quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Manguinhos em Cena estreia com Sintonia Suburbana no sábado, 8/12


Sábado, 8 de dezembro, às 19h, é a grande estreia do Manguinhos em Cena com o espetáculo Sintonia Suburbana no novo Cineteatro da Biblioteca Parque de Manguinhos. Espetáculos: 9, 15 e 16/12, sempre às 19h.

Sintonia Suburbana é uma comédia melodramática, baseada em histórias que os próprios alunos trouxeram de situações e pessoas com quem convivem no cotidiano.
Trabalhando diretamente com o diretor Luís Igreja e com os alunos-atores, a dramaturga Renata Mizrahi foi a responsável por dar unidade aos casos de bala perdida, remoções habitacionais, falta de destino e de identidade.
Sintonia Suburbana é o nome de uma rádio, que apresenta programas como “Casos bizarros da vida normal ou casos normais da vida bizarra” e “Contos picados do dia a dia”, tudo com muito humor, visando à reflexão e ao entretenimento.

Manguinhos em Cena, projeto do Laboratório de Dramaturgia do Gesto (que integra o programa PalavraLab, da Biblioteca Parque de Manguinhos) montou a companhia a prtir das oficinas de formação teatral visando a capacitação de um grupo cênico da região do Complexo de Manguinhos.

O projeto é uma parceria da Companhia do Gesto com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e tem patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Renata Mizrahi
Colaboração: Alunos do Manguinhos em Cena
Assistente de Dramaturgia: Haroldo César
Direção: Luis Igreja
Elenco: Evaldo de Andrade, Haroldo César, Héktor Breno, Jéssica Azeredo, Jorge Wilson
Matias, José Roberto Araújo, Katarine Gama, Leonardo Santana, Lidiane Marinho, Luiz
Cassiano, Luiz Estevão, Marcelo Patrocínio, Ronaldo Silva, Sandra Cipriano, Thadeu Pinto,
Thalyssiane Aleixo
Assistente de direção: Hektor Breno (estagiário)
Coreografia: Katarine Gama
Pesquisa e execução da sonoplastia: Luiz Cassiano
Concepção e pesquisa de trilha sonora e sonoplastia: Hektor Breno, José Roberto
Araújo, Luiz Cassino
Iluminação: Geraldo de Andrade
Orientação de figurinos: Rui Cortez
Orientação de criação e confecção de máscaras: Tania Gollnick
Cenografia: do Grupo
Direção de Produção: Ana Carina
Assistente de Produção: Ana Terra Rodrigues
Estágiarios de produção: Karen Kristien, Lidiane Marinho, Hueider Guerreiro
Produção e Realização: Companhia do Gesto e alunos do Manguinhos em Cena
Coprodução e administração: Zucca Produções
Registro audiovisual: Bruno Fochi
Fotos: Celso Pereira

Serviço:
O quê? Sintonia Suburbana, da Cia Manguinhos em Cena
Quando? 8, 9, 15 e 16 /12 (sábados e domingos), às 19h
Onde? Cineteatro da Biblioteca Parque de Manguinhos
Quanto? Entrada franca

Três momentos especiais da Semana Nacional Ciência, Cultura e Saúde

Entre os dias 3 e 5 de dezembro, o Rio de Janeiro sediou a Semana Nacional de Ciência, Cultura e Saúde, composto de três eventos: o I Encontro Nacional da Rede Saúde e Cultura, o VIII Simpósio de Ciência, Arte e Diversidade em Saúde e o I Conexão Internacional Saúde e (Ciber) Cultura. Os dois primeiros form presenciais e as atividades aconteceram na Cinelândia, Palácio Gustavo Capanema (centro da cidade), Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Manguinhos) e no Instituto Municipal de Atenção a Saúde Nise da Silveira, Engenho de Dentro (RJ). Já a Conexão Internacional ocorreu no ambiente virtual da Rede Saúde e Cultura.

A Semana foi promovida pela Fiocruz, por meio da Fiocruz Brasília – Programa de Educação, Cultura e Saúde (Pecs), do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da ENSP, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict); pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, (SCDC/MinC); pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Participativa, pelas Secretarias Estaduais de Cultura e Saúde do Rio de Janeiro, e pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, por meio do Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde, com a colaboração de movimentos sociais, entre outros.











Fórum do Terceiro Setor e Lideranças Comunitárias na UNISUAM

A UNISUAM convida a todos e a todas para participar do IV Fórum do Terceiro Setor e Lideranças Comunitárias, no dia 07/12 sexta-feira, das 8h às 18h, no auditório Prof. Arapuan Medeiros da Motta, na Av. Paris, 72 - Bonsucesso. 

As inscrições são gratuitas! 

Quem tiver interesse em participar, é só enviar fazer contato através do e-mail renataf@unisuam.edu.br informando nome completo, CPF e telefone para efetuar a inscrição ou entrar em contato por telefone 3882-9787 / 8366-0415.