sábado, 21 de abril de 2012

Empreendedor de Manguinhos no Caldeirão do Hulk

Kayo Victor, jovem negro, morador da comunidade do Mandela, em Manguinhos, mostrou, no quadro “Mandando Bem” do programa Caldeirão do Hulk, da rede Globo, hoje, 21/04, que, apesar das dificuldades, acreditar nas próprias escolhas implica na autodeterminação, comprometimento com seus sonhos, perseverança, vontade de crescer, lealdade e respeito a quem o apoia.

O ex-vendedor de churrasquinho e ex-pizzaiolo, ao conhecer o yakisoba viu que esta iguaria oriental poderia ser a oportunidade para conquistar sua autonomia e melhorar seus ganhos para ajudar sua família. Investiu numa carrocinha - conhecida como "Yakisoba de Elite" - e foi vender seus produtos nas portas dos bailes na comunidade, além de fazer entregas de quentinhas na região.  Foi o próprio Kayo Victor que enviou a história para a produção do programa, após a apreensão de sua motocicleta pela polícia. 

Ver a família unida foi, realmente, muito bacana. Até porque, em Manguinhos, é difícil desconhecer esta turma animada e batalhadora: a começar pela matriarca Norma Maria, conselheira de saúde do segmento minorias (LGBT, negros e deficientes) do Conselho Gestor Intersetorial do Teias – Escola Manguinhos.




Sempre sorridente e confiante, esta mulher mostrou que fez seu trabalho direitinho, a comprovação, também, se deu pelas palavras de seu filho Kayo Victor enaltecendo o ser Negro e a história das lutas e das batalhas vencidas e relembrou ícones negros. “Para o pessoal da cor, para ninguém desanimar: o político mais poderoso do mundo, é negro!, a pessoa mais rápida do mundo, também é negra!”, e citou a jornalista Glória Maria, o Rei Pelé, “e o primeiro participante da nova temporada do quadro “Mandando Bem”, também é negro!”, falou orgulhoso levantando a mão direita com o punho cerrado, fazendo alusão ao símbolo de resistência da luta pelos direitos civis dos negros, inicialmente afro-americanos e, posteriormente, pela diáspora africana. 
Ao som do funk "Yakisoba de Elite", MC Marcinho homenageia Kayo Victor, seus familiares e a comunidade, contando a história deste rapaz negro, jovem e favelado, que não quer virar estatística e, que faz a diferença.

4 comentários:

  1. Que lindo obrigada vocês são de mais adorei......

    norma maria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara,
      O mérito é todo seu e da família maravilhosa que você construiu.
      Somos parte de sua arquibancada, composta de pessoas que querem uma Manguinhos, uma sociedade, que contemple a todos e todas, de forma igualitária respeitando a heterogeneidade, a diversidade de pensar, olhar e sentir.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Aí, mandou bem. Só que tu sumiu, não vi o trailer bacana aqui no pedaço...
    Zekeu

    ResponderExcluir