segunda-feira, 9 de abril de 2012

Racismo institucional como determinante social da saúde

Com o objetivo de discutir o racismo institucional como determinante social da saúde, além de oferecer informações sobre a temática aos profissionais das diversas áreas e provocar mudanças de atitudes nos espaços públicos como forma de combate ao racismo institucional, será realizada no dia 11 de abril, das 14 às 17 horas, a webconferência Racismo Institucional como Determinante Social da Saúde. 

De acordo com a Escola de Saúde Pública do Paraná (Espp), o evento vai possibilitar o debate sobre o tema nas perspectivas da educação, da segurança pública e da saúde. As discussões possibilitarão aos participantes a ampliação do entendimento do processo de adoecimento para além da saúde; portanto, trata-se de um momento que possibilitará a aproximação de diversos assuntos à Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e que dará subsídios para que os profissionais apoiem os municípios quanto à implantação e implementação dessa política no estado.

Segundo a OMS, “os determinantes sociais da Saúde (DSS) são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham” e que impactam na qualidade de vida das pessoas. Portanto, algumas situações, como pobreza, baixa escolaridade e baixa qualificação profissional, insegurança alimentar, segurança pública insuficiente, falta de higiene, de acesso a água tratada e de coleta de lixo, discriminação, bem como outros fatores, aumentam as iniquidades e contribuem para o adoecimento e a morte das populações mais expostas a esses riscos.

Ato Contra a Privatização da Saúde

Moradores e participantes do FÓRUM SOCIAL DE MANGUINHOS

Excepcionalmente não haverá reunião do Fórum Social de Manguinhos, cujos encontros acontecem às terças-feiras, a partir das 18h em diversos locais de Manguinhos. Os integrantes deste coletivo - moradores e trabalhadores do bairro - decidiram participar do Ato Unificado do Dia Mundial da Saúde Contra a Privatização da Saúde nesta terça-feira, 10 de abril, com concentração na Cinelândia, a partir das 16h. 

CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE E DA VIDA !

TODOS DE BRANCO COM UMA FITA PRETA! 
A SAÚDE ESTÁ DE LUTO ! ! !

Em Defesa do SUS Estatal, com assistência Universal, Gratuita, de Qualidade e Integral !
Saúde não é mercadoria!

Agricultura Urbana

Lideranças comunitárias de Manguinhos, Jacarézinho e Arará, bem como entidades locais interessadas no tema "agricultura urbana", como forma de educação ambiental e promoção do Desenvolvimento Sustentável participam, no dia 12 de abril, das 14h às 17h, na Biblioteca Parque de Manguinhos, de reunião preparatória para a "Oficina de Agricultura Urbana", para a promoção da prática da AU nas comunidades populares da região de Manguinhos, Arará, Alemão, entre outras localidades.

O objetivo do encontro, que conta com a presença do Consultor da ABIDES e Coordenador do Projeto Piloto de Compostagem da Associação Bem Viver - Visconde de Mauá, Dr. Joaquim Moura, é estruturar o seminário "Agricultura Urbana - Arranjo Produtivo Local Comunitário".

6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Estão abertas as inscrições, até 12 de junho, para a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), para projetos realizados por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 4º ano do Ensino Médio – incluindo os ensinos profissionalizante e de jovens e adultos –, nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.

A OBSMA é um projeto educativo que busca estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas brasileiras, incentivando professores e alunos a produzirem trabalhos relacionados à saúde, meio ambiente e qualidade de vida.

Para participar, os professores devem acessar o site www.olimpiada.fiocruz.br e inscrever os trabalhos realizados com seus alunos na temática da Olimpíada. Estão entre os objetivos da OBSMA: (1) incentivar a realização de atividades interdisciplinares relacionadas à saúde, ao meio ambiente e à qualidade de vida, nas escolas brasileiras de educação básica e (2) conhecer, valorizar e divulgar estas atividades.