quarta-feira, 17 de outubro de 2012

TKCSA é denunciada no Programa A LIGA na Bandeirantes

"O Perigo Mora ao Lado" do programa A LIGA da Band retrata as áreas de risco onde moram as populações mais vulneráveis. 

O alerta para este excelente trabalho veio de Mônica Lima, que destacou as abordagens feitas sobre a poluição e a ameaça à saúde ocasionadas pela TCKSA, problemas seríssimos enfrentados pela população local. Os moradores fazem um bom relato mostrando a realidade e a manifestação do Ministério Público. 

O programa mostrou também os desabrigados do morro do Bumba (Niterói), de 2010, e as inundações no Anil (Jacarepaguá). 

Para ver o vídeo completo acesse o link do programa A LIGA da Band (http://aliga.band.uol.com.br/conteudo.asp?id=100000542236), 

Feira de Ciência e Saúde, em Manguinhos, na Semana Nacional de C&T


 No sábado, 20 de outubro, na Praça da Cidadania no antigo 1º Desup (atrás da UPA de Manguinhos), será realizada a Feira de Ciência e Saúde, em Manguinhos, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a ser encerrada no domingo, 21. Este evento integra a programação da Fiocruz na Semana, que tradicionalmente oferece diversas atividades temáticas dentro do Campus, com visitação intensa, principalmente de escolas. Com esta proposta do PDTSP Teias (Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Públicaas atividades da Fiocruz vão acontecer também fora dos muros da instituição, atingindo um público ainda maior.

Além da disseminação de informações relacionadas às pesquisas da Fundação, na perspectiva devolutiva, dos produtos desenvolvidos pela Rede PDTSP-Teias à população de Manguinhos; a proposta busca também envolver os trabalhos de promoção da saúde realizados no âmbito do Teias – Escola Manguinhos no evento coletivo. Inclusive desenvolver abordagem da temática da SNCT 2012 - “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” – a partir da perspectiva de quem mora em um território socialmente vulnerabilizado como é Manguinhos.

Entre as várias atividades que integram a programação, entre outras, estão: cine-debates, jogos educativos e científicos, orientações em saúde e sobre acesso a medicamentos, oficina de comunicação. Além de feiras de: economia solidária, de saúde e de serviços sociais do Trabalho Social do PAC-Estado.

Para a construção desta Feira de Ciências e Saúde, várias foram as parcerias, entre elas: Teias – Escola Manguinhos, Cooperação Social da ENSP, Casa Oswaldo Cruz / Museu da Vida, Instituto Fernandes Figueira/IFF, Instituto Oswaldo Cruz/IOC (unidades da Fiocruz integrantes da Rede PDTSP-Teias); e, Território em Transe, Trabalho Social do PAC Estado, Casa da Mulher de Manguinhos, Biblioteca Parque de Manguinhos, Grupo Arco Íris, Projeto Fundão Biologia/UFRJ, Conselho Comunitário de Manguinhos, C.E.Compositor Luis Carlos da Vila e Ecosol.

Serviço:
O quê? Feira de Ciência e Saúde, em Manguinhos, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Quando? 20 de outubro, das 12h às 17h
Onde? Praça da Cidadania do antigo 1º Desup na Av. Dom Helder Câmara, 1.184, atrás do Colégio Estadual Compositor Luís Carlos da Vila e da UPA de Manguinhos.
Contatos: cooperacaosocial@ensp.fiocruz.br e tels.: 21 3977-2580 e 3977-2589


Seminário na PUC-Rio discute Comunicação Comunitária

As dificuldades enfrentadas pela comunicação comunitária no Brasil foi um dos temas de destaque no 1º Seminário Regional de Comunicação Comunitária, de terça (16) até sexta-feira (19), no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), na Gávea.

A Lei 9.612/1998, que instituiu o serviço de radiodifusão comunitária no país, foi criticada pelo setor na parte que trata da proibição de publicidade, da burocracia na concessão de outorgas de funcionamento das rádios e da obrigação para que as emissoras comunitárias operem em baixa potência e cobertura restrita.

De acordo com Thiago Ansel, do Coletivo Observatório de Favelas, apesar das restrições impostas pela lei, as novas tecnologias possibilitaram a proliferação de veículos comunitários pela internet. Ele coordenou uma pesquisa, em 2011, que identificou 104 veículos de comunicação comunitária apenas na região metropolitana do Rio, sendo que a maioria surgiu nos últimos dez anos e são blogs.

As pesquisas indicaram que as mídias digitais não precisam de grandes estruturas; o financiamento praticamente não existe; mesmo não tendo fins lucrativos, uma rádio comunitária precisa de patrocínio e de formas de financiamento ou editais para se manter; além disso elas têm dificuldades para acessar as organizações internacionais que investem nessa área.

Tião Santos, fundador da primeira rádio comunitária do Brasil (Novos Rumos FM, no Rio), disse que as novas tecnologias possibilitaram que muitos dos invisíveis tivessem alguma visibilidade por meio das mídias sociais e blogs. "Mas se por um lado avançamos nesse sentido, por outro ainda existe uma distância do ponto de vista da democracia. Na realidade, vemos o controle das grandes mídias e da internet nas mãos de poucos', disse. 'O espaço da democracia não está garantido. Passou da hora da sociedade se indignar com essa mordaça que temos na comunicação brasileira, com os grandes monopólios, com as leis que existem hoje'.

Para a professora Patrícia Saldanha da Universidade Federal Fluminense, tão importante quanto a possibilidade de a comunicação comunitária cooptar financiamento e se apropriar da técnica é a de comunicar o que a própria comunidade produz para si e para o mundo. 'É necessário se apropriar das novas tecnologias da comunicação, produzir seu próprio conteúdo e ter a possibilidade de voz no mundo, para reverter a técnica em benefício da própria comunidade', declarou.

Fonte: Agência Brasil / Flávia Villela 

Oportunidade de trabalho: Estágio em Administração


A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) está selecionando candidatos para ocupar uma vaga no Programa de Estagiário Curricula.

Vínculo: Bolsa de Estágio Curricular/ Nível Superior
Escolaridade: Cursando no mínimo o 3º período do curso de Graduação em Administração.
Vaga: 1 (uma) 
Setor Responsável: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde - CPPG
Período de Inscrição: de 17/10/2012  a 23/10/2012
 
Critérios de Seleção:
- Domínio das ferramentas de informática: Pacote Office ( Windows, Word, Excel e Power Point) e internet;
- Boa Redação;- Bom Relacionamento interpessoal.
Carga Horária: 30 horas semanais  
Valor da Bolsa: R$ 520,00 (Quinhentos e vinte reais) - 30h +  Auxilio-Transporte: R$ 132,00 (Cento e trinta e dois reais)  
Início do Estágio: 03/12/2012

Currículos: Seção de Gestão de Pessoas da EPSJV, até o dia 17/10/2012 através do e-mail srhepsjv@fiocruz.br . Especificar no Assunto "Vaga Estágio Administração"

OBS.: O currículo deverá estar no corpo da mensagem. Não serão abertos arquivos anexados.

Atividades do estágio:   
- Apoio às atividades de administração da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde, incluindo abertura, acompanhamento e finalização de processos seletivos; de compra de materiais; de pagamento de hora/aula; de emissão de passagens; de organização de calendário acadêmico; de organização de espaços curriculares; elaboração de fichas de registros de notas e frequências; recebimento e protocolo de trabalhos e notas; agendamentos e providências administrativas para realização de exames de qualificação de projetos e de defesas de dissertações; elaboração de relatórios técnicos; elaboração de relatórios acadêmicos; apoio na atualização da web site do programa;
- Apoio à realização de eventos da escola, inclusive reuniões da pós-graduação;
- Levantamento de informações acadêmicas para fins de alimentação do programa informatizado de avaliação da CAPES/MEC (Coleta Capes);
- Apoio à docentes e discentes no preenchimento de currículos Lattes do CNPq;
- Alimentação do sistema de gerenciamento acadêmico (SIGA);
- Levantamento bibliográfico e transcrições de entrevistas referente às pesquisas em andamento na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde;
- Apoio na organização dos arquivos físicos da pós-graduação.