quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Saúde da população negra em debate


A inclusão de ações da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra nos Planos Estaduais e Municipais de Saúde pode contribuir para a redução das mortes maternas? Os gestores da atenção primária em Manguinhos desenvolvem processos de informação, comunicação e educação que desconstruam preconceitos e fortaleça uma identidade negra positiva? Estas são algumas das questões a serem abordadas no seminário Saúde da População Negra em debate: Uma política do SUS, no dia 23 de novembro, das 9h30 às 12h30, na Escola Nacional de Saúde Pública – Ensp/Fiocruz.

Participam deste evento, que visa o fomento e a qualificação do debate sobre o cumprimento das responsabilidades de cada esfera de gestão do SUS, a Dra. Isabel Cruz, titular em Enfermagem da UFF, coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (Nesen/UFF) e membro titular do Comitê Nacional de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde; e a médica Jurema Werneck, coordenadora da ONG Criola e representante do movimento negro no Conselho Nacional de Saúde.

Organizado pela Assessoria de Cooperação Social da Ensp, o seminário vai ao encontro da campanha de mobilização pela saúde da população negra, com atividades em diversas partes do país, que visa garantir a efetivação dos direitos à saúde da população negra brasileira, sobretudo o direito humano à saúde. O tema da campanha de 2011 - Ano Internacional dos Afrodescendentes, declarado pela ONU – é o Racismo faz mal a saúde: Política de Saúde Integral da População Negra Já!

O seminário, que também homenageia o mês da Consciência Negra, será mediado por Carla Moura - Mestre em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/Fiocruz), membro do GT de Educação Popular e Saúde da Abrasco, desde 2005; Consultora Master de Projetos da Unesco 2001/2004.


Serviço:
O que? Seminário Saúde da população negra em debate
Quando? 23/11/2011 – 9h30 às 12h30
Onde? Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – Ensp/Fiocruz – Av. Leopoldo Bulhões, 1.480, Salão Internacional – 4º andar – Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ
Mais informações: (21) 3977-2580 / 3977-2589 – cooperacaosocialensp@gmail.com


Trabalho: pessoas com deficiência

Curso de Formação para VJ

Começa hoje, 10/11, o Curso de Formação par VJ: criação audiovisual em tempo real. O curso é focado naquelas pessoas que curtem incrementar um baile, uma festa, com imagens bem boladas de audiovisual. O curso contou com o apoio do Ministério da Cultura - MinC -, é inteiramente gratuito e acontece na ENPS/Fiocruz.



Período:   Novembro - 10, 17, 22, 24 e 2 9 e  Dezembro - 1, 6, 8, 13 e 15
Horário: 14h às 17h
Local: Sala 1 de Informática, 2º andar, prédio da Ensp/Fiocruz (Rua Leopoldo Bulhões 1480, Manguinhos)

Conteúdo Programático: 
Criação audiovisual em tempo real - 30 horas

Módulo I  A Criação de Conteúdo (20h) 
1 – Introdução a linguagem de VJ;
2 – Apresentação de softwares (nesse projeto vamos priorizar o software livre "Quase Cinema", criado pelo brasileiro Alexandre Rangel, a fim de viabilizar o acesso, mas vamos apresentar os softwares mais importantes da área);
3 – Apresentação dos periféricos;
4 – Introdução à edição de vídeo digital;
5 – Criação de loop (pequenos trechos de vídeo usados para compor sets);
6 – Criação de sample (trechos de música que acompanham as apresentações);
7 – Discussão sobre autoria e direitos autorais;
8 – Discussão e criação de conteúdo audiovisual sobre Promoção da Saúde e Prevenção de Violências.

Módulo II 
Técnicas de Performance (10h)
1 – Composição de set
2 – Montagem Técnica