quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

SNJ lança I Concurso de Prosa, Poema e Fotografia no âmbito do Plano Juventude Viva


03.01.2013 - SNJ lança I Concurso de Prosa, Poema e Fotografia no âmbito do Plano Juventude Viva
O I Concurso de Prosa, Poema e Fotografia - Juventude Viva vai selecionar os 30 (trinta) melhores trabalhos nas três categorias. As inscrições estão abertas desde a última quinta-feira (3/1) e terminam no dia 28/02/2013.

O Concurso tem por objetivo incentivar jovens a refletir, expor as suas opiniões e debater com a sociedade a condição da juventude negra brasileira e os desafios para o exercício de sua cidadania e plenos direitos.

Podem participar do concurso somente jovens que possuam idade de 15 a 29 anos no momento da inscrição, que sejam brasileiros, residentes e domiciliados em território nacional.

O Edital completo sobre o concurso está disponível também no site do Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra, Juventude Viva, no endereço www.juventude.gov.br/juventudeviva

Biblioteca Nacional lança editais para autores e criadores negros


A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MInC) lança nesta terça-feira, dia 20/11, três editais voltados para criadores e escritores negros. Os editais fazem parte do projeto do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) de valorização e fomento de produtores, criadores e escritores negros. Os lançamento dos editais faz parte da celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. 

Os objetivos dos editais são formar novos escritores, elevar o número de pesquisadores negros e de publicações de autores negros e incentivar pontos de leitura de cultura negra em todo o país de forma a se estabelecer novo paradigma em todas as linguagens apoiadas pelo MinC, com a participação efetiva da população negra brasileira.

O primeiro edital tem como objetivo a seleção de 01 projeto que implante 27 pontos de leitura e desenvolva atividades de mediação de leitura, criação literária, publicação, seleção de acervo e pesquisa que tratem de ações voltadas para a preservação da Cultura Negra e ações afirmativas de combate ao racismo no país.

O segundo edital selecionará até 23 projetos para concessão de bolsas, propostos por pesquisadores e pesquisadoras negras, visando incentivar a produção de trabalhos originais, em território brasileiro, em qualquer uma das áreas e subáreas do conhecimento definidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). 

O terceiro edital visa a formação de parcerias para o desenvolvimento de projetos editoriais sob a forma de coedição, a fim de produzir publicações de autores brasileiros negros, na forma de livros, em meio impresso e/ou digital, com o propósito de divulgar, valorizar, apoiar e ampliar a cultura brasileira dos afrodescendentes.

A cerimônia de lançamento dos editais contará com a presença da Ministra da Cultura, Marta Suplicy, do presidente da FBN, Galeno Amorim, do diretor-curador do Museu Afro Brasil, Emanoel Araújo, do presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Eloi Ferreira, e do presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antonio Grassi. O evento será no Museu Afro Brasil, no Ibirapuera, em São Paulo, a partir das 11h. 

Veja aqui o Edital de Pontos de Leitura
Veja aqui o Edital de Apoio a Pesquisadores Negros
Veja aqui o Edital de Apoio à Coedição de Livros de Autores Negros.

Implantação de pontos de leitura de Cultura Negra


FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (FBN/MINCprorrogou o prazo para inscrição de instituições interessadas em gerir e implantar o edital do projeto de implantação de PONTOS DE LEITURA de CULTURA NEGRA em todos os estados brasileiros.
   Os candidatos terão até o dia 4 de fevereiro de 2013 para inscrever seu projeto. A partir do dia 15 de janeiro o Siconv estará aberto para receber as propostas.
   O edital prevê a implantação de 27 pontos para fomentar a leitura nas comunidades atendidas e também oficinas de formação de escritores como forma de ampliar a presença dos criadores negros na CULTURA brasileira, que integra as políticas afirmativas de combate ao racismo anunciadas recentemente pelo MINISTÉRIO DA CULTURA.
   O investimento deve chegar a R$ 3,2 milhões.