sexta-feira, 20 de julho de 2012

Caçadas de "Negrinho"

Matéria publicada no jornal Brasil de Fato, imprensa alternativa, mostra o que o Movimento Negro vem denunciando há décadas: controle social sobre homens negros nos bairros periféricos, ou genocídio de homens negros pobres.


Claro que nas comunidades faveladas morrem homens de variados tons de pele, mas se tirarmos os óculos escuros, veremos que a melanina (proteína que confere pigmentação à pele e aos cabelos) tende a ser mais carregada. Mais do que necessário, já passou de ser urgente o debate aberto e democrático sobre esta questão de saúde pública. Esta é uma das facetas do racismo institucional, internalizado e naturalizado nas entranhas do estado brasileiro e no inconsciente da sociedade que precisa se unir e combater este câncer que dizima a si mesma. A ilustração só poderia ser do formidável do cartunista Latuff.


Movimentos protestam contra genocídio na periferia


No mês passado, em apenas 11 dias, 127 pessoas foram assassinadas - em sua maioria, negras e pobres; ato no MASP reuniu cerca de 200 pessoas 

Regiões Narrativas: abertas inscrições para 2º módulo

Plano de Desenvolvimento Sustentável de Manguinhos

Belo Monte: mesmo enredo 500 anos depois

Imagens que podem e devem nos fazer pensar o quanto a mobilização pelas nossas demandas são sérias e que o futuro de nossas gerações num país efetivamente democrático, que inclua a todos os brasileiros e brasileiras de todas as etnias/culturas/religiões/orientações sexuais, depende de nossas (re)ações no presente.