quarta-feira, 13 de junho de 2012

Chuva não dá trégua durante a Olimpíada Cultural de Manguinhos

De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tarde de sábado (9 de junho) foi a mais fria do ano na cidade. Mesmo assim, rolou a Olimpíada Cultural de Manguinhos. E, se não conseguiu atrair o desejado público, por conta do frio e da chuva, fortaleceu parcerias, além de possibilitar o convívio e o conhecimento sobre as ações culturais e esportivas existentes na região. 

A organização foi do Conselho Comunitário de Manguinhos, e contou com apoio de instituições públicas e privadas e de gente que faz e acontece em Manguinhos. 

Algumas unidades da Fiocruz se fizeram presentes no evento, com a participação de trabalhadores e pesquisadores quando desenvolveram ações que visibilizavam projetos de desenvolvimento e pesquisa. Entre eles, alguns integrantes do PDTSP - Programa de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde Pública.





O corte de cabelos, gratuito, foi uma das ações do grupo Atividade Social Universal.






Vanessa Patrocínio (ACS/ENSP) entre Marcelle Esteves e Cleber Vicente, da Grupo Arco Íris e coordenadores do projeto Entre Garotas e Entre Garotos voltado para o público LGBT em implantação em Manguinhos.
Companhia do Gesto, grupo de teatro da Biblioteca Parque de Manguinhos, apresentou esquete, de forma .
Sansei Gabu, professor de Judô e Jiu jitsu, após fazer apresentações destas modalidades de artes mariciais com seus alunos no Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila, assiste às apresentações culturais juntamente com José Roberto, do grupo de música Escola Aberta, e de Jonathan do CRJ Manguinhos.


Gagui, do GT de Saúde e Esportes do Conselho Comunitário de Manguinhos, é uma das articuladoras da Olimpíada. Ela conversa com Carol, do Casa Viva, e Ariana, da ACS/ENSP, diante do varal das camisetas do projeto Fábrica de Talentos Furacão, iniciativa de Jairzinho, ex-campeão da Copa do Mundo de 1970.
Haroldo Cesar autografa o livro "Vida de Gari" sendo observado por Mayalu Matos (ACS/ENSP).  Francisco, presidente da Associação de Moradores de Samora Machel e também conselheiro de Esportes do Conselho Gestor Intersetorial do Teias - Escola Manguinhos, dá uma conferida no conteúdo do livro.







O grupo de pagode Só Limpeza deu uma canja para apoiar o lançamento do livro de seu amigo Haroldo César.
 



O músico/palhaço Matraca se une ao Grupo Música na Calçada da Escola de Música, composto por jovens moradores da comunidade de Manguinhos e alunos das oficinas do Casa Viva.


O DJ Adriano, de casaco vermelho, observa atento a apresentação do crooner - cantor principal - do Música na Calçada enquanto o grupo é fotografado por Jorge Paixão e Vitor Alexandre.



As meninas da barraca "Posso Ajudar?" estavam animadíssimas, distribuindo folhetos explicativos sobre Tuberculose, Dengue, DST AINDS/preservativos e o informativo Comunidade na Saúde.