terça-feira, 18 de junho de 2013

O desafio do medicamento no Brasil

Foi o tema de uma Coluna Econômica de Luis Nassif. Vale a pena dar uma analisada neste texto, sempre atual, por sinal.

Coluna Econômica

Quais os limites para a fabricação de medicamentos por laboratórios oficiais? Este foi um dos pontos relevantes do Seminário Brasilianas Sobre Economia da Saúde.

Para Gonzalo Veccina, ex-superintendente da Anvisa (Agência Nacional de VIgilância Sanitária), falta foco nesse investimento em laboratórios oficiais.

Reconhece a excelência da Fiocruz (que administra alguns laboratórios) e do Instituto Butantã, entre poucos outros. Mas quando o Ministério da Saúde insiste em ampliar para outros laboratórios, menos capacitados, faltaria definir o principal: o que se pretende com isso, substituir a produção privada? É impossível, diz Veccina. O papel deveria ser o de coordenar.

Ele compara com as Farmácias Populares, operadas pela Fiocruz. Qual programa atinge mais brasileiros as Farmácias Populares ou o programa de distribuição de remédios para diabete e hipertensão através das 60 mil farmácias existentes no país? O segundo, é claro, conclui ele.

***

Não há dúvida de que os laboratórios oficiais, especialmente em remédios mais críticos, têm exercido um insubstituível papel regulador de preços, impedindo abusos.

Mas Veccina propõe que se vá além, que se pense o novo. O desafio em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação é deixar de fazer mais do mesmo, insiste ele. É discutir o do Estado, Universidade e indústria para que o país ocupe espaço no mundo, na produção mundial de medicamentos.

***

Veccina considera "desastroso" a quantidade de recursos que o Ministério pretende colocar em laboratórios oficiais, porque não serão capazes de dar respostas eficientes.

Os laboratórios públicos nasceram nos tempos do conhecimento físico-químico, diz ele, e em que os diagnósticos eram tão precários que a eficácia dos medicamentos não era adequadamente avaliada. Por isso mesmo, havia espaços maiores para entrar no mercado global.

Hoje, com o conhecimento de farmacinético (o estudo de todas as etapas da droga no organismo humano), com equipamentos como espectrômetro de absorção atômica e outros, com a possibilidade de se identificar moléculas, é impossível que o conjunto de laboratórios públicos dê conta do recado.
***
Veccina defende que se continue fazendo a farmaco química, o processo tradicional de produção de medicamentos, mas trabalhando em produtos essenciais, relevantes. Hoje em dia a linha de produção dos laboratórios oficiais é de baixo valor agregado. São praticamente laboratórios de manipulação que sequer conseguiram entrar no mercado de genéricos, diz ele.
***
Em 2014, todos os medicamentos produzidos no Brasil terão que passar por provas de farmacocinética, diz ele. Com exceção da Farmanguinhos e da FURP, nenhum dos demais terá condições de atender às exigências, diz ele, que afirma não entender a razão da Marinha e do Exército ter sua própria fábrica de medicamentos.
Na área de biológicos e imunobiológicos, Veccina propõe repensar nossa indústria estatal. Hoje em dia existe uma competição entre a Biomanguinhos e o Instituto Butantã.
Não há razão para essa competição entre dois laboratórios estatais, diz ele. E pode-se destruir todo esse trabalho se se insistir em estender essa produção para outros laboratórios, menos capacitados.
Clique abaixo para ler a matéria completa.

Estudantes baianos elegem primeira mulher para comandar a UEB

No 5º Congresso da União dos estudantes da Bahia (UEB), com o tema “70 anos na terra do sol: Universidade, sertão e desenvolvimento”, realizado, entre os dias 14 e 16 de junho, em Vitória da Conquista, foi eleita a primeira mulher a presidir a instituição desde sua criação há 70 anos. A estudante Marianna Dias atuará no biênio 2013 - 2015.

O evento, realizado no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), reuniu cerca de 500 universitários de diversas cidades baianas, discutindo assuntos inerentes à juventude, principalmente, sobre a educação.

Sayonara Malta, da Articulação Regional do Plano Juventude Viva, esteve presente acompanhando e divulgando as propostas e objetivos do plano.


Edital de Pesquisa em Práticas Integrativas e Complementares

Pesquisadores de todo o Brasil com projetos vinculados a produção de conhecimento sobre Práticas Integrativas e Complementares (PICs) podem se inscrever até o dia 22 de julho no edital de Chamada

do MCTI/CNPq/MS - SCTIE - Decit Nº 07/2013 - Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no Sistema Único de Saúde.

A iniciativa tem como objetivo desenvolver e disseminar estudos sobre PICs no Sistema Único de Saúde (SUS).


Serão financiados projetos que abordem custo-efetividade de ações de PICs no SUS; avaliação de serviços de PICs no SUS; e pesquisas clínico-epidemiológicas com enfoque no uso das práticas integrativas no cuidado a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.

edital foi desenvolvido pela Coordenação Geral de Áreas Técnicas do Departamento de Atenção Básica/SAS, em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia/SCTIE do Ministério da Saúde e por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Oficina de Projetos na Fiocruz: cultura e qualidade de vida em Manguinhos

A oficina, na modalidade de curso de extensão, é voltada para jovens moradores do Complexo de Manguinhos, profissionais de saúde e de cultura, moradores atuantes nas instâncias de participação social ou em ações de saúde e cultura da região.

O objetivo da proposta é contribuir para a formulação de propostas de promoção de qualidade de vida, mostrando a cultura local como fonte de mobilização dos moradores do Complexo de Manguinhos.

A oficina é aberta a jovens moradores do Complexo de Manguinhos, profissionais de saúde e de cultura, moradores atuantes nas instâncias de participação social ou em ações de saúde e cultura da região.

Serão oferecidas 20 vagas e o curso terá carga horária local de 30 horas-aula, sendo ministrado às terças-feiras e quintas- feiras, de 18h as 21h, podendo ocorrer aulas em dias diferentes dos especificados. As aulas começam no dia 2/07 e seguem até o dia 1º/08.

As inscrições serão realizadas até o dia 25 de junho, por meio do preenchimento da ficha de inscrição on-line: http://www.icict.fiocruz.br/sites/default/files/ficha_de_inscricao_cais.pdf . Esta ficha deve ser enviada para e-mail cais@icict.fiocruz.br, ou deverá ser impressa   entregue pessoalmente na Gestão Acadêmica do Icict. 

As aulas ocorrerão na Biblioteca Parque Manguinhos e no Centro de Referência da Juventude – Manguinhos, que fica na Avenida Dom Helder Câmara, 1.184, atrás do Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila. Outras informações podem ser obtidas na Gestão Acadêmica (Campus Expansão da Fiocruz - Avenida Brasil, 4036 – sala 210 - Manguinhos – Tel.: +55 (21) 3882-9063 | +55 (21) 3882-9033 - gestaoacademica@icict.fiocruz.br)

Oportunidade de Trabalho: bolsistas de apoio à pesquisa na Fiocruz

Fiocruz Brasília abre processo seletivo para bolsistas de apoio à pesquisa

Interessados em participar da seleção podem encaminhar currículo e ficha cadastral entre os dias 20 e 25 de junho

A Fiocruz Brasília divulga, por meio do Programa de Educação, Cultura e Saúde (Pecs), abertura de processo seletivo para preenchimento de quatro vagas de bolsista de apoio à pesquisa, pelo Projeto “Implementação e Acompanhamento das ‘Estratégias para Educação entre Pares’”.

Os bolsistas atuarão na sistematização e construção de conhecimento sobre processos e experiências de fortalecimento e mobilização dos jovens, por meio da estratégia de educação entre pares, para atuar nas ações de promoção da saúde e prevenção em 10 escolas do Programa Saúde nas Escolas (PSE), do Ministério da Educação.

Para participar do processo seletivo é preciso ter formação superior em Ciências Sociais aplicadas, humanas, da saúde coletiva ou afins, e conhecimento em Informática – Office Microsoft e redes sociais. A seleção será feita por meio de preenchimento de ficha cadastral e envio do currículo, que devem ser encaminhados entre os dias 20 e 25 de junho para o e-mail jackelinyvinhadeli@fiocruz.br.

Os interessados devem ter disponibilidade de oito horas diárias (40 horas semanais) para a realização das ações; disponibilidade para viajar e residir na capital ou no entorno das seguintes cidades: Manaus, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro.

O resultado final da seleção será publicado no site da Fiocruz Brasília no dia 1º de julho, a partir das 14h. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail jackelinyvinhadeli@fiocruz.br. O edital está disponível no site da Fiocruz Brasília (www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br).

Projeto “Implementação e Acompanhamento das ‘Estratégias para Educação entre Pares’”
O Projeto será desenvolvido nas cinco regiões brasileiras, em 10 escolas: duas escolas de quatro capitais brasileiras: Rio de Janeiro – representando a região Sudeste -, Porto Alegre – representando a região Sul-, Recife – representando a região Nordeste -, Manaus – representando a região Norte, e duas escolas do Distrito Federal, representando a região Centro-Oeste.