segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

II Festival "Se Expressa Manguinhos"



Bolsa para Pré-Vestibular

Aberta inscrições para estudantes de escolas públicas para o processo seletivo para receber bolsa integral em pré-vestibular. Os bolsistsas poderão escolher a unidade mais próxima de casa, receberão auxílio financeiro e acompanhamento pedagógico.

Data: 19/12/11
Horário: das 9 às 12 horas
Local de prova: Sistema Elite de Ensino - Madureira
Rua Domingos Lopes, 614-Madureira
Procurar: Sala do processo seletivo do Projeto Potencial
Importante: É fundamental a confirmação da presença para
contatoeducacao.projeto@gmail.com

Saúde da População Negra


Jurema Werneck, Isabel Cruz e Carla Moura Lima
O racismo é uma das principais causas da desigualdade no tratamento entre brasileiros, comprometendo a saúde e a vida de mais da metade da sociedade, 57%, segundo censo do IBGE de 2010. Ter uma política específica para a população negra é evidenciar e corrigir as distorções que impedem um tratamento igualitário de negros e negras. 

É disto que trata a política de saúde da população negra: o racismo faz mal à saúde para quem é vítima do racismo”, disse a médica Jurema Werneck, coordenadora da ONG Criola e integrante do Conselho Nacional de Saúde, em apresentação realizada na manhã do dia 23/11, na Ensp, durante a Conferência sobre Saúde da População Negra em debate: Uma política do SUS.

Fórum no Laboratório do Livre Saber

           O Fórum do Movimento Social de Manguinhos promove hoje, 5 de dezembro, das 19h30 às 22h, um encontro especial entre moradores de Manguinhos e comunidade escolar do PEJA I,  no Espaço Casa Viva, Rua Capitão Bragança, n. 142, Vila Turismo.

           O tema deste encontro será "História do Fórum do Movimento Social de Manguinhos: tempo de fazer futuro" e integrará a programação do "Laboratório do Livre Saber" - Peja Manguinhos.

           Então, galerinha, não percam a troca bacana que vai acontecer hoje no PEJA Manguinhos da Vila Turismo.


                                         FÓRUM SOCIAL DE MANGUINHOS


        

Gestão de Projetos Sócio-Comunitários


Mayalu Matos, Patrícia Nassif e José Leonídio
(Foto: Guilherme Kanno/CCI/ENSP/Fiocruz)
        Confiança e segurança para administrar os próprios empreendimentos foram as palavras-chave para mudança de realidades para os 19 formandos da segunda turma do Curso Gestão de Projetos Sócio - Comunitários, que receberam seus certificados em novembro, na Ensp/Fiocruz. A iniciativa, promovida pelo Programa de Desenvolvimento em Gestão Social (PDGS) da Dirad em parceria com a Cooperação Social da Ensp e a Coordenação de Projetos Sociais da Fiocruz, foi concebida para aprofundar o conhecimento dos agentes sociais nos processos de gestão vivenciados nas instituições sócio-comunitárias. Estiveram presentes à cerimônia de encerramento do curso e entrega dos certificados Patrícia Nassif, Gilvan Ferreira, representando a Dirad, Mayalu Matos, da ACS e Leonídio Madureira, da Cooperação Social da Fiocruz.
Para Mayalu Matos, este curso de gestão em projetos sociais é muito importante para a ACS, pois atua em algo que sua equipe diagnosticara como de grande necessidade para o desenvolvimento dos territórios: projetos para incremento social e geração de renda. “Com este curso, atuamos na área de ensino de gestão de projetos sociais, juntando em um mesmo projeto a Cooperação Social, ensino, gestão e possibilidade de geração de renda: o que é uma inovação para a Fiocruz.”.
(Foto: Guilherme Kanno/CCI/ENSP/Fiocruz)
O público atendido teve como marca a diversidade, em especial pelas localidades de origem: moradores de Manguinhos (Parque Oswaldo Cruz­) e de outras localidades – Irajá, Tijuca, Vila Isabel, Jacarepaguá, Andaraí, Vista Alegre, Benfica, Ipanema, Barra da Tijuca, Cidade de Deus e os municípios de Guapimirim, Piabetá e Nova Iguaçu – e funcionários da Fiocruz.
Patrícia Nassif
(Foto: Guilherme Kanno/CCI/ENSP/Fiocruz)
Sem esconder a emoção de um trabalho bem feito, Patrícia Nassif, coordenadora do PDGS e do curso, ressaltou que uma das solicitações feitas pelos participantes era o aumento da carga horária e do conteúdo, para melhor aprofundamento de algumas questões. Destacou também que a heterogeneidade tem sido um fio condutor dos cursos coordenados por ela desde 2009 – Oficina de Elaboração de Projetos Comunitários e Gestão de Projetos Sócio-Comunitários.
“Fiquei muito feliz com a oportunidade oferecida pela Fiocruz e a Ensp para que eu pudesse me aprimorar, pois minhas ações eram embasadas na prática”, disse Irani Santana, que aos 69 anos era a aluna com mais experiência de vida. O senso comum, segundo Irani, era o seu guia, e com as aulas aprendeu que nem sempre ele é um bom conselheiro. A artesã relembra com saudades do alto nível dos professores cujas aulas deixaram um gosto de quero mais.
Outra aluna, Eliane Lima, também presidente do Centro Social Tatiane Lima (C.S.C.T. L), na comunidade de Batan em Realengo, apresentou os resultados obtidos na sua ONG, a partir dos conhecimentos adquiridos na Fiocruz. Segundo ela, o Centro Social está recebendo patrocínios do Coletivo Coca - Cola e será reformado pelo quadro “Lar Doce Lar” do Programa do Luciano Huck, da Rede Globo. Preocupada com as questões sociais e saúde, Eliane, pelo C.S.C.T. L elaborou o projeto “Despertando o Saber Vivendo com o Vírus HIV” com foco na prevenção e promoção da saúde, com destaque para o DST/AIDS, tuberculose e Dengue. O objetivo desse projeto é realizar palestras no próprio Centro Social, nas escolas e também em comunidades vizinhas. Emocionada, Eliane agradeceu a Patrícia Nassif pela oportunidade proporcionada pelos conhecimentos adquiridos.
Contente com as falas dos participantes, Fernando Monteiro Soares, instrutor do módulo Estado, Direito e Sociedade/Território e Políticas Públicas, salientou que a heterogeneidade do público do curso, em especial a formação dos participantes, o obrigou a se debruçar mais sobre os textos teóricos adaptando-os às diversas realidades. Destacou: “O Curso foi muito gratificante, pois naquele espaço todos éramos aprendizes. Os papéis, inúmeras vezes, se invertiam, ou seja, um constante diálogo de conhecimentos.”