sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Onde você guarda seu racismo?

Lembram da campanha "Onde você guarda seu racismo?". Foi uma campanha nacional lançada em 2004 por um  grupo de 40 organizações da sociedade civil. As situações cotidianas de discriminação racial são corriqueiras e muitas vezes não são identificadas como tal. E, os vídeos mostravam justamente cenas de preconceitos que se manifestam no dia-a-dia e pedindo para que tais atitudes fossem mudadas. 

Esta imagem não tem a ver com esta campanha, mas, certamente, sinaliza uma ação tão naturalizada, que as pessoas não percebem ou não querem perceber o quanto estão sendo danosas para consigo mesmas, assim como estão destruindo a auto-estima dos outros.  


Favelas cariocas têm "cara nova" diz jornal francês


Matéria publicada em jornal francês, 07/07/2012, destaca a "urbanização" de favelas do Rio de Janeiro.

RFI

Teleférico que atravessa o
Complexo do Alemão.
A.Gasnier/RFI
"No Rio de Janeiro, as favelas têm cara nova", anuncia matéria do La Croix desta sexta-feira. O texto assinado pelo enviado especial Steve Carpentier parte do já famoso passeio de teleférico pelo Morro Dona Marta e vai parar no problema do déficit habitacional. Em duas páginas, o diário católico aponta o crescimento do turismo no "Alto Rio" (aquele que se empoleira nas montanhas) e de sua relação com as UPPs, as Unidades de Polícia Pacificadora.

"Situada no alto da favela", escreve o repórter, "a delegacia de polícia provocou a fuga dos traficantes de drogas e acabou com as trocas de tiros entre gangues rivais. A antiga escola transformada em base policial, outrora desfigurada pelos impactos de balas de grosso calibre, não passa de uma lembrança ruim". Mas o Dona Marta é uma exceção, como aponta discretamente a reportagem ao descrevê-lo como um "laboratório de testes de programas de revitalização urbana e de infra-estrutura pública, principalmente de saúde e educação".

Mais incisivo é o entrevistado Aurélio Fernandes, da Federação das associações de favelas do Estado do Rio de Janeiro. Para ele, todos os trabalhos no Dona Marta, em Manguinhos, na Cidade de Deus, no Morro do Alemão "operações pontuais de maquiagem destinadas simplesmente a fins eleitorais, pois não existe real vontade política de transformar as favelas em bairros de verdade. Se as condições de vida melhoraram, foi graças à iniciativa dos moradores que investiram seu próprio dinheiro na renovação de suas casas e não pela vontade dos programas públicos".

Carpentier aponta um programa público que pode mudar essa perspectiva, o "Morar Carioca", que promete investir mais de R$ 1,2 bilhão e contratar 40 escritórios de arquitetura daqui a 2020 para urbanizar o conjunto das favelas da cidade. "Um projeto titânico", escreve. Mas recorre a um professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) para mostrar que para tudo, há contrapartidas. Se a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 geraram a motivação pública de atacar o problema da educação, eles também podem impactar e muito a vida dos cariocas. De acordo com a organização esquerdista Conselho Popular, 150 mil pessoas correm risco de ser desabrigadas ou realocadas. Nem é preciso dizer: são todos moradores de favelas.

Fonte: http://www.portugues.rfi.fr/brasil/20120907-urbanizacao-de-favelas-do-rio-e-destaque-em-jornal-frances e colaboradores do Fórum Manguinhos





I Seminário Atenção Primária em Saúde com População de Rua



Conhecer, difundir e debater as experiências na Atenção Primaria em Saude (APS) relacionadas a atenção à população em situação de rua e aprofundar a temática do crack e  outras drogas e os limites e possibilidades de atuação das equipes de saúde, tendo como fundamento a integralidade do cuidado. 

Estes são os objetivos gerais do I Seminário de Experiências da Atenção Primária em Saúde com População de Rua que acontece no auditório do Nerj, na Rua Mexico 128, 10 andar, Centro, nos dias 19 e 20 de setembro. O evento é uma realização do Teias - Escola Manguinhos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).

Programação: 

Dia: 19/09/12

9h às 10h: MESA DE ABERTURA:
Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde; 
Presidência da Fiocruz; Escola Nacional de Saude Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz); Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC-RJ).

10h às 11h: Palestra: A nova Política Nacional de Atenção Básica: a proposta das Equipes de Consultório na Rua (eCR) - Alexandre Trino, DAB/Ministério da Saúde

11h às 12h: Debate

13h às 17h: Mesa Redonda com as experiências na APS com atendimento a população de rua:

Equipe “Saúde e Movimento nas Ruas” CAP 1.0, SMSDC/RJ – Claudia Gomes de Paula e Silva
Equipe Consultório na Rua, “eCR Teias-Escola Manguinhos”– CAP 3.1, ENSP/Fiocruz/RJ – Marcelo Soares
Equipe “PSF Jaca” do Jacarezinho – CAP 3.2, SMSDC/RJ – Daniel de Souza
Equipe PSF sem domicilio – Secretaria Municipal de Saude de São Paulo – Vera Lucia Manchini
Moderador: Mirna Teixeira – Teias-Escola Manguinhos, Ensp/Fiocruz

Dia: 20/09/12

9h às 12h Mesa Redonda com as experiências na APS com atendimento a população de rua:

Equipe “Fique na Boa” – Secretaria Municipal de Saúde de Macéio – Jorgina Sales Jorge
Equipe Consultório de Rua – Secretaria Municipal de Saúde do Recife– Genivaldo Francisco da Silva
Equipe PSF Sem Domicilio – Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre - Isabel Munaretti
Equipe “PSF sem domicílio” – Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal - Gabriela Jacarandá Alves
Moderador: Laila Louzada (Gerente da ESF Saúde e Movimento nas ruas – SMSDC/RJ)

13h às 17h: Grupo de trabalho 

Local: Auditorio do Nerj - Rua México, 128, 10º Andar. Centro Rio de Janeiro

21/09/12 

I Oficina Crack e outras drogas: “Crack é o problema?”

9h às 12h: Mesa Redonda: Apresentação do Perfil Epidemiológico dos usuários do crack – - Pesquisa Senad com a apresentação do Recorte do perfil de Manguinhos – Francisco Inácio Bastos - Icict /Fiocruz
- Etnografia dos usuários de Crack (Pesquisa feita com os usuários de Manguinhos – IMS/UERJ) – Alba Zaluar – IMS/UERJ 
- Pesquisas Clinicas com usuários de crack: dados clínicos dos usuários de crack – Felix Kessler - Hospital das Clinicas de Porto Alegre 
- Estratégias/Diretrizes para o cuidado aos usuários do crack e outras drogas – Marise Ramoa – Gerente do CAPS AD Mané Guarrincha/SMSDC - RJ 
Moderador: Christiane Sampaio (eCR do Teias-Escola Manguinhos) 

13 às 17h: Rodas de conversa
As rodas de conversa abordarão três eixos de discussão:
- Determinantes sociais e vulnerabilidades dos usuários de crack;
- Rede de Cuidados aos usuários de crack;
- A abordagem da Redução de Danos. 
Moderadores por sala: Alda Lacerda & Mirna Teixeira; Christiane Sampaio & Carla Pacheco; Carla Lima & Denis Petuco.
Local: Auditório do Nerj (10 andar) . Rua México, 128, Centro RJ

Inscrições através do e-mail semapspoprua@gmail.com até 16 de setembro.
Informações: Teias Escola Manguinhos – Ensp/Fiocruz
Tel.: (21) 2598-2764

Casa do Saber Comunidades

A Biblioteca Parque de Manguinhos (juntamente com a Biblioteca Parque da Rocinha) recebe o projeto Casa do Saber Comunidades. O projeto (patrocinado pela Light e pela Secretaria de Estado da Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura) acontecerá aqui em Manguinhos a partir da próxima semana.

São quatro cursos oferecidos gratuitamente nas áreas de filosofia, artes, história e tecnologia, com professores renomados, e com emissão de certificados pela Casa do Saber Rio.

Inscrevam-se em um dos cursos na sala de produção cultural da Biblioteca. São apenas 40 vagas para cada curso e é possível indicar qual a primeira e a segunda opção de preferência. Solicitamos que vocês divulguem em suas redes.

Filosofia do bem-viver. Leandro Chevitarese. 
Quartas-feiras 12/9, 19/9, 26/9, 10/10. Das 15h às 17h.

Introdução à história da arte. Hélio Dias Ferreira.
Sábados 13/10, 20/10, 27/10, 10/11. Das 17h às 19h.

Como a tecnologia pode mudar pode sua vida. Sergio Branco.
Quartas-feiras 17/10, 24/10, 31/10, 7/11. Das 15h às 17h.

Instantâneos do século XX. Mauricio Santoro.
Sábados 10/11, 17/11, 24/11, 1º/12. Das 17h às 19h.