pessoas com medo de ter suas casas violadas.
A matéria abaixo, em princípio, poderia ter sido feita em qualquer comunidade favelada "pacificada" ou "em estado de pacificação". 

O tratamento dispensado pelas forças de segurança pública aos habitantes dessas áreas, guardadas as devidas proporções, sugere semelhanças - uso de chave mestra para entrar no imóvel - com ou sem morador, mesmo que este não permita a entrada da força policial; revistas invasivas "duras"; etc... 

Mas, vamos à matéria...

Durante décadas o Estado não reconheceu os territórios, hoje então ocupados, como parte integrante da cidade, negando aos seus moradores uma cidade de direitos. 


Hoje depois de 2 anos de ocupação da segurança pública no território, percebemos que ainda temos um longo caminho a seguir na garantia de direitos básicos como o direito a exercer e produzir práticas culturais em seu território, direito a produzir representação social, direito a liberdade de expressão, direito a liberdade de ir e vir, não violação do domicílio, esclarecimento de mortes, entre outros.

O #OcupaALEMÃO é um ato pacífico que tem como objetivo estreitar o diálogo entre a juventude e o poder de segurança pública no território, com o intuito de minimizar os impactos de confronto, desrespeito, desacato e abuso de poder.

Como juventude favelada, do Complexo do Alemão, propomos a criação de um comitê, formado pela sociedade civil organizada e moradores, com o intuito de mediar conflitos entre a polícia e a juventude. Esse comitê será responsável em receber possíveis denúncias de desrespeito ao morador, violação do lar, abuso de poder, ameaças, entre outros. E repassar as denúncias para a Unidade de Polícia Pacificadora - UPP, por meio de um diálogo para melhorias.


Tendo em vista que violação de direitos acontecem todos os dias nas favelas do Rio de Janeiro e o morador, em sua maioria, não tem para quem denunciar. E quando existe uma instância de poder no território ele se sente intimidado. Como denunciar a polícia para a própria polícia? Portanto esse comitê formado pela sociedade civil organizada e moradores, será uma ferramenta de mediação de conflito dentro da comunidade.



Fonte: http://www.vozdascomunidades.com.br/complexo-do-alemao/carta-da-juventude-do-complexo-do-alemao-ao-comite-da-upp/?fb_comment_id=fbc_313258138778077_1486267_313427815427776#f19c68d9bb00cc

Curta para quem gosta de livros

Uma bela contribuição da direção da Biblioteca Parque de Manguinhos para os amantes de livros de todas as idades. Este audiovisual recebeu o Oscar 2012 de Melhor Curta de Animação.