quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Raça/cor, indicador de pesquisa, e violência contra juventude negra: questões de saúde pública


"É de extrema relevância conhecer o direito à saúde da população negra, que já é lei, para que possamos viver, de fato, em um país que compreenda a sua diversidade e reconheça a importância do quesito cor como um recorte em suas análises e reflexões", afirmou o representante da Mobilização Pró Saúde da População Negra, Juliano Gonçalves Pereira. 

A afirmativa foi feita durante o II Seminário Saúde da População Negra em Debate e Reunião da Juventude Pró-Saúde da População e a Reunião da Juventude Pró II Encontro Nacional da Juventude Negra (Enjune), realizado em 9 de novembro na ENSP. O encontro, que reuniu diversos pesquisadores da área, teve como foco o fortalecimento da temática a partir da problematização da questão racial.

No final da tarde, com apoio da Rede Saúde e Cultura, o evento foi encerrado com uma roda de jongo, samba de roda e ijexá, com a Cia Banto, no hall dos elevadores do quarto andar da escola.

A iniciativa integrou ainda a Mobilização Nacional Pró Saúde da População Negra que ocorre desde 2006, nos meses de outubro e novembro, por meio da realização de ações em todo Brasil. Segundo Juliano Gonçalves, um dos articuladores da ação, pensar em saúde da população negra é “pensar na saúde do país”. “A Mobilização em 2012 tem como slogan ‘Vida longa, com saúde e sem racismo’, tema fundamental para costurarmos as reflexões de que a saúde precisa ser integral para crianças, jovens, adultos (as) e idosos (as), pois quando observamos os dados, vemos que ainda temos muito a fazer para que o direito humano à saúde atinja todos (as), em especial no que tange à população negra”.

Processo democrático de eleições da Fiocruz é tema de documentário


Uma instituição pública que garantiu o direito de escolher o presidente. Umas das grandes conquistas da Fiocruz, garantida em estatuto em 2003, é tema do documentário produzido pela VideoSaúde. 

O presidente e os vice-presidentes da Fiocruz são nomeados pelo Presidente da República, mediante indicação do Ministro de Estado da Saúde, sendo o primeiro escolhido em lista tríplice, indicada pela comunidade de servidores da Fiocruz, de acordo com o regimento interno da instituição. Uma luta dos funcionários, desde 1987, que acompanhou a redemocratização do Brasil. O processo eleitoral está sendo documentado pela primeira vez pela equipe da Videosaúde e é dirigido pelo historiador e documentarista Eduardo Thielen.

Tânia Araújo-Jorge
Paulo Gadelha
O filme fará uma retrospectiva das eleições da fundação até chegar à lista tríplice, usando a eleição atual como gancho para o documentário de 20 minutos de duração. Os candidatos, Paulo Gadelha e Tânia Araújo-Jorge, estão sendo acompanhados e entrevistados em diversos momentos da campanha – após a homologação da candidatura, corpo a corpo com eleitores, debates, no dia das eleições e depois da apuração. Ex-presidentes da Fiocruz, após a gestão de Sérgio Arouca, foram entrevistados, além de Arlindo Gómez, Presidente da Comissão Eleitoral da Fiocruz e Paulo Garrido, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz. Também serão usadas imagens de eleições passadas que integram o acervo da VideoSaúde.

O resultado do filme só será divulgado em 2013, no exercício da nova presidência, para garantir a integridade de todo o processo eleitoral e fará parte da programação da VideoSaúde.

Exemplo do uso das redes sociais na comunicação comunitária

Foto: #GuerreirosdaVidaReal - Rene Silva- Editor-chefe do jornal “A Voz da Comunidade”, ficou conhecido por relatar em tempo real a ocupação do Complexo do Alemão pelas Forças de Segurança em 2011.Direto do Facebook do Jornal da Comunidade - "#GuerreirosdaVidaReal - Rene Silva- Editor-chefe do jornal “A Voz da Comunidade”, que ficou conhecido por relatar em tempo real a ocupação do Complexo do Alemão pelas Forças de Segurança em 2011.