segunda-feira, 30 de julho de 2012

Oficina: Combate à violência contra a juventude negra

A Assessoria de Cooperação Social da ENSP/Fiocruz participou da Oficina de Planejamento de Campanha de Mídia Combate à banalização da violência contra a juventude negra, que integra o Plano de Enfrentamento à Violência Contra a Juventude Negra.

Esta campanha é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Juventude / Secretaria Geral da Presidência da República, em parceria com a SEPPIR – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que é fruto da mobilização de diversos segmentos da juventude no Brasil, que em 2008, elegeram esse tema como prioridade da Primeira Conferência Nacional da Juventude.   

A SNJ, buscando seguir as diretrizes dessa Conferência, vem construindo coletivamente um Plano de Enfrentamento a ser lançado em breve. A Cooperação Social da ENSP vem participando das discussões sobre o plano e se colocando como parceira, uma vez que entende ser este problema uma grave questão de saúde pública.

Mais formandos do Curso VJs


Foto: Mayalu Matos

Nesta quinta-feira, 2 de agosto, às 15h, o Curso de Formação em VJ - ferramentas audiovisuais para promoção da saúde forma mais uma turma. O curso é fruto da parceria entre a Assessoria de Cooperação Social da ENSP, o Ministério da Cultura e o Espaço Casa Viva. A ‘cerimônia’ - com direito ao exercício prático que mescla entre imagem e música - acontece no Espaço Casa Viva (Rua Capitão Bragança, 142 – Manguinhos). 
As alunas Grace Ellen e Cristine Campos estiveram na Rádio Rua no domingo, dia 22 de julho, quando foram convidadas para fazer uma instalação audiovisual, junto com o professor Marcelo Track. A Rádio Rua acontece todos os domingos, a partir das 18h, no quiosque do Bispo, no Aterro do Flamengo próximo ao Outeiro da Glória, sempre com diversas atividades culturais e com transmissão ao vivo pela http://www.radiorua.com.br/
Na estréia como VJs, as jovens projetaram imagens nas árvores do Aterro do Flamengo. Esta foi uma oportunidade das formandas do curso mostrarem um pouco do que aprenderam e, ao mesmo tempo, experimentarem o dia-a-dia do VJ in loco. 

Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose


Um dia especial para colocarmos em nossa agenda, referente à Lei 5.054/2007, que é o dia 6 de agosto, Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose no Rio. Nesta data, acontece o
8º Encontro Comunitário de Tuberculose, no Hotel Atlântico Business (Rua Senador Dantas, 25, Centro). O encontro tem por objetivo reforçar as atividades de mobilização e, sobretudo, fomentar o debate sobre os principais entraves ao controle da tuberculose, o Fórum Estadual das ONGs na Luta contra a Tuberculose RJ em parceria com o Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PCT/SES/RJ).

O Encontro Comunitário de Tuberculose também tem como propósito:  o fortalecimento do controle social no SUS, traçar estratégias coletivas de intervenção e articulação de políticas voltadas à promoção da saúde, melhoria do acesso ao diagnóstico e tratamento, redução do abandono, benefícios sociais, combate ao estigma e à discriminação e a defesa dos direitos humanos das pessoas com tuberculose.

Na ocasião, um seminário fará uma retrospectiva da atuação do Fórum ONGs TB em seus nove anos de existência e uma avaliação do atual cenário das políticas de enfrentamento da tuberculose e suas diferentes interfaces: sustentabilidade das ações comunitárias; advocacy, comunicação e mobilização
social 306410_190649524398629_1224769066_n.jpg8º Encontro Comunitário de Tuberculose
Seminário: Avançar no combate à tuberculose o papel do governo e da sociedade civil.

Arraiá do Fórum de Manguinhos