sábado, 21 de abril de 2012

Empreendedor de Manguinhos no Caldeirão do Hulk

Kayo Victor, jovem negro, morador da comunidade do Mandela, em Manguinhos, mostrou, no quadro “Mandando Bem” do programa Caldeirão do Hulk, da rede Globo, hoje, 21/04, que, apesar das dificuldades, acreditar nas próprias escolhas implica na autodeterminação, comprometimento com seus sonhos, perseverança, vontade de crescer, lealdade e respeito a quem o apoia.

O ex-vendedor de churrasquinho e ex-pizzaiolo, ao conhecer o yakisoba viu que esta iguaria oriental poderia ser a oportunidade para conquistar sua autonomia e melhorar seus ganhos para ajudar sua família. Investiu numa carrocinha - conhecida como "Yakisoba de Elite" - e foi vender seus produtos nas portas dos bailes na comunidade, além de fazer entregas de quentinhas na região.  Foi o próprio Kayo Victor que enviou a história para a produção do programa, após a apreensão de sua motocicleta pela polícia. 

Ver a família unida foi, realmente, muito bacana. Até porque, em Manguinhos, é difícil desconhecer esta turma animada e batalhadora: a começar pela matriarca Norma Maria, conselheira de saúde do segmento minorias (LGBT, negros e deficientes) do Conselho Gestor Intersetorial do Teias – Escola Manguinhos.




Prêmio Abdias Nascimento lança catálogo em seis cidades

Flávia Viana/Oi Kabum anuncia os
vencedores da 1ª edição do Prêmio
No dia 21 de março, data comemorativa ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, as comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial do Rio de Janeiro (Cojira-Rio) e do Distrito Federal (Cojira-DF) anunciaram o lançamento do catálogo da primeira edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, durante a sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal para a entrega do título de cidadã honorária de Brasília à militante Maria da Graça Santos.

Na maratona de lançamentos do catálogo, ainda em março, João Pessoa (PB) e Maceió (AL). Em abril, Salvador (BA) no dia 12 e Porto Alegre (RS) no dia 25. No Rio, o evento ocorrerá em maio durante o anúncio da abertura das inscrições para a 2ª edição do prêmio.