segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Seppir assina Protocolo de combate ao Racismo na Petrobras

A ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-racial (Seppir) nesta terça-feira, dia 7/2/2012, às 17h, na Petrobás (Edifício Sede da Petrobrás - Av. Chile, 65/24º andar), Protocolo de Inteções para Implementação de Estratégias Conjuntas para Fortalecer o Iniciativas de Combate ao Racismo e de Promoção da Igualdade Racial.

O objetivo é a eterna luta pelo tratamento igualitário que todo e toda pessoa humana deseja para si e para os seus pares. Entretanto, no Brasil, tão grande quanto injusto, nem sempre esta que deveria ser uma condição inequívoca é observada.

Daí termos, infelizmente, no nosso cotidiano situações de racismo explícito e também de violência por conta do desejo de alguém desqualificar o outro pelo tom de sua pele, que somada à sua condição sócio-econômica possibilita e eterniza um quadro de exclusão que além de prejudicar determinados grupos étnico-raciais, também empobrece o Brasil detentor de um caldo multirracial tão glorificado - no portão de desembarque em terras estrangeiras.
Todas e quaisquer políticas públicas deveriam ter como fundamentação os recortes de gênero/raça/classe, sem o devido aprofundamento de tais questões,  pode ser que nada ou pouca coisa irá mudar.

A implosão dos Prédios da CCPL e questões do Morar em Manguinhos

O Laboratório Territorial de Manguinhos fez um belo artigo tendo como pano de fundo a ação de implosão dos prédios da antiga CCPL, realizada pelo governo estadual há um mês, em 8 de janeiro deste ano.

O artigo,ricamente ilustrado com fotos de vários momentos de Manguinhos, levanta alguns questionamentos que permanecem sem respostas sobre a moradia neste bairro.

Vale a pena gastar alguns momentos e visitar o site do LTM (http://www.conhecendomanguinhos.fiocruz.br/?q=node/149) e analisar o material que tem como objetivo contribuir para o debate sobre o tema "Morar em Manguinhos".

Fonte: LTM