terça-feira, 27 de novembro de 2012

Manguinhos em Cena com Sintonia Suburbana


Nos próximos dias 8, 9, 15 e 16 de dezembro, o grupo teatral Manguinhos em Cena encenará seu primeiro espetáculo Sintonia Suburbana, no Cine-Teatro da Biblioteca Parque de Manguinhos. Serão quatro apresentações abertas ao público da região e gratuitas sempre às 19h.

O grupo teatral é formada por jovens moradores da comunidade do Complexo de Manguinhos e proximidades, que durante um ano participou de um projeto de formação técnica e artística em Teatro, na Biblioteca Parque de Manguinhos, ministrado pela Cia. do Gesto.

O enredo da peça foi construído em uma dramaturgia coletiva das aulas, conduzida por Luís Igreja, diretor da Cia do Gesto, e costurada pela dramaturga Renata Mizrahi – autora de diversos espetáculos como Beti Davis e a Máquina de Coca-Cola, Joaquim e as Estrelas, Coisas que a Gente não Vê, entre outros), a partir de jogos e improviso dos atores.

Sintonia Suburbana trata-se de uma comédia-melodramática sobre uma rádio comunitária, que dá voz a diversas histórias e personagens criados pelos próprios alunos-atores. Tal dinâmica valoriza a trajetória individual de cada um para dar graça e leveza a temas do cotidiano de quem vive na região.

O espetáculo é a síntese das melhores performances do grupo, formatando um produto artístico original e que gera a identificação popular e afetiva do público.

Na metodologia empregada ao longo do curso, coube aos alunos-atores a produção e a captação de recursos para confeccionar o espetáculo (figurinos, cenários, iluminação, etc.), o que possibilita que tenham uma visão de toda a extensão do desenvolvimento de um trabalho teatral, e também uma forma de colocar em prática tudo que aprenderam durante o ano.

De acordo com Karen Kristien, integrante do Manguinhos em Cenauma das estratégias utilizadas pelo grupo foi recorrer à mobilização da comunidade para arrecadar recursos e apoios na forma de doações. “Estamos buscando apoio com instituições e organizações. As colaborações para o espetáculo podem ser de variadas formas, como doações financeiras, permuta de materiais e produtos”, disse Karen, sempre lembrando que esta iniciativa foi uma oportunidade maravilhosa para mostrar verdadeiros talentos oriundos de Manguinhos.

SERVIÇO: 
O quê? SINTONIA SUBURBANA – MANGUINHOS EM CENA
Onde?: Biblioteca Parque de Manguinhos
Endereço: Av. Dom Helder Câmara, 1184 – Manguinhos
Quando?: dias 8, 9, 15 e 16 de dezembro, às 19h
Entrada Franca
INFORMAÇÕES:www.companhiadogesto.com.br/manguinhosemcena, manguinhosemcena@companhiadogesto.com.br e (21) 2204-1498 (Priscila ou Helaine)

Indicação de Cláudia Costin para o MEC é rejeitada por educadores

Agência BrasilAtual secretária municipal de 
Educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costin 
 é cotada para a Secretaria de 
Educação Básica do MEC
Diferentes entidades e organizações não-governamentais estão fazendo campanhas na internet contra a transferência da secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costin, para o Ministério da Educação. Há uma petição pública, na internet, contra a primeira escolha feita pelo ministro Aloizio Mercadante.

A petição tece críticas à atuação de Cláudia, dizendo que ela tem “implementado a privatização do ensino público, a fragmentação do trabalho docente, a perda da autonomia dos professores e a submissão estrita aos cânones neoliberais”. Os professores que assinam o documento dizem que a secretaria comandada por Cláudia impôs “autoritarismo didático e de conteúdos” às escolas.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) - A ex-ministra da Administração e Reforma do Estado durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, representa retrocesso no projeto de resgate da educação pública brasileira e do País. "A CNTE exige do MEC coerência com a manutenção do projeto que elegeu Dilma Rousseff à Presidência da República, condição esta que requer a indicação de pessoas comprometidas com o projeto de sociedade escolhido por 56 milhões de brasileiros."


Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), criado em 1999 - “Expressamo-nos contrários à indicação da secretária de Educação do município do Rio de Janeiro, Cláudia Costin, assumir a Secretaria de Educação Básica, por defender políticas, programas e ações que fragilizam a identidade e os princípios da Educação Infantil presentes nas orientações e no marco legal educacional vigente no Brasil.”