quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Oportunidade de Estágio: Comunicação - Jornalismo

Estágio para Jornalismo 

- Associação dos Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil - AAFBB.

  Horário: 12h às 18h (negociável)  R$ 700,00 | Almoço e Vale Transporte | a partir do 6º período  Currículo: luizaeugenia@aafbb.org.br


- Jornal Destak: editoria Rio e Esportes
  Apuração, redação de matérias de Esportes (especialmente, futebol) no Rio e ajudar, no mesmo trabalho, em outras editorias (Rio, Brasil, Diversão e Arte...).
  Horário à combinar, mas preferencialmente tarde à noite.
  Bolsa: R$ 800 (a confirmar).
  Currículos: estagiodestakrio@yahoo.com.br

Democratização das Comunicações é agregar valor

Uma bela iniciativa para a democratização das comunicações vem das entidades representativas de matriz africana. Foi iniciado um iniciado um diálogo com o Ministério das Comunicações sobre os diversos pontos demandados pelos Povos Tradicionais de Matriz Africana. A ideia tomou forma a partir da provocação de Mãe Beth D'Oxum (PE), Vilma Piedade (RJ), Baba Alexandre de Oxalá (DF) e Pai Paulo (SP), que protocolaram um documento no Ministérios das Comunicações, com cópia para a SEPPIR.

O Secretário Executivo do MiniCom, Senhor Cezar Alvarez, recebeu, em fins de 2012, a comissão juntamente com Secretários de diferentes áreas, que se dispuseram a aprofundar o diálogo agora no início de 2013.

Uma das argumentações apresentadas no documento, diz respeito a: um diagnóstico da situação dos processos de solicitação de rádios comunitárias já abertos por entidades representativas de matriz africana e quilombolas, para que se possa buscar meios de resolver possíveis pendências e agilizar as concessões.
Dalmo Oliveira
Rádio Zumbi
Uma das emissoras que tem forte presença do movimento negro é a paraibana Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, localizada no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa. “Não se concebe que uma cidade com quase um milhão de habitantes só tenha apenas uma rádio comunitária outorgada”, disse Dalmo Oliveira, diretor da Rádio Zumbi.

É importante ressaltar que este tipo de iniciativa deveria se alastrar em todo o país, pois não tem cabimento que num país de dimensões continentais como o Brasil, todo o sistema de comunicação esteja nas mãos de menos de dez famílias, que mantém com mãos de ferro as pesadas restrições à comunicação comunitária brasileira.

Um dos programas de de grande audiência da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares é o “Alô Comunidade” é um programa da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, que é transmitido pela Rádio Tabajara (1.110 AM), retransmitido por sete rádios comunitárias e diversos blogs e sites, parceria da Sociedade Cultural Posse Nova República, Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e Coletivo de Jornalistas Novos Rumos.

O programa vai ao ar todos os sábados às 14h, com apresentação e produção de Dalmo Oliveira, Fábio Mozart e Beto Palhano, reportagem de Fabiana Veloso e Marcos Veloso. 

Fonte: http://radiozumbijp.blogspot.com.br