terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Agenda Contra a Violência Urbana

Uma agenda interessante e importante que a Rede Contra a Violência disponibiliza para que a sociedade debata o hiato entre o Estado Democrático de Direitos garantido em constituição e o Estado Violador de Direitos que do dia-a-dia da população pobre. Ou seja, o que acontece em Manguinhos, acontece em outras áreas do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo. Portanto, pessoal, é tema que interessa a todas e a todos, independente da classe social, raça/etnia, gênero, etc.

É importante o debate, a troca de informações, o diálogo. É saber que a pessoa não está e não deve estar sozinha em sua dor, ela deve buscar alianças para que o quadro seja transformado - justiça, igualdade, direitos, direito à fala, etc. sejam defendidos e garantidos.

  • 04/12 – Apresentação de Necrodrama Balas Perdidas sobre a morte de Matheus Rodrigues Carvalho, aos 8 anos, durante operação do 22o BPM na Baixa do Sapateiro. O assassinato de Matheus, que completará 4 anos no dia 05/12, repercutiu nacionalmente a partir da foto de sua mão ensangüentada segurando a moeda de R$1 com a qual ia comprar pão quando foi baleado. Gracilene Rodrigues, mãe de Matheus, participará da apresentação. Às 21h no Museu da Maré, Avenida Guilherme Maxwell, 26.
  • 05/12 – Audiência de instrução e julgamento do processo onde Emir Campos Laranjeira (ex-comandante do 9º Batalhão de Rocha Miranda, ex-deputado estadual, acusado de liderar o grupo de extermínio “Cavalos Corredores”); Eduardo José Rocha Creazola, vulgo “Rambo”; Arlindo Maginário Filho; Adílson Saravia Hora, vulgo “Tula”; Irapuã Ferreira; Washington Luiz Ferreira dos Santos; Luiz Cláudio de Souza, vulgo “Mamãe” e “Badi” e Pedro Flávio Costa são acusados do assassinato de Edméia da Silva Euzébio, uma das Mães de Acari, em janeiro de 1993. Às 16h na 1a Vara Criminal, Fórum do Rio.
  • 05/12 – Sessão Especial em Homenagem a Marilene Lima do Filme LUTO COMOMÃE de Luís Carlos Nascimento. Às 20:00 horas na Rua do Rezende, 80, Lapa.
  • 05/12 – Ocupação Cultural no Borel contra o Toque de Recolher ilegal e arbitrário imposto pela UPP. A partir das 21h em frente ao CIEP na Rua São Miguel, Tijuca.
  • 06/12 – Reunião da Comissão de Atingidos da Transoeste, às 19:00h na comunidade do Fontela (Vargem Grande), no bar da Francisca.
  • 16/12 – Reunião das favelas da Zona Sul ameaçadas de remoção forçada e “remoção branca”, e do Movimento Favela não se Cala, no Santa Marta, em Botafogo. Às 10h na laje da Marcela, no Pico, parte mais alta do Santa Marta (subir pelo plano inclinado até a última estação).

Comissão de Comunicação da Rede contra a Violência