quinta-feira, 23 de maio de 2013

Rede de Assistência Social e Defesa dos Direitos Humanos no Complexo de Manguinhos



Esta é a proposta que vem sendo discutida pelo Grupo Temático de Assistência Social e Direitos Humanos do Conselho Comunitário de Manguinhos.

O que se quer é estimular o desenvolvimento e a constituição de iniciativas e instituições locais; qualificar a atuação dos movimentos de base sócio-comunitária nos ambientes coletivos; incentivar a gestão participativa das políticas públicas, através dos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação do programas e projetos.

A tarefa não é nada fácil, considerando-se que o Complexo de Manguinhos tem aproximadamente 40.000 moradores distribuídos entre as várias comunidades e conjuntos habitacionais. Além, entre outras tantas coisas negativas, estar entre os bairros de menor Índice de Desenvolvimento Social da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - 122º lugar entre os 126 bairros cariocas.

É bom entender que esta classificação é condicionada pela formação histórica, econômica e social deste território. Portanto, mudar este quadro será possível a partir de uma ação que una os três aspectos apresentados acima, de modo positivo e sustentável, de acordo com as oportunidades da realidade atual e as potencialidades dos seus moradores.

É importante que haja participação das reuniões do Conselho Comunitário de Manguinhos para entender melhor do que está se tratando: apoio aos projetos que tratem de capacitação e formação de moradores com base na experiência das instituições parceiras e nos saberes locais – através de cursos, oficinas e seminários; incentivar e buscar a participação popular nos processos de planejamento, execução e avaliação das políticas e programas do território.

Em debate: Comunicação Comunitária - "Uma onda no ar"

Para quem batalha pela democratização da comunicação, pela comunicação comunitária, pela liberdade de expressão, pelo direito de falar de seu cotidiano... então agende o dia 25 de maio, sábado, para dar uma chegadinha no salão comunitário da Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca (Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca).

Trata-se de uma sessão pipoca seguida de debate, das 9h às 12h. O filme é o imperdível "Uma onda no ar" que trata da organização e das dificuldades para a manutenção de uma rádio comunitária em uma favela de Belo Horizonte.

No pedaço, para estimular a galerinha a abrir o verbo, nada melhor do que Tião Santos, da Viva Rio, um "cara que manda bem" sobre rádio comunitária. E, a outra personagem, é a nossa Joyce Enzler, jornalista do Teias - Escola Manguinhos, roteirista que já editou muitos documentários pela vida afora, inclusive para a Rede CCAP, de Manguinhos.

O evento, coordenado pelo professor João Marcus, é ligado ao Projeto de Extensão "Memória, e Cidadania: reflexões sobre Direitos Humanos e participação popular" desenvolvido pelo CDOC-ARREMOS/UNIRIO.

"Uma das atividades é a exibição e debate sobre filmes com os quais possamos refletir sobre a realidade brasileira. Discutiremos questões como cidadania, participação, exclusão, memória, informação e direitos", afiançou João Marcos. 

evento é pensado para estudantes do Ensino Médio, universitários, agentes populares e público em geral. Evento gratuito. Classificação etária 14 anos.