quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Delegadas para a 3ª Conferência Nacional


Delegação de Mulheres de Manguinhos na etapa municipal da
3ª Conferência Municipal de Mulheres, em 3 e 4/09/2011

Capitaneadas pelas delegadas da etapa municipal - Patrícia Evangelista, Norma Maria de Souza e Simone dos Anjos, da Organização Mulheres de Atitude (OMA), e Deise Landim, da Organização Mulheres em Ação –, um grupo de moradoras de Manguinhos participaram da III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, ocorrida entre os dias 21 e 23 de outubro, no Flamengo.

Segundo a ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, a política pública deve ser levada para a ponta, que são os municípios. E, lógico, os bairros também, como Manguinhos, que promoveu Encontros de Mulheres, preparatórios para o processo conferencial que terá culminância na etapa nacional, entre os dias 12 e 15 de dezembro, em Brasília.

Com isso, as mulheres do território conseguiram garantir uma vaga como delegada para o coletivo, que escolheu Simone dos Anjos, moradora da comunidade Nelson Mandela, como sua representante. É interessante registrar a gritante diferença entre as vagas destinadas para o poder público e para a sociedade civil: 19 por 8 – a serem disputadas por 15 instituições.

A delegação de Manguinhos teve que eleger uma única delegada. Houve a polarização entre Simone dos Anjos e Norma Maria de Souza, questão logo resolvida sem nenhum problema, muito pelo contrário, em total consenso, ficando então, Simone indo representar as mulheres de Manguinhos em Brasília, com o apoio das companheiras.