sexta-feira, 11 de maio de 2012

Participação social em Manguinhos é tema de Congresso Internacional

“Participação Cidadã: articulando estratégias para a gestão participativa do território de saúde”. Sob este título, Rosane Marques, psicóloga da Assessoria de Cooperação Social da ENSP/Fiocruz, levou a experiência sobre o trabalho desenvolvido em Manguinhos para a constituição de um Conselho Gestor Intersetorial do Teias-Escola Manguinhos, e início dos seus trabalhos, que envolve a discussão das políticas de saúde no território, no 10º Congresso Internacional da Rede Unida, cujo tema foi “Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano”. O evento aconteceu entre os dias 6 e 9 de maio de 2012, onde cerca de 6 mil pessoas participaram de extensa programação envolvendo mostras de saúde e fóruns internacionais, 190 rodas de conversa sobre 3 mil experiências, encontros temáticos e quatro audiências públicas.

Rosane Marques, em uma roda de conversa, expôs a importância das tecnologias sociais em saúde para a participação, que em Manguinhos, requereu a articulação intersetorial dos atores sociais (quem são, como se relacionam, quais as suas histórias de luta), o uso de ferramentas de informação e comunicação (o blog e o informativo que, por exemplo, incluiu o mapa da saúde, com suas equipes e unidades de saúde), e os processos educativos (cursos, encontros, e ciclo de debates), cujo último encontro está previsto para o dia 15 de maio, terça-feira.

“A partir deste trabalho, se definiu como mecanismo para a institucionalização da participação social a constituição de um conselho gestor intersetorial, que além da saúde, conta com integrantes da educação e assistência social”, disse Rosane. Hoje este conselho, formado por 48 conselheiros, titulares e suplentes, está funcionando com reuniões mensais. E por fim, ressaltou que a “participação social não é uma dádiva, e nem uma concessão, e sim uma conquista de todos, resultado das lutas de todos aqueles que trabalham para o avanço do Sistema Único de Saúde – SUS”, disse.

Em outra roda de conversa, Flávia Silva, agente comunitária de saúde da Clínica da Família Victor Valla, apresentou sua experiência de trabalho com os moradores, na perspectiva da humanização.  Para ela, ser agente comunitário é muito mais do que uma profissão: “é um aprendizado de vida. Conhecemos pessoas que nos mostram todos os lados de uma existência plena, às vezes sofrida demais, miserável demais; mas, também, bonita demais, com sorrisos e brincadeiras de crianças. O que quero dizer com ‘processo de humanização’ é que ainda existem pessoas, famílias inteiras que vivem em condições de miséria, em que nenhum outro ser humano sobreviveria, e essas pessoas são fortes o suficiente pra agüentar todos esses traumas”, disse.

Ela afirmou que trabalha para que este projeto dê certo: “estou fazendo a minha parte dentro desse ‘formigueiro’ e, espero que daqui a algum tempo eu possa olhar pra trás e ver que todo esse esforço valeu a pena. E valerá sempre”, defendeu.

Outra apresentação bastante interessante foi a de Carla Lima. A educadora e doutoranda do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz apresentou trabalho com mulheres de Manguinhos sobre processos educativos em saúde e gênero.

Experiências de Redes e Intersetorialidade em Manguinhos

Construir com os atores sociais de Manguinhos e o público da Fundação Oswaldo Cruz reflexões sobre as experiências de participação social e de Redes no território, articular estratégias com vistas à sua integração e ao seu fortalecimento, consolidar e ampliar os parceiros governamentais e não governamentais necessários ao bom andamento das ações e visibilizar as propostas atuais. Estes são os objetivos do debate envolvendo experiências sobre Governança em Manguinhos: Redes e Intersetorialidade, que será realizado no dia 15 de maio, no Auditório do Museu da Vida, das 9h às 17h.  

O evento, aberto ao público, faz parte do Ciclo de debates Participação e Tecnologia Social em Saúde, realizado pela Coordenadoria de Cooperação Social da Fiocruz e Linha Participação Social do PDTSP-Teias (VPPLR/Fiocruz) com o apoio da Assessoria de Cooperação Social da ENSP.

Na parte da manhã serão debatidas experiências como DLIS Manguinhos - Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, com a pesquisadora Regina Bodstein (DCS/ENSP), Agenda Redutora de Violência e Fórum Social de Manguinhos, com a liderança comunitária Michelle Oliveira, Conselho Comunitário de Manguinhos e Rede Manguinhos Sustentável, com o pesquisador Alex Vargas (PDTSP Teias/Participação Social) e Conselhos de Saúde do território (Centro de Saúde, Conselho Gestor Intersetorial do Teias), com a pesquisadora Rosane Marques (Coop. Social/Ensp) à luz de uma reflexão sobre Governança, com o diretor do Campus Fiocruz Mata Atlântica, Gilson Antunes e Gestão Participativa Territorializada, com Leonardo Bueno, Coordenadoria de Cooperação Social Fiocruz.

À tarde, Ana Sperandio, pesquisadora da Unicamp, coordenará debate a partir dos conceitos e experiências discutidos na parte da manhã, onde os presentes serão convidados a refletir sobre governança, redes e intersetorialidade no território de Manguinhos.

Serviço:

O quê? Governança em Manguinhos: Redes e Intersetorialidade
Quando? 15 de maio, das 9h às 17h.
Local? Auditório do Museu da vida - Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos - Rio de Janeiro
Inscrições: <http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=8470>ou no dia.
Contatos: Assessoria de Cooperação Social (3977-2580 / 3977-2589), Mayalu Matos (8855-7389), Rosane Marques (8823-2704) e email cooperacaosocialensp@gmail.com

---  

Twitter: @participacaocid
Facebook: participação na saúde