domingo, 18 de agosto de 2013

Prêmio para jornalistas consolida atuação das Cojiras na promoção da igualdade

 Por meio das Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojiras), o 3º Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento chegou a todas as regiões do país em 2013. Esta edição ganhou apoio da mais nova parceira, a recém-criada Cojira-MT.

Para lançar o concurso, com inscrições encerradas em 11 de agosto, as entidades se revezaram em várias atividades, como debates e visitas a redações de jornais, emissoras de rádio e de TV. Entre maio e julho, foram realizadas atividades em 11 capitais, com apoio da sociedade civil.

A coordenadora do 3º Prêmio Abdias Nascimento, Sandra Martins, explica que o objetivo era incentivar a imprensa a produzir reportagens que refletissem a diversidade brasileira de maneira equilibrada e que mostrassem como as desigualdades raciais impactam negativamente no desenvolvimento do país.

“A imprensa tem dificuldade em mostrar o racismo como fator estruturante das desigualdade socioeconômicas do país e de representar negros e negras de maneira positiva, como protagonistas e fontes qualificadas”, avaliou Sandra. Jornalista, ela também é coordenadora da Cojira-Rio.

Além de ampliar a pauta dos veículos de comunicação, os lançamentos regionais consolidaram a atuação em rede das Cojiras, acrescenta a coordenadora da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), Valdice Gomes. "O envolvimento nas atividades fortaleceu as Cojiras e ampliou tanto a capilaridade do Prêmio, quanto a temática racial nas redações, solidificando nossa atuação como referência no jornalismo”, reforçou.

Participação das Cojiras
Com ampliação do envolvimento das Cojiras este ano, além do crescimento das inscrições fora do eixo Rio de Janeiro e São Paulo, um dos destaque é a criação da mais nova entidade, desta vez, vinculada ao Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso. “A organização para o lançamento do Prêmio serviu para a gente fazer algo que tinha em mente, mas que faltava o empurrão necessário”, disse Neusa Baptista, coordenadora da Cojira-MT.

A partir da atividade do Prêmio na cidade, com apoio da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e da Cojira-DF, a Cojira-MT incentivou a imprensa a incluir a temática racial na pauta jornalística fora de datas comemorativas como o 13 de maio, reforçou Neusa.

Durante os lançamentos regionais, as Cojiras apresentaram o concurso e o catálogo da 2ª edição, com os vencedores de 2012. Também exibiram o vídeo da última premiação, para incentivar a participação qualificada dos jornalistas nesta edição.

Com este apoio, o concurso passou por Salvador (BA), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), São Paulo (SP), Brasília (DF), Manaus (AM), Campo Grande (MS), além do Rio de Janeiro (RJ). As entidades contaram com apoio dos sindicatos de jornalistas e de organizações de defesa dos direitos humanos, de mulheres e de núcleos de pesquisa.

O Prêmio é uma iniciativa da Cojira-Rio, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) e homenageia o ex-senador, intelectual e jornalista Abdias Nascimento. Tem apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e das Cojiras do DF, de SP, de AL, da PB, do Núcleo de Jornalistas Afro-Brasileiros (do Rio Grande do Sul) e da Diretoria de Relações de Gênero e Promoção da Igualdade Racial da Bahia.

Informações: (21) 3906-2450
Fale conosco: premioabdiasnascimento@gmail.com
Realização: Cojira-Rio /SJPMRJ
Patrocínio: Ford Foundation, Fundo Baobá e Oi
Parceria: Fenaj, Ipeafro, UNIC-Rio, Cultne e Sated
Apoio: W. K. Kellogg Foundation, Fundação Palmares e ANPR