domingo, 29 de setembro de 2013

Professores do Rio seguem mobilizados após violenta desocupação na Câmara

Gás de pimenta e armas elétricas para retirada de
professores da Câmara, na madrugada de domingo passado
A Polícia Militar do Estado do Rio obrigou os professores e pessoal de apoio às escolas a saírem da Câmara Municipal, no Centro do Rio. Dois professores que estavam na ocupação foram presos – Gustavo Kelly e Ercio Novaes. Foram usadas armas de choque e um dos manifestantes, mesmo desmaiado, foi levado pela polícia. Eles foram conduzidos à 5ª DP, na Avenida Gomes Freire, para onde a direção do Sepe e advogados seguiram. Ambos foram liberados na manhã deste domingo.
Mas a ação violenta da PM não desanimou os profissionais, que seguem mobilizados do lado de fora da Câmara. Mesmo fora do Plenário, a PM também agiu com violência: profissionais que apoiavam os professores e funcionários da ocupação (a maioria formada por mulheres), foram atingidos por bombas de efeito moral, bombas de gás, gás de pimenta e cassetetes.
Para marcar o repúdio contra a falta de democracia dos governos Paes e Cabral e contra a violência da PM, os profissionais de educaçao da rede municipal promoveram neste domingo um “piquenique” na porta da Câmara de Vereadores. O ato está teve início às 10h, bem em frente à entrada lateral do prédio, onde parte da categoria se encontra acampada desde quinta-feira.
No início da manhã, ocorreu um bate-boca entre policiais e manifestantes do grupo Ocupa Câmara depois que dois carros do Choque estacionaram perto da entrada lateral do palácio. Uma hora depois, os veículos foram retirados.

Fundação Cultural Palmares publica resultado do Edital NUFAC 2013

“Estamos construindo sonhos”, assim Marco Aurélio Soares Alves, presidente da Associação Amigos da Cultura de Volta Redonda (RJ), descreve a seleção da entidade no Edital Núcleos de Formação de Agentes de Cultura da Juventude Negra (NUFAC’s) 2013, da Fundação Cultural Palmares – MinC (FCP).

A Associação Amigos da Cultura foi selecionada e dará continuidade ai trabalho de núcleo de formação iniciado em 2012, “o NUFAC ampliou nossos horizontes. Em outubro, 3 jovens capacitados por nossa entidade e 2 monitores, representarão o Brasil no evento de teatro mundial “Exchange Event”, na Dinamarca”, contou Marco Aurélio. Esses jovens irão participar de intercâmbios e de oficinas de teatro; som e vídeo; produção cultural e cidadania. Os monitores desta edição serão os jovens capacitados em 2011, “assim consolidamos a formação e a profissionalização dos jovens de nossa localidade”, finalizou.

A Fundação Cultural Palmares quer oportunizar a entrada de negros e negras no mercado de trabalho, “com capacitação para a cultura, alcançamos dois objetivos, profissionalização para os jovens, e o fortalecimento das expressões artísticas afro-brasileiras com mais mão-de-obra especializada”, disse Lindivaldo Júnior, diretor Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira da FCP. 

Edital NUFAC 2013 – Com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Edital visou selecionar 10 (dez) propostas de entidades que possuam a capacidade técnica e administrativa para oferecer cursos de formação profissional na área cultural para jovens negros e negras de todo o Brasil. Serão investidos cerca de R$ 4 milhões na formação profissional de 1.200 jovens do ensino fundamental e médio, completo e incompleto, oriundos das classes sociais C, D e E.

Cada Núcleo receberá o orçamento necessário para custear as despesas com 120 jovens. Cada aluno receberá também uma Bolsa Incentivo que poderá ter a duração de até 10 (dez) meses, dependendo do período de duração do curso.

SEPPIR seleciona projetos de comunicação comunitária focados no enfrentamento à violência contra a juventude negra

Até o dia 27 de outubro, interessados podem inserir suas Iniciativas no Portal do Sinconv (www.convenios.gov.br ). Os contemplados vão receber R$ 70 mil para desenvolver ações nos territórios abrangidos pelo Juventude Viva – Plano de enfrentamento à violência contra jovens negros.

Esta Chamada Pública nº 003/2013 lançada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR) visa selecionar projetos voltados para a realização de ações de comunicação comunitária direcionadas ao enfrentamento da violência contra a juventude negra.

As iniciativas devem ser desenvolvidas nos territórios abrangidos pelo Plano Juventude Viva, nos estados de Alagoas, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pará, São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro. Serão contempladas nove propostas, sendo uma por estado, nas modalidades mídia impressa, audiovisual e/ou radiodifusão, e Internet.

Poderão participar do processo seletivo instituições privadas sem fins lucrativos, que tenham como objetivo fomentar e incentivar projetos de comunicação comunitária, com foco na produção de peças de comunicação relacionadas ao enfrentamento da violência contra a juventude negra nos territórios abrangidos pelo Plano Juventude Viva.

A chamada tem como objetivo fomentar e incentivar projetos de ações de comunicação comunitária voltada ao enfrentamento da violência contra a juventude negra nos territórios abrangidos pelo Plano Juventude Viva; apoiar a produção e disseminação de peças informativas relacionadas ao tema; promover o protagonismo de organizações que trabalhem com a temática racial, especialmente organizações de juventude negra, na produção de informação relacionada ao objeto do edital.

Seminário: Democracia e desenvolvimento por um Brasil Afirmativo


Evento na Uerj sobre violação dos direitos humanos